TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO EJA

Por:   •  21/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.548 Palavras (15 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 15

                                

[pic 1]

Acadêmicos:

Dirley Maria Batista De Souza.

Marcelia Gomes Oliveira De Souza.

Rosane Ambrosio De Oliveira.                                                                                                    RozimaraGarcia Ferreira Lima.

Solange Benevides de Souza Santos.

Tutor Externo: Silvana Cleria Piccoli.

RESUMO

         

O  trabalho  apresenta  uma  contextualização  histórica,  econômica  e  sociocultural  de pessoas da  EJA, ressaltando  a priorização dessa  modalidade  de  ensino  e garantindo  um  olhar  critico a  respeito  das pessoas  que  nela  consiste,  para  que  também  haja  a  compreensão  que  a  sociedade  precisa  ser inserida  no  meio  escolar  e  tenha  a  oportunidade  de  adquirir  o  seu  direito  de  conhecimento  e valorização  no  meio  social.  É  preciso  ter  em  mente  a  importância  e  os  fundamentos  que  a  EJA trouxe  aos  jovens  e  adultos.  Sendo  assim  em  análises  feitas   durante  pesquisas,  será  exposta  no campo  teórico  e  diante  do  conteúdo  proposta  a  ênfase  da  história  da  Educação  de  Jovens  e Adultos,  tendo  como  principal  foco  a  alfabetização  e  o  meio  de  inclusão  das  pessoas,  para  que assim  seja  visto  o  quanto  é  importante  essa  modalidade  de  ensino,  e  os  avanços  que  ela  teve  no campo  educativo,  e  também  o  quanto  ela  precisa  de  reconhecimento  por  agregar  tanto  conteúdo para  o  sociocultural  do  sujeito.  O  trabalho  terá  como  relato  fundamentos  necessário,  para entender  sobre  a  história,  a  economia,  e  a  sociocultural,  diante  disso  a  educação  é  o  maior instrumento  para  estar  promovendo  a  mudança,  pois  é  através  dela  que  o  cidadão  compreende sobre ele mesmo e sobre  o  mundo que ele vive, a  educação é primordial  desde os primeiros  anos de vida, pois contribui de várias maneiras, e promove a interação com o novo.[pic 2]

Palavras-chave: Formação de professores. Educação de jovens e adultos. História da Educação.

1. INTRODUÇÃO

A educação para as pessoas é a oportunidade que elas têm no que se refere a mudança de vida, pois ela é a forma do homem se habilitar para concorrer no mercado de trabalho. No atual momento, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), determina uma parte importante no processo educativo das pessoas independentemente da idade, esta modalidade de ensino é reconhecida e assegurada na Lei nº 9.394/1996, tornou-se a oportunidade para muitos que não tiveram chance de estudar na idade apropriada para cada degrau da educação.

A EJA também demonstra o resgate de uma dívida social de herança colonial negativa, no que se refere a preservação de uma educação que fortaleceu a desigualdade social. No que tange a educação para a evolução social do cidadão, a escola tem o papel de contribuir de forma significativa para a formação e construção humana de todos, mas para isto é fundamental estar preparada para atender a todas as individualidades do educando.

Cada ser humano tem suas peculiaridades. A forma de agir, pensar, falar bem como as características físicas são relacionadas inteiramente à identidade de cada um. No processo educacional, não é diferente, cada modalidade possui sujeitos com características semelhantes e diferenciadas, das quais estabelecem perfis dos sujeitos de cada modalidade.

No campo da modalidade para Educação de Jovens e Adultos (EJA), os estudos e pesquisas têm demonstrado que o perfil dos sujeitos se torna importante para a organização adequada nos processos de ensinar a aprender, sobretudo considerando o compromisso com uma educação desenvolvida com os sujeitos dessa modalidade, em função de seus interesses emancipatórios. A modalidade (EJA), “é parte da educação popular, pois a difusão da escola elementar inclui as escolas noturnas para adultos que, durante muito tempo, foram a única forma de educação de adultos praticada no país”. (PAIVA, 2003, p. 57).

Sendo assim, trata-se de uma educação popular de caráter sistematizado, sem perder o vínculo com outras formas educacional na qual tem o mesmo objetivo, que é o de passar conhecimentos e ensinamentos para formar cidadãos capazes de enfrentar a vida social e o mercado de trabalho.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi criada no decorrer da história as margens das políticas públicas, seguindo os traços dos princípios emergenciais, utilizando espaços improvisados e ações de voluntariado.

A fim de compreender a forma como a Educação de Jovens e Adultos tem sido contemplada no âmbito das políticas educacionais, faz – se necessário relembrar alguns acontecimentos marcantes de sua trajetória, procurando entender os motivos pelos quais essa modalidade ainda hoje é tradada de forma desigual em relação ao ensino regular.

Para Di Pierro, Joia e Ribeiro (2001, p. 58): “[...] o lugar da educação de jovens e adultos pode ser entendido como marginal ou secundário, sem maior interesse do ponto de vista da formulação política e da reflexão pedagógica”.

Desde a era imperial, foram elaborados vários programas na intenção de erradicar o analfabetismo, porém, todos tiveram curta duração, ou seja, não obtiveram êxito nos altos índices de analfabetismo no país, a qual perpetuam até os dias de hoje. Haja viste que alguns dos programas criados pela iniciativa popular, a exemplo da Campanha “De Pé no Chão também se aprende a ler”1, com o golpe militar, em 1964, foram extintos.

Durante esse período, as ações originadas da iniciativa popular, como o trabalho desenvolvido por Paulo Freire, foram suspensas. A orientação de Freire sobressaltava o dogma do governo militar, pois seu método estava...

“[...] ancorado numa postura política bastante definida: reconhecimento do alfabetizando adulto como pertencente a um grupo social oprimido”. (RIBEIRO; NAKANO; JOIA; HADDAD, 1992, p. 22).

 Diante disso, conforme esclarecem Haddad e Di Pierro (2000, p. 113):

A repressão foi a resposta do Estado autoritário à atuação daqueles programas de educação de adultos cujas ações de natureza política contrariavam os interesses impostos pelo golpe militar. A ruptura política ocorrida com o movimento de 64 tentou acabar com as práticas educativas que auxiliavam na explicitação dos interesses populares. O Estado exercia sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (261.3 Kb)   docx (135.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com