TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Por:   •  19/5/2017  •  Artigo  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O artigo tem como objetivo verificar qual o papel do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem encontradas no desenvolvimento da criança durante o processo escolar. Baseando-nos em diversos autores: Bossa (2000); Weiss (2008); Piaget (2007), Siqueira e Giannetti (2011), levando ao conhecimento dos profissionais especializados o como agir frente às dificuldades que poderão encontrar e como colocar-se diante da situação para que ocorra resolução das mesmas. Utilizando como metodologia o levantamento bibliográfico.

Palavras-Chaves: psicopedagogia; dificuldade aprendizagem; desenvolvimento; instituição escolar.

1. INTRODUÇÃO

Ao passar dos anos a instituição escolar tornou-se referência para o desenvolvimento das capacidades e habilidades das crianças, no entanto ainda encontramos crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem. Em relato Siqueira e Giannetti (2011), o numero de crianças com dificuldades de aprendizagem está em torno 15% a 20%, durante a fase de iniciação para alfabetização.

O ler e escrever passou ser parte fundamental do desenvolvimento sensório motor e simbólico da criança. Segundo Terra (2002) Piaget afirma que na fase sensório motora inicia-se o desenvolvimento das coordenações motoras, tais como diferenciar objetos do próprio corpo através de gestos e na fase simbólica começa apresentar a socialização por meio das primeiras palavras, com os desenhos e as dramatizações.

Vieira (2011) alerta a uma das principais causas das dificuldades de aprendizagem, a deficiência proteica que leva ao descontrole da atenção, motricidade, hiperatividade, emocional, etc. Reiterando que essa condição afeta diretamente o desenvolvimento do cérebro desde o tamanho até o aspecto intelectual.

De acordo com Rocha e Proença (2002), a escola deve desenvolver as capacidades e habilidades para que o aluno possa competir por um emprego e que o próprio deve alcançar ou não os conhecimentos científicos, para assim atingir o sucesso ou fracasso.

Eidt (2004), diz que dessa forma a sociedade atual vem baseando-se em métodos que visam o desenvolvimento. Considerando que os indivíduos necessitam adaptar-se a esta realidade da escola, aqueles que não conseguem encaixar-se são excluídos. Para ajustar-se ao sistema, às vezes, é preciso procurar um profissional especializado: o psicopedagogo, para que consigam ajustar-se às exigências solicitadas.

Portando a Psicopedagogia é a área que auxilia frente às dificuldades de aprendizagem. De acordo com Bossa (2000), a Psicopedagogia surgiu na década de 1960, devido a necessidade de conter as dificuldades de aprendizagem que escolas brasileiras estavam apresentando e originando muitas histórias de insucesso escolar por parte dos alunos, sendo assim em 1970 houve a necessidade da iniciação dos cursos especialização. Por esta razão este artigo tem como objetivo de verificar qual o papel do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem encontradas durante o desenvolvimento da criança. Utilizaremos como metodologia a pesquisa eletrônica da literatura nas bases de dados Medline e Scielo.

2. DISCUSSÃO

Neste sentido Vieira (2011) diz:

“Importante enfatizar que o psicopedagogo realmente deve ousar e acreditar nas possibilidades, porém acaba sendo visto como o “doutor do resgate cognitivo”, tornando-se muitas vezes a última carta desse jogo que ocasiona sérios conflitos para o aluno”.

Bossa (2011) e Weiss (2012) relatam que o psicopedagogo durante as avaliações consegue identificar as dificuldades que se encontram no processo de aprendizagem e de que forma elas serão trabalhadas, realizando o diagnóstico e as intervenções que possam observar a maneira com que a escola está ministrando seu ensino, podendo também ser a responsável por essa dificuldade.

Scoz (1992, p.8), afirma: professor- psicopedagogo en¬tende que lhe compete o trabalho pedagógico e psicológico na escola, como se vê nesta fala: “[...] hoje a psicopedagogia se faz necessária tanto pelo trabalho pedagógico como pelo trabalho psicológico da escola como o próprio nome diz né”.

Dessa forma buscamos encontrar quais os motivos que levam o psicopedagogo fazer parte da equipe escolar, conforme tabela 1.

Tabela 1. Compreensão acerca dos motivos que levaram professor-psicopedagogo a fazer parte da equipe de trabalho da escola.

Categorias F %

1.1 Aumento da demanda de alunos com dificuldades de aprendizagem. 8 36,3%

1.2 Necessidades de um profissional para realizar avaliação de alunos com dificuldades de aprendizagem 5 22,7%

1.3 Necessidades da presença de um profissional na escola que trabalhe com dificuldades de aprendizagem das crianças 3 13,6%

1.4 A necessidade de um profissional que faça um trabalho mais significativo do que o professor da sala de reforço 3 13,6%

1.5 Pensar o interior da escola, quem aprende e quem ensina 1 4,5%

1.6 Aumento das demandas de encaminhamentos de crianças com dificuldades de aprendizagem para o serviço de Saúde Mental do município

1

4,5%

1.7 Não responderam 1 4,5%

Total 22 100%

Fonte: Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 18, Número 2, Maio/Agosto de 2014: 219-227.. Acesso em 15/11/2015. Autores: Caroline Pottker e Nilza Leonardo

Odair Sass (2003) argumenta que a Psicopedagogia pode ajudar as dificuldades de conduta e aprendizagem e tratá-los de forma predominante levando os variáveis fatores a serem resolvidos e os objetivos alcançados para obtenção do sucesso desejado.

Uma das grandes funções da psicopedagogia é desvendar as dificuldades dos sujeitos, colocando-os como mais importantes que as dificuldades que apresentam (Barbosa, 2007).

Neste sentido Polity (2002) defende que o fracasso de quem aprende e o fracasso de quem ensina, estão correlacionados, levando a uma iatrogenia pedagógica, onde a didática pedagógica do professor gera novos problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com