TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO COM A COORDENAÇÃO: UM INSTRUMENTO DE GARANTIA PARA UM BOM DESEMPENHO NA TURMA

Por:   •  4/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

MARCIA MARIA DA SILVA

O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO COM A COORDENAÇÃO: UM INSTRUMENTO DE GARANTIA PARA UM BOM DESEMPENHO NA TURMA

VIÇOSA/AL

2020

MARCIA MARIA DA SILVA

O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO COM A COORDENAÇÃO: UM INSTRUMENTO DE GARANTIA PARA  UM BOM DESEMPENHO NA TURMA

 

VIÇOSA/AL

2020

1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.1 TÍTULO DO PROJETO: O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO COM A COORDENAÇÃO: UM INSTRUMENTO DE GARANTIA PARA  UM BOM DESEMPENHO NA TURMA

1.2 RESPONSÁVEL: Acadêmica: Marcia Maria da Silva

1.3 PÚBLICO ALVO: Coordenação e Professoras do Ensino Fundamental das Séries Iniciais

2 INTRODUÇÃO

Para nós, pedagogos como articuladores e responsáveis pela qualidade do ensino, o Planejamento Pedagógico com os professores torna-se uma proposta muito importante na nossa prática para que as aulas tenham êxito no aprendizado dos alunos, com muita reflexão, tolerância, diálogo, parceria e participação coletiva, fortalecendo, assim, a autonomia e incentivando a criatividade nas instituições educacionais sob nossa responsabilidade.

2.1 Identificação da Escola:

A Escola Municipal 2 de Dezembro está localizada no residencial Santa Inês, S/N, Qd. E, Centro, Paulo Jacinto, interior de Alagoas. Esta escola é pública e pertence rede municipal de ensino, tem fácil acesso e oferta o Ensino Fundamental I, anos iniciais.

2.2 Histórico da Escola:

A instituição recebeu esse nome em homenagem a data de emancipação política da cidade, (2 de dezembro de 1953), tendo em vista que é um marco muito importante na história dos paulojacintenses.

Com o passar do tempo, a estrutura física do local onde funcionava a instituição se tornou insuficiente para a realização das atividades pedagógicas, e com isso foi realizado um abaixo assinado para que houvesse a mudança do endereço, iniciou-se a construção, 2016, a escola foi inaugurada, retomando suas atividades pedagógicas.

2.3 Estrutura da Escola:

O prédio é grande, comporta muito bem a demanda de alunos e funcionários. A escola é composta por 12 salas de aula, sendo uma delas para Atendimento Educacional Especial – AEE, possui também biblioteca, sala de coordenação, diretoria, auditório, sala para os professores, almoxarifado, secretaria, auditório, banheiros com acessibilidade para alunos e funcionários, banheiros sem acessibilidade, sala de arquivo dos documentos da vida escolar dos alunos, funcionários e da escola, cozinha com dispensa, refeitório com um espaço grande e um pátio coberto onde os alunos podem circular livremente.

As salas de aula são espaçosas, mobiliários condizentes com a faixa etária dos alunos, possuem armários onde são guardados os livros didáticos e outros materiais pedagógicos, o lado negativo por que não é tão arejada e na sala só possui um ventilador e por a sala ser grande não consegue fazer a ventilação, precisa de mais um ventilador, principalmente no verão. No demais a escola é bem limpa e organizada. A cozinha bem organizada e higiênica, as merendeiras preparam a merenda de acordo com um cardápio variado feita por a nutricionista da secretaria de educação.

A escola também dispõe de recursos tecnológicos que facilitam o trabalho do corpo docente, como data show, televisão, computadores, livros, máquinas de xerox, impressoras e jogos diversos. Também tem uma quadra de esporte.

Como atende os anos iniciais do Ensino Fundamental I, tem repetência, e evasão, muda o número de alunos da matrícula inicial para a matrícula final, também tem muitos que são transferidos, porém a escola tem atualmente aproximadamente 500 alunos e funciona nos turnos, matutino de 8h as 12h e vespertino de 13h as 17h.

2.4 Estrutura Humana da Escola:  

A Secretaria Municipal de Educação ainda não implantou a Gestão Democrática nas escolas, portanto os diretores são indicados pelo Gestor do município. O diretor geral da escola é formado em assistente social e está cursando pedagogia. A diretora adjunta a sra. Eronilda Cardoso é pedagoga. A relação com a diretora adjunta e demais funcionários é amistosa, onde juntos propõem ideias inovadoras para educação, saindo do tradicionalismo. O gestor procura está sempre presente no horário estabelecido, atendendo as demandas do dia a dia, resolvendo questões burocráticas com a equipe da secretaria, atendendo aos pais e senta com a coordenadora pedagógica sempre que seja necessário para resolver questões pedagógicas. O diretor também passa sempre nas salas de aula procurando saber se tudo está caminhando bem ou se está precisando de algo.

O corpo discente é misto, tem alunos da zona rural e urbana, sendo que só tem alunos da zona rural no turno vespertino, por conta que só tem transporte escolar neste turno. Já para os alunos da zona urbana mais distante da escola tem transporte escolar disponível para os dois turnos e nos ônibus tem uma monitora acompanhando-os. Os alunos que moram próximo da escola veem acompanhados dos pais.  A faixa etária deles é de 6 a 10 anos.

Na escola, o quadro de professores é composto por 26, sendo 10 efetivos com Graduação e Pós-Graduação e 16 contratados (7 com Graduação, 6 cursando Pedagogia, 2 com Magistérios e 1 com Ensino Médio).  Os demais funcionários em geral, procuram desenvolver o trabalho do qual lhes foi empregado, de maneira eficiente e prazerosa, todos buscam desenvolver seu trabalho sem interferir na função do outro e que qualquer situação é resolvida através do diálogo que se torne um problema maior. Tornando assim um ambiente bem harmonioso.

2.5 Estrutura Familiar:

A população atendida é mista, têm filhos de funcionários públicos, vereadores, comerciantes, agricultores, empregadas domésticas e outros de pais desempregados, que sobrevivem somente do programa Bolsa Família, existente também filhos de pais separados que vivem somente com o pai ou a mãe e outros com os avós.

Os pais são bem diversificados, temos pais presentes que estão todos os dias acompanhando seus filhos na escola, procurando saber do seu comportamento e o desenvolvimento escolar, e temos tambem aqueles pais que só aparece na escola no dia da matricula do filho. Infelizmente ainda tem uma boa quantidade de pais assim, ausentes, o que resulta um baixo rendimento escolar dos filhos, devido a falta de acompanhamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com