TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PORTFÓLIO BNCC

Por:   •  25/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ALESSANDRA MAZZARO DOS SANTOS SILVA

RA: 8156237

PORTFÓLIO:

1º e 2º Ciclo de Aprendizagem

Disciplina:

Base Nacional Comum Curricular (BNCC): História, Concepção, Política e Referenciais Pedagógicos

Professor Responsável: Prof. Dr. Gustavo Pimenta Ricci

Tutora: Vera Lucia de Faveri Fernandes e Silva

2022

Resposta da atividade:

1. Cite 5 ações do professor de como assegurar a progressão de aprendizagens dos estudantes ao longo de toda a Educação Básica (considerando sua etapa como professor), tendo como foco o desenvolvimento de competências e tendo certeza que os alunos estão incorporando as aprendizagens essenciais (essenciais não quer dizer o básico) e o professor não apenas seguindo um rol de capacidade/aptidão/habilidade (que são as competências a serem desenvolvidas). O ensinar precisa ter significado para o aluno e não ser automatizado.

1. Monitoramento – acompanhamento da evolução individual e recorrer à abordagem própria para o aprimoramento da didática utilizada, incluindo investigar causas, elaborar e testar hipóteses de avaliação e melhoria do resultado. Associando as técnicas de construtivismo defendidas por Piaget e Vygotski.

2. Interação – exercitar o diálogo, a colaboração e a empatia na resolução de problemas e convivência, exercitando os diversos conhecimentos coletivos para assegurar um aprendizado de diferentes áreas. Auxiliando no aprimoramento da argumentação para que aprendam a defender suas próprias ideias e pensamentos, tendo consciência do que é certo ou errado através dos âmbitos comuns da sociedade.

3. Tecnologia – usar os meios tecnológicos para disseminar conhecimentos, resolver problemas de forma crítica, reflexiva e ética nas práticas sociais e escolares. (BNCC) Além de auxiliar na imaginação e criatividade, as tecnologias podem disseminar conhecimento através de jogos interativos sobre conteúdos retratados em aulas, ajudando com que o aluno tenha maior vontade de obter conhecimento.

4. Colaboração – manter um canal de comunicação com os pais para garantir um acompanhamento do desenvolvimento escolar em casa. Pois os pais podem ensinar aos filhos que devem ter responsabilidade, resiliência e determinação, além de ajudar na evolução no aprendizado escolar.

5. Conhecimento – utilizar a diversidade de saberes e vivência culturais que possibilitem entender os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital, exercitando a curiosidade, a investigação, a reflexão e criar soluções sobre diferentes áreas do conhecimento.

2. Cite 5 ações como professor, em qualquer área da Educação Básica, que mostrem: o que devo “olhar”, “revisitar” no contexto da Educação Infantil para garantir as aprendizagens essenciais na etapa em que você vai ensinar, considerando a lógica da progressão de aprendizagens? A pergunta não é o que a Educação Infantil tem para contribuir, pois não é uma etapa preparatória, mas o que eu como professor preciso considerar dessa etapa para ensinar de forma progressiva e não fragmentada?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com