TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PORTIFOLIO EDUCACAO HOSPITALAR

Por:   •  22/9/2020  •  Artigo  •  4.632 Palavras (19 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 1º SEMESTRE

RAFAELA NASÁRIO DA ROSA

Produção textual Interdiciplinar

[pic 3]

IÇARA

2019

RAFAELA NASÁRIO DA ROSA

Produção textual Interdiciplinar

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação Inclusiva LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais Educação e Tecnologias Homem, Cultura e Sociedade.  Práticas Pedagógicas: Identidade Docente

                                                                        Professores: Juliana Chueire Lyra

Sandra Cristina Malzinoti Vedoato

Luana Pagano Peres Molina Amanda

Larissa Zilli  Marcio Gutuzo Saviani  

Marcia Bastos de Almeida

Tutora eletrônica: Dalila Cristina de Campos Gonçalves

[pic 4]

IÇARA

2019

Sumário

1.INTRODUÇÃO        4

2. DESENVOLVIMENTO        5

2.1 O TRABALHO DO DOCENTE NA CLASSE HOSPITLAR        6

2.1.1 HISTÓRICO        6

2.1.2 LEGISLAÇÃO        7

2.1.3 A CLASSE HOSPITALAR        9

2.1.4 PRÁTICA PEDAGOGICA EM HOSPITAIS        10

2.1.5 FUNCIONAMENTO DA CLASSE HOSPITALAR        11

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

  1. INTRODUÇÃO  

                                                                   

Neste trabalho abordaremos o trabalho docente nas classes hospitalares. Como professores podem contribuir para formação de alunos no ambiente hospitalar. Como a educação pode agregar positivamente em um período tão delicado que é o do adoecimento. Como funciona o ensino em hospitais. Embora pouco se fale a educação no ambiente hospitalar  muitas crianças e adolescentes em idade escolar acabam não conseguindo freqüentar as aulas na escola regular devido ao adoecimento.

A doença, o internamento, o tratamento não podem impedir o acesso a educação. O período de internação pode ser um pouco conturbado e sofrido, mas é necessário que o paciente esteja confiante e não pare de se desenvolver emocionalmente e cognitivamente.

O trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da pedagogia nos hospitais, os diretos que os alunos hospitalizados, quais os órgãos responsáveis pela regulamentação das classes hospitalares. Além de abordar a importância da formação continuada e a educação inclusiva.

A educação hospitalar é uma educação inclusiva segundo o Mec. Possui papel importante, para os alunos que estão hospitalizados, o ensino vai muito além dos conteúdos acadêmicos. Os docentes ao ingressarem em uma ambiente totalmente diferente da escola, devem estar preparados e cientes dos direitos que os alunos hospitalizados possuem, e saber que há alguns fatores que diferenciam a classe hospitalar da classe regular.

Compete ao governo e a constituição regulamentar, organizar, fiscalizar, garantir os direitos. Existem leis federais, estaduais e municipais, diversos órgãos e secretarias para garantir a ordem e o cumprimento do que manda a lei. Entre as leis não podemos deixar de citar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pois é ela que estabelece normas para educação, e que reitera o direto do aluno hospitalizado.

 

2. DESENVOLVIMENTO                                  

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM

Há um ano Karina foi diagnostica com Osteossarcoma (câncer nos ossos), ela tem treze anos, é estudante 8º ano do ensino fundamental II, frequenta o Colégio Estadual Frederico Garcia Lorca. Ao dar inicio ao seu tratamento com sessões de quimioterapia e internamento no hospital para algumas cirurgias, a mãe de Karina apresentou na escola os atestados médicos para justificar suas faltas.

O estado do Paraná conta com 8 hospitais que em parceira com a SAREH ( Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização), a Seed-PR (Secretaria do Estado da Educação do Paraná) oferecem a classe hospitalar. O Hospital Pequeno Príncipe onde Karina esta fazendo seu tratamento  é um desses 8 hospitais que oferecem a continuidade e acompanhamento do seu desenvolvimento cognitivo e social.

No caso de Karina ela também poderá receber o atendimento individualizado quando não puder comparecer a classe regular. As sessões de quimioterapia podem deixar Karina debilitada, nesses dias, os professores que irão atendê-la em seu leito e podem utilizar  mídias, recursos digitais,  notebook, tablet, assim como na escola.

Para que o aluno frequente a classe hospitalar é necessário que a escola do aluno ao saber de seu afastamento solicite o acompanhamento pedagógico por meio da Ficha         Informativa e Situacional  que deve ser enviada ao Núcleo de Educação. Após ser solicitado o núcleo entra em contato com equipe pedagógica do hospital em que o aluno está fazendo o tratamento.

  Alunos das classes hospitalares tem direito a flexibilização do currículo. O processo de inclusão desses alunos ocorre no ambiente hospitalar e na escola ao aluno retornar.

SITUAÇÃO PROBLEMA:

É essencial para a eficácia das classes hospitalares que o professor esteja comprometido com aluno/paciente, todavia o docente precisa compreender os procedimentos técnicos, estar preparado para lidar com os alunos/pacientes, entender suas necessidades, diagnósticos e quadro clínico. Para estar preparado para atuar em hospital é imprescindível a formação continuada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (171.9 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com