TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRAZER DE APRENDER: A POESIA NA FORMAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  9/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  7.892 Palavras (32 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ROSINEIDE DA HORA PEREIRA

        

O PRAZER DE APRENDER: A POESIA NA FORMAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

        

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR como requisito parcial para obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Profª.

[pic 3]

O PRAZER DE APRENDER: A POESIA NA FORMAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR como requisito parcial para obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Profª.

PEREIRA, Rosineide da Hora. O Prazer de Aprender: a poesia na formação da leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. 2014.p. Projeto de Ensino Licenciatura em Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Arapiraca, 2014.

Arapiraca-AL

2014

RESUMO

De acordo com o processo de aprendizagem e experiências durante a graduação dentro do contexto ocorrido nos Estágios Curriculares Supervisionados da Escola Municipal de Educação Básica, tornou-se imprescindível a construção deste projeto como parte integrante do desenvolvimento educacional dos alunos, onde foi utilizada, na ocasião do estágio a observação, conversas com professores, alunos e pais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, foi observado um cenário decepcionante existente na escola, uma problemática em relação ao trabalho metodológico e estratégico da leitura e escrita, aprendem-se coisas que não são ensinadas e ensinam-se coisas que ninguém aprende. Trata-se aqui de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa dando ênfase ao desenvolvimento deste projeto realizado como uma experiência que vai dar certo em sala de aula a poesia dentro desse contexto da realidade social de cada criança, bem como a escola deve cumprir com seu papel social, pois, é lugar onde se ganha o gosto pelo trabalho de aprende.

Palavras-chave: Poesia. Anos Iniciais. Prazer. Lúdico.

SUMÁRIO

                

  1. Introdução........................................................................................................05
  1. Revisão Bibliográfica.......................................................................................07

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino........................................18

  1. Tema e linha de Pesquisa...............................................................................18
  2. Justificativa......................................................................................................19
  3. Problematização..............................................................................................21
  4. Objetivos..........................................................................................................22
  5. Conteúdos........................................................................................................23
  6. Processo de desenvolvimento.........................................................................24
  7. Tempo para a realização do projeto................................................................28
  8. Recursos Humanos e materiais.......................................................................30
  9. Avaliação.........................................................................................................31

4 Considerações Finais.........................................................................................32

5 Referências........................................................................................................34

INTRODUÇÃO

Este Projeto de Ensino segue a linha de docências e aprendizagem e que  trata da experiência pedagógica desenvolvida com durante o curso de graduação da Unopar, onde durante meus estágios sentir a necessidade de realizar esse Projeto com os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental, da zona rural da cidade de Traipu estado de Alagoas, tendo como título: O Prazer de Aprender: a poesia na formação da leitura e escrita dos anos iniciais do ensino fundamental. O mesmo será empreendido na Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Ivete dos Santos, com o objetivo de possibilitar às crianças conhecerem textos poéticos, motivando-se e interessando-se para ouvir, ler e escrever poesias, bem como, praticar ações leitoras com outros tipos de textos.

O projeto de aprendizagem nasceu da iniciativa das professoras do ensino fundamental e eu do 1° ao 5º ano, visando minimizar o alto índice de alunos que não estavam motivados para a leitura e a escrita. Portanto, a necessidade de amenizar os problemas de aprendizagem dos alunos nessa escola, viabilizou a implantação de ações positivas que desencadearam resultados significativos na vida dos alunos, dos professores e da comunidade escolar em geral.

O que justificou a opção por empreender este, quando foi iniciada a experiência nesta escola as situações desafiadoras no campo da aprendizagem discente, principalmente, quanto ao processo de aquisição da leitura e da escrita pelas crianças.

Este fato é reflexo de uma série de fatores, a exemplo, da falta de motivação dos alunos para aprender os conteúdos escolares, tendo entre muitas às seguintes causas: pais pouco esclarecidos e em sua maioria não alfabetizados na escola formal e a situação socioeconômica desfavorável de grande parte dos moradores da comunidade. Portanto, reafirmo que essa situação desencadeou como consequência, crianças com pouca e às vezes nenhum contado com o sistema de escrita em casa. Dessa forma, essa realidade, somada a outras situações desafiadoras, só agravavam mais o problema da desmotivação dos referidos alunos em relação aos estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.7 Kb)   pdf (270.4 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com