TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM

Por:   •  4/12/2022  •  Artigo  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Através da brincadeira a criança exercita todas as suas habilidades, desenvolvendo seu lado social, motor e cognitivo. Neste sentido, esta investigação tem por objetivo analisar e discutir o papel das brincadeiras, dos jogos e dos brinquedos como instrumento eficiente na construção da aprendizagem da criança, e as possíveis perdas cognitivas quando o lúdico é deixado de lado nem sempre por vontade do professor. Os jogos e brincadeiras podem ser utilizados como ferramentas estimuladoras, facilitadoras e enriquecedoras que através do lazer e com prazer estimulam satisfatoriamente todo o processo de aprendizagem do indivíduo. Cabe ao professor propiciar através dos recursos adequados às necessidades de sua escola jogos e brincadeiras com intuito de garantir aos alunos um aprendizado eficaz.

INTRODUÇÃO

Esse artigo apresenta um estudo relacionado a utilização dos jogos e brincadeiras na estimulação da aprendizagem na educação infantil e física através dos jogos e brincadeiras a aprendizagem acontece de maneira lúdica e significativa proporcionando a criança o prazer em aprender.

Sabe-se que, por meio de jogos e brincadeiras, a criança constrói o seu universo, trazendo para a sua realidade situações inusitadas do seu mundo imaginário. O brincar possibilita o desenvolvimento, não sendo somente um instrumento didático facilitador para o aprendizado, já que os jogos e brincadeiras influenciam em áreas do desenvolvimento infantil como: motricidade, inteligência, sociabilidade, afetividade e criatividade. Desse modo, o brincar contribui para a criança mostrar seu potencial criativo. A capacidade de brincar, além de proporcionar o conhecimento de forma natural e agradável, como meio de estimular a socialização, possibilitando à criança agir de forma mais autônoma. A respeito dos jogos, como instrumento pedagógico na Educação Infantil, Brougère (2002) salienta que o jogo não é naturalmente educativo, mas se torna educativo pelo processo metodológico adotado, ou seja, por meio de jogos e brincadeiras que o professor pode desenvolver metodologias que contribuam com o desenvolvimento. (BROUGERE, 2002).

Os jogos e brincadeiras não são apenas um entretenimento, mas uma atividade que possibilita a aprendizagem de várias habilidades e, portanto, é com esse desenvolvimento prazeroso da criança que o educador deverá interagir com o lúdico, concretizando os jogos e brincadeiras não apenas como recursos pedagógicos decorrente dos diversos níveis do conhecimento.

Segundo Fortuna (2003), é importante que o educador insira o brincar em um projeto educativo, com objetivos e metodologia definidos, o que supõe ter consciência da importância de sua ação em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem das crianças. Ressalta-se que a aprendizagem é o mais frequente motivo pelo qual o jogo é considerado importante para a educação, em que o brincar se torna realmente significante com a ajuda dos seus educadores, que devem seguir o seu papel de auxiliares nesse processo, pois conforme considera Ramos (2002, p. 6), “nem tão largada que dispense o educador, dando margem às práticas educativas no ato de brincar, nem tão dirigida que deixa de serem brincadeiras.”, já que a intencionalidade do educador pode, por exemplo, estar na organização do espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com