TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROFESSOR DE PEDAGOGIA

Por:   •  26/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Anhanguera-Uniderp

Pedagogia 6º Semestre

Professora: Clélia Andrade de Paula

Acadêmicas: Geice Espíndola Barbosa Martins RA: 1299140394

                    Gladys Cruz Laranjeira                 RA: 1299142643

                    Marcela Lopes Rocha                   RA: 1299142556

                    Priscila Lessa Miranda                  RA: 1299142634

                    Patrícia Soares Barbosa                RA: 1299140390

Campo Grande -MS

Agosto/2016

ATIVIDADE 1

Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”

Paulo Freire

Assunto: Concepções da EJA e Educação Popular.

A concepção é o entendimento que fundamenta a ação, ou seja, é efetuada e estruturada de forma que compreenda o que foi gerado.

Desse modo, as Concepções da EJA se fundamentam em Tradicional e Sociocultural.

A Concepção Tradicional de ensino é aquela que se restringe à instrução e à transmissão de conhecimentos.

A Concepção Sociocultural de ensino é aquele que proporciona a interação entre o homem e o mundo, que apresenta características da concepção dialógica, defendida por Paulo Freire.

A Educação Popular foi uma significativa referência para a Educação de Jovens e Adultos, apresentada pelo educador Paulo Freire, em que é uma articulação política em conjunto aos grupos populares (intelectuais, estudantes, entre outros), que favoreceu a aprovação do Plano Nacional da Educação em 1964.

ATIVIDADE:

 Os acadêmicos deverão organizar-se em grupos de até 5 (cinco) componentes para realizar a atividade referente as concepções da EJA e educação popular.

  1. Discuta em grupo como poderia ser feita a articulação entre a prática e a teoria ou entre a teoria e a prática nas aulas de Educação de Jovens e Adultos, utilizando as informações das concepções.

A melhor forma ser feita essa articulação é unificando as duas teorias, tanto a tradicional quanto a sociocultural, de modo que o aluno do EJA tenha acesso á aulas expositivas para uma posterior avaliação de memorização de conteúdos, como também absorva e desperte o senso crítico que as aulas socioculturais proporcionam.  

  1. Descreva os pontos importantes discutidos referentes às concepções da EJA.

Sabemos que o perfil dos alunos do EJA é, em sua grande maioria, jovens trabalhadores, pessoas que buscam emprego ou aposentados. Esse perfil de alunos pede uma metodologia um tanto diferente da habitual e deve ser tratada com maior atenção por parte dos professores. Ou seja, aulas melhor explicadas, com instrumentos que facilitem o aprendizado dessas pessoas, como também, procurar avalia-los de um modo todo especial, de acordo como conteúdo aprendido e senso crítico desenvolvido.

  1. Analise e descreva a opinião do grupo sobre a afirmativa “A Educação de Jovens e Adultos não é apenas um processo inicial de alfabetização, ela resgata e incentiva o aluno a se transformar em um leitor das diversas linguagens visuais e, paralelamente, contribui com o resgate da importância da cidadania e do trabalho”.

Vivemos em sociedade, logo todos somos cidadãos e temos nossos direitos e deveres para com a comunidade. Um desses direitos é a Educação. Não importando se ela acontece enquanto criança, jovem, adulto ou na terceira idade. É nosso dever como professores garantir que esses alunos tenham o melhor processo de ensino aprendizagem possíveis, podendo assim, transformar sua realidade e consequentemente, o meio em que ele vive. Desta forma, todos ganham inclusive gerações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (132.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com