TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES - PEDAGOGIA

Por:   •  10/10/2018  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES - PEDAGOGIA

DISCIPLINA: PENSAMENTO CIENTÍFICO E PESQUISA EDUCACIONAL

PROF: CLÁUDIA VALENTE CAVALCANTE

ACADÊMICA: ISABELLA CAROLINE VILELA BUENO

INTRODUÇÃO

Esse resumo aborda o quanto o trabalho grupal é importante para a aquisição do conhecimento, desenvolvimento do saber. Mostrar que o trabalho grupal não é apenas uma comunhão, mas um momento em que a sabedoria é compartilhada entre os membros do grupo a partir das discussões, experiências, posicionamentos e interações, onde há liberdade para diálogar e avaliar.

Trabalhos grupais na apreensão do conhecimento

O trabalho grupal é muito importante, ele é um instrumento útil e necessário para todos que estudam, é de suma importância compartilhar o conhecimento com os integrantes do grupo, se relacionar com o próximo. Somos seres de relações e na relação entre um sujeito e outro é importante priorizar a  liberdade, o diálogo entre eles, e o desejo de avançar. Pode-se dizer que o conhecimento se fez e se faz através do relacionamento buscando o crescimento mútuo que leva ao desenvolvimento e evolução do homem.

Por meio do trabalho grupal há o entendimento de que nem todos são iguais, cada um tem a sua singularidade, o seu pensamento, sua forma de agir e saberes a oferecer. É a partir dai que o aprendizado vem, pelo fato de estarem se relacionando um com outro, se comunicando, sendo livres e aceitando o que o outro tem a oferecer pode haver um crescimento mútuo de conhecimento. É uma conquista quando se reunem para refletir, discutir, estudar, expor as ideias de determinada questão, e saem com uma bagagem de conhecimento bem maior do que quando chegaram.

A atenção, a escuta e o respeito com o próximo são fatores muito importantes para se realizar um trabalho grupal. Deve haver o empenho em contribuir para o trabalho de alguma forma, sendo assim cada contribuição deve ser estudada, refletida, questionada, enriquecida, para que haja um crescimento no aprendizado e o sujeito seja enriquecido com tal aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com