TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE LEITURA

Por:   •  20/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

        UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO - UEMASUL[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E LETRAS - CCHSL

LITERATURA MARANHENSE

ANDERSON DOS SANTOS BRAGA

LEITURA E RELEITURA

IMPERATRIZ - MA

2017

ANDERSON DOS SANTOS BRAGA

LEITURA E RELEITURA

Projeto de leitura apresentado à disciplina de Literatura Maranhense para obtenção da 3º nota – V Período de Letras Literatura.

Orientador: Lilian Castelo Branco

IMPERATRIZ - MA

2017

SUMÁRIO

  1. IDENTIFICAÇÃO        04
  2. JUSTIFICATIVA        05
  3. OBJETIVO        05

3.1 Geral        05

3.2 Específico        05

  1. METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO         06
  2. RECURSOS        07
  3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICOS        07
  4. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        08

REFERÊNCIAS         09


1 IDENTIFICAÇÃO

Tema: Leitura e releitura

Autor: Anderson dos Santos Braga

Orientador: Lilian Castelo Branco

Universidade: UEMASUL

Público alvo: Alunos do 6º  ao 9º anos

Período:  Junho

Sobre a autora do livro escolhido para leitura :

Natural do Maranhão, Lilia Diniz reside no DF desde 1997. Iniciou profissionalmente no teatro no Movimento Escambo Teatral de Rua, no Rio Grande do Norte, durante a década de 90. Foi integrante do Grupo Teatral Roupa de Ensaio (Samambaia-DF). É escritora e tem cinco livros publicados de poesia. Licenciada em Educação Artística/Teatro pela Universidade de Brasília e Pós-Graduada em Gestão Cultural. Desenvolve pesquisa constante em Cultura Popular, especialmente nas linguagens de teatro e poesia, circulando em vários estados brasileiros difundindo a poesia popular.

Obra escolhida:

        O “Mundo de Mundim” foi escrito em 1998 para um trabalho perfomático da autora sobre a importancia do livro. O trabalho ganhou outras dimensões e logo estava circulando na campanha de erradicação do trabalho infantil, em escolas e congressos de educação. Tendo sido, a autora, integrante do Comitê de Erradicação do Trabalho Escravo no Distrito Federal e do Tribunal Internacional Contra o Trabalho Infantil no Brasil.

2  JUSTIFICATIVA

        

A leitura de obras literárias estão cada vez mais sendo deixadas de lado. Computadores, video-games, celulares e outros tipos de tecnologias tem contribuido bastante para esse afastamento. Além de uma vida moderna de tantas novidades que surgem e encantam os olhos de uma pessoa, há também a não disponibilidade de ambientes adequado na escola ou em casa para que se tenha contato com o livro e isso faz com que o hábito da leitura não seja praticada.

        Dessa forma, para buscar uma melhor interação dos alunos do 6º ao 9º ano com os livros, para resgatar o prazer da leitura e além do mais, a valorização dos autores maranhenses, fez se a escolha da obra “Mundo de Mundim” de autoria de Lília Diniz, para mostrar que se pode encontrar emoção também nos livros carregada de questões sociais e da importância que os livros têm.

        Hoje a informação é de principal importância para o desenvolvimento social e que além de informação o livro consegue fazer com que o leitor desenvolva outros tipos de conhecimento. Dessa forma, para incentivar os alunos a lerem e a recriarem a leitura, o estímulo  é o principal passo para cativar esse público, fazendo com que se tenha um encantamento pelos textos e obras literárias praticando também a criatividade além de exercitar o domínio sobre a escrita.

3 OBJETIVO

Geral

Incentivar e estimular a leitura dos alunos e desenvolver o potencial cognitivo e criativo, mostrando as vantagens que um texto traz em relação a novos conhecimentos permitindo nova visão sobre o mundo.

Específicos

- Incentivar a leitura de obras de autores maranhenses;

- Apresentar a riqueza de conteúdos que há nas obras literárias;

- Mostrar textos que podem fazer o alunos a ver o quanto pode ser prazeroso ler e o quanto carregado de questões sociais ele pode conter além de desenvolver a criatividade.;

- Discutir sobre a importância do livro e refletir a cerca das oportunidades que nem todos têm de estudar.  

4 METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO

        Apresentar a autora e a obra aos alunos e logo em seguida fazer a leitura pausadamente para um melhor entendimento junto com os alunos com o objetivo de interação entre os alunos. Depois de fazer a leitura disponibilizar folhas aos alunos para que eles recrie a história, mas com pontos positivos de como seria se o personagem “Mundim” tivesse acesso a leitura de livros e ao invés de trabalhar ele estudasse e partilhasse de momento prazerosos em que uma criança tem direito, mostrando sempre a importância que o estudo traz para a vida de uma criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com