TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.619 Palavras (11 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

 PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Carlos Magno Moraes Alves – RA: 7751701802

Celia Aparecida Martins – RA: 7707634692

Elisangela C. Oliveira Aniceto – RA: 8120698078

Lidiane Aparecida de Souza Silva Alves – RA: 7933689509

Sandra Regina da Silva Belo – RA: 7535600296 

Atividade Prática Supervisionada 
(ATPS), entregue como requisito para 
conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III, 4º semestre, sob orientação do Professor Fred Carvalho Bezerra.

OSASCO - SP

25/05/2015

                                     [pic 2]

    SUMÁRIO

I - Introdução...............................................................................................................03

II – As resenhas ..........................................................................................................04

III – Conceito de infância............................................................................................06

IV – Projeto: Criança não trabalha..............................................................................08

V – Avaliação..............................................................................................................11

VI - Considerações finais.............................................................................................12

VII - Referências Bibliográficas..................................................................................13

I – INTRODUÇÃO.

Este trabalho nos foi proposto onde, ressaltamos a importância da pedagogia de projetos. O aluno se torna capaz de construir seu próprio conhecimento, através da interação do seu educador e a sociedade que, na qual, está inserido.

O educando é levado a reflexão sobre as questões diária da vida real, integrando-o nas diversas áreas do conhecimento, com a devida intervenção e mediação do professor, o momento adequado chega para o alcance dos objetivos propostos.

Desenvolvemos um projeto que abrange uma temática vivida nas instituições a partir da polêmica do trabalho e a rotina de compromissos na infância.

Através das diversas áreas, o aluno é levado ao conhecimento e assim a compreensão da importância do viver a infância e o respeito aos direitos da criança e  do adolescente.

Desejamos uma ótima leitura e que nosso estudo venha enriquecer seus conhecimentos.


[pic 3]
Arquivo pessoal: Lidiane Alves.

II – AS RESENHAS.

  • Projeto: uma nova cultura de aprendizagem.

Desenvolvemos a Intervenção Pedagógica no Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos, que teve como princípio o que diz Paulo Freire: “A prática de pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo”. No exercício de uma “práxis educacional”, que se realiza o diálogo, é necessária a investigação e análise das questões educacionais. O conhecimento do educando de qualquer idade, suas características sociais, psicológicas e culturais, desencadeou a manifestação de compromisso com a necessidade de reorganização do trabalho pedagógico com a finalidade de promover a apropriação dos conceitos científicos e proporcionar uma educação e afirmar-se como sujeitos ativos, críticos e criativos. Inclui ambiente onde todos e tecnologias predispõe de autonomia e construção de conhecimento de várias áreas do saber pelas informações significativas para a compreensão, representação e resolução de um problema. Fundamenta-se em Piaget e outros pensadores dentre os quais destacamos DEWEY, FREIRE e VYGOTSKY.

  • Pedagogia de Projetos: Fundamentos e implicações.

Temáticas que vêm em discussão é o trabalho por projetos. Diversidade que circula frequentemente no âmbito do sistema de ensino, muitas vezes deixa o professor preocupado em saber como situar sua prática pedagógica em termos de propiciar aos alunos uma nova forma de aprender integrando as diferentes mídias nas atividades do espaço escolar. O fato de não ser um método para ser aplicado no contexto da escola dá ao professor uma liberdade de ação que habitualmente não acontece o cotidiano escolar. Surgem questionamentos que representam forma interessante na busca de novos caminhos. Esse trabalho for visto tanto pelo professor como pela direção da escola como uma camisa de força, isso pode paralisar as ações pedagógicas e seu processo de reconstrução.

  • Repensar as situações de aprendizagem: o fazer compreender.

Os processos de ensino aprendizagem são baseados na ideia de que o aluno demonstra o que aprendeu se ele é capaz de explicar com sucesso as informações as informações adquiridas. Porém, o fato de ele ser bem-sucedido não significa necessariamente que ele tenha compreendido o que fez. Piaget observou diferença entre o fazer com sucesso o compreender o que foi feito, prioriza compreensão, o uso dos objetos e atividades para que o aluno passa a estar envolvido com que faz tais alunos ricos em oportunidades, que permitam ao estudante explora-las e possibilitar aberturas para o professor desafia-los e com isso incrementar a qualidade da intervenção com o que está sendo feito. Solução explorada é a educação por meio de projetos educacionais. O educador deve estar preparado e saber intervir no processo para que seja capaz de transformar as informações, transmitidas e pesquisadas em conhecimento por situações, projetos e outras atividades de ações reflexivas.

  • Aprendendo Com Projetos.

Os 04 pilares na educação infantil, tem o objetivo de desenvolver competências e habilidades necessárias para que a criança, quando ingressara vida escolar regular, possa saber ser, conviver, conhecer e fazer. Ministrado atividades lúdicas para despertar na criança da educação infantil habilidades para sua vida em sociedade em pleno desenvolvimento físico, intelectual e motor. Dividido em 04 pilares da educação que será composto de 10 aulas divididas em temas que apresentadas através de ferramentas didáticas diversificadas, utilizando os seguintes materiais: teatro de vara, dramatização, musicas, danças, brincadeiras, sucatas, dentre outras com todos os alunos da educação infantil. A educação infantil tem finalidade o desenvolvimento integral da criança até 05 anos de idade, e seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (331.4 Kb)   docx (153.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com