TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.398 Palavras (10 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA –

UNIA SANTO ANDRÉ

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

                                                                                                   

Jaqueline Francisco

                                                                        RA: 7422675488

2015

PROJETO MUTIDISCIPLINAR III

Sumário

Introdução.................................................................................................................................01

Resenha Critica.........................................................................................................................02

Síntese do conceito de projeto educativo e sua relevância em educação.................................03

Projeto: tabalhando as virtudes.................................................................................................05

Sistema de Avaliação................................................................................................................08

Considerações Finais.................................................................................................................09

Bibliografia...............................................................................................................................10

                                                

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Introdução

O Projeto se destaca no cenário educacional em uma nova importância dos acontecimentos, acontecimentos esses sendo parte dos estudos da teoria construtivista de Piaget.

        O trabalho por projeto permite que o aluno aprenda fazendo e reconheça tudo aquilo que produz por meio do seu estudo de investigação.

           Baseada em projetos a aprendizagem é uma estratégia de ensino e aprendizagem do século XXI. Estratégia que exige muito dos alunos e professores para que possa funcionar.

1

Resenha Critica

[pic 2]

           O projeto envolve estudo, entrevistas, visitas à biblioteca e pesquisa em comunidade.

Baseados em experiências e rapidez dos alunos, nos horários da escola, na matéria e no nível de instrução do professor.

Também os projetos podem ser desenvolvidos em questões e problemas que enfrentamos no nosso dia-dia.

Nesse planejamento é importante questionar as responsabilidades com os alunos no inicio do trabalho, esclarecer o que se espera tanto do professor e dos alunos no projeto. Essas metas do projeto requer tempo e paciência e orientação aos alunos. Os alunos podem trabalhar em pequenos grupos ou com grupo inteiro.

Os educadores que trabalham com projetos de aprendizagem respeitam os estilos e ritmos de trabalhos dos alunos e de cada etapa. Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos trabalham juntos neste processo de aprendizagem e atuam em conjunto.

O professor é o mediador, orientador e facilitador do processo a ser realizado pelo aluno. O ambiente de confiança e respeito às diferenças encoraja o aluno a reconhecer seus conflitos e a descobrir seus próprios erros.

No projeto os alunos se envolvem em múltiplas tarefas e tomadas de decisões, portanto os alunos precisam de esclarecimentos, e a presença dos professores em ajudar a organizar e definir é fundamental para o bom andamento do projeto.

Definir o projeto e suas características relacionadas em uma visão histórica e metodologia com contexto educacional e tecnológico propiciam o raciocínio sobre a aprendizagem com o uso das tecnologias e mídias.    

2

Fagundes (1998) relata que aprender por projetos é uma forma moderna de romper com as tradições educacionais, dando um formato mais ágil de professores e educadores.

Estratégia essa fundamental de aprendizagem, e assim um modo de ver o ser humano construir, aprender pela experiência do mundo.

A criatividade começa a partir de uma mudança da escola para uma escola que incentive a criatividade que começa de uma mudança profissional favorecendo a iniciativa, a espontaneidade e promova a cooperação e a solidariedade.

È muito importante o envolvimento de todos na comunidade escolar; dirigentes, funcionários administrativos, pais, alunos, professores e a comunidade na qual a escola esta inserida.

 Síntese do conceito de projeto educativo e sua relevância em educação.  

 Em todo processo de ensino-aprendizagem tem como base na ideia que o aluno demonstra tudo que aprendeu com isso se ele esta capacitado em aplicar com sucesso as informações adquiridas. Isso significa que se ele não foi bem sucedido não significa necessariamente que ele tenha compreendido o que fez.

Esta diferente foi observada por Piaget entre o fazer com sucesso e compreender o que foi feito.

Nesse desfecho para que a educação priorize a compreensão é o uso de objetos e atividades estimulantes para que o aluno possa estar interagindo com que faz. Esses objetivos devem ser ricos em oportunidades que permitam ao aluno explora-los, e ainda, permitir abertura para o professor desafiá-lo e, com isso, melhorar a qualidade do convívio com que esta sendo feito. Solução essa que tem sido explorada e a educação por meio de projetos educacionais.

Com isso o educador deve estar preparado e saber dominar no processo de aprendizagem do aluno, para que ele seja capaz de transformar as informações (pesquisas e adquiridas) com esse conhecimento, por meio de situações problema, projetos que envolvem todas as atividades.

Relevante é que haja um movimento entre as duas abordagens pedagógicas de forma clara, mostrando ao aluno a vivenciar e o compreender a construção do seu conhecimento.

Nos educadores devemos estar preparados para recriar a prática, observando esses interesses dos alunos, inclui o contexto, a realidade nessa proposta pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (191.1 Kb)   docx (63.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com