TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA DIVERSIDADE CULTURAL DA ESCOLA

Por:   •  30/7/2016  •  Monografia  •  11.634 Palavras (47 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 47

FACULDADE

PATRÍCIA SILVA PEREIRA

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA DIVERSIDADE

CULTURAL DA ESCOLA

MARIALVA – PARANÁ

2009

PATRÍCIA SILVA PEREIRA

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA DIVERSIDADE

CULTURAL DA ESCOLA

Monografia de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade, como requisito parcial para a obtenção do título de Gestão Escolar.

MARIALVA

2009

“Ser feliz não é ter vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência”.

Luiz Fernando Veríssimo

DEDICATÓRIA

A Deus, por senti-lo sempre ao meu lado nos momentos difíceis desta caminhada.

À nossa Família, que sempre nos apoiaram nesta caminhada, nos encorajando e transmitindo segurança e que com paciência souberam compreender a nossa falta, estando sempre conosco nos momentos de desânimo, nos de vitória e alegria.

Aos amigos, que presentes estiveram nos momentos difíceis e incentivaram-nos a continuar. Também pelos momentos de sucesso, onde juntos compartilhamos o sabor de mais uma vitória alcançada.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 07

CAPÍTULO I

PROJETO  POLÍTICO  PEDAGÓGICO:  MODA,  EXIGÊNCIA  OU  TOMADA  DE

CONSCIÊNCIA?........................................................................................................ 09

CAPÍTULO II

PLANEJAMENTO NA ESCOLA: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.............. 16

2.1 O Projeto Político Pedagógico considerando a concepção de planejamento..... 23

CAPÍTULO III

ATRAVÉS   DO   PROJETO  POLITICO   PEDAGÓGICO:  A  CONSTRUÇÃO  DE

UMA ESCOLA PARA TODOS ................................................................................. 29

CAPÍTULO IV

CHAMANDO A COMUNIDADE PARA DENTRO DA ESCOLA................................ 33

CAPITULO V

APRENDENDO NA DIVERSIDADE: IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS....................... 36

CONCLUSÃO  ......................................................................................................... 53

BIBLIOGRAFIA ........................................................................................................ 55

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem a intenção de refletir sobre a construção do projeto político pedagógico visando uma compreensão sobre a organização do trabalho pedagógico desenvolvido dentro das escolas municipais do município de Marialva.

Para que a compreensão se tornasse mais abrangente e de fácil apropriação, alguns aspectos relevantes, foram considerados como norteadores desta pesquisa, pois para uma boa avaliação de um projeto político pedagógico devemos verificar se este está fundamentado em uma filosofia  e condições reais de vivência de seus alunos buscando transformá-los em cidadãos críticos, criativos e participativos,  pois somente uma proposta comprometida a solucionar os problemas da educação e do ensino poderia servir como norteadora de uma prática pedagógica capaz e adequada as necessidades  sociais sem perder a  sua real função educativa caindo em conceitos empiristas e simplistas, enfim, em um documento que não oferece subsídios efetivos  para uma prática educativa consciente, e que não  atenda somente a uma exigência burocrática.

Sabemos que o projeto político-pedagógico tem sido objeto de estudo para toda equipe pedagógica e administrativa das instituições educacionais a nível nacional, estadual e municipal, em busca da melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem.

                                                                                                                                                                                                                                                   

Para que se fosse possível a realização deste estudo foi necessário um período dedicado ao embasamento teórico sem o qual correria o risco de perder o seu sentido científico e cair em um senso comum simplicista, formando uma consciência crítica a respeito do fazer pedagógico fundamentado em uma ação intencionada e fazer a relação entre a teoria e a prática.

A partir da análise de alguns aspectos teóricos do projeto político pedagógico partiremos para a análise da prática desenvolvida nas escolas municipais de Marialva realizamos  um terceiro momento, a comparação entre o teórico proposto e a prática aplicada, levando em consideração a real aceitação e a elaboração do projeto político pedagógico para que a sua vivência seja efetivamente viável.

CAPÍTULO I

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:

 MODA, EXIGÊNCIA OU TOMADA DE CONSCIÊNCIA.

Pensar um projeto de educação implica pensar o tipo e qualidade de escola, a concepção de homem e de sociedade que se pretende construir. Ultimamente temos observado uma correria enorme por parte de escolas e sistemas educacionais na busca da construção de seus projetos políticos pedagógicos.  Segundo Ilma Veiga (2001)

As discussões vão desde a importância de um projeto para escola até mesmo a louca corrida pela execução da antiga pedagogia de projetos, mas só agora descoberta por algumas autoridades da educação que, a todo custo, mais uma vez tentam, às pressas, implantá-la, como se esta fosse novamente o “ovo de Colombo” da educação brasileira, que no decorrer da sua história já descobriu outros ovos que também, a todo custo, tentaram empurrá-los garganta a dentro dos professores. (p. 63)

Já estamos cansados de compreender que as mudanças na educação dependem fundamentalmente de vontade política, no que diz respeito a encará-la como prioridade nacional – não enquanto lema, mas praticamente – e da vontade e empenho dos professores, que são de fato os responsáveis para no dia-a-dia tornar em prática os projetos e concepções de educação que sempre foi foram idealizados por alguns e não por eles, o que contribui para que tenhamos tantas propostas interessantes no papel, mas que no fazer pedagógico se mantém mantêm a uma distância enorme do idealizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (79.7 Kb)   pdf (370.4 Kb)   docx (984.3 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com