TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

Por:   •  12/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.697 Palavras (15 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3        PLANEJAMENTO ANUAL        6

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        7

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        8

6        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        9

7        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        10

8        O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR        11

9        ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        12

10        PLANOS DE AULA        13

11        REGIMENTO ESCOLAR        14

12        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        15

13        PLANO DE AÇÃO        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa mostra a importância dos cuidados e preparo de futuros profissionais de pedagogia no desenvolvimento da Educação Infantil. Com o passar dos anos novos pensamentos clareiam os caminhos que se deve seguir para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem seja crescente, busca-se entender o universo infantil e por meio dele encontrar respostas a respeito de como tornar a rotina escolar agradável e eficaz em educação.

Educadores que desenvolvem seus trabalhos, a fim de ampliar o trabalho do pedagogo são relevantes no desempenho produtivo de seu trabalho, são eles: Vigotski, Leontiev e Elkonin.

O estágio na Educação Infantil permite conhecer a vivencia em atividades e rotina da vida escolar. Desde o preparo para a chegada dos alunos, para que se sintam bem vindos e os cuidados durante todo o horário escolar, atividades planejadas que devem estar de acordo com o PPP e a BCNN, buscando respeitar as particularidades do meio em que a escola está inserida.

Outro fator importante é a relação próxima entre a Administração escolar (Diretor e vice-diretor), a equipe pedagógica, professores,  também os colaboradores do quadro de funcionários da escola e família e comunidade. O envolvimento de todos em desenvolver o melhor trabalho faz com que metas e objetivos sejam alcançados.

A presente pesquisa tem por objetivo relacionar a relevância do preparo curricular dos alunos do curso de Pedagogia. Desenvolver temas que abordem técnicas de ensino, tecnologia e gestão administrativa.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

ATIVIDADE A- Ler os textos indicados

A leitura Obrigatória referente ao Estágio em Educação Infantil é: O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin. A autora do artigo é: Juliana Campregher Pasqualin. O artigo apresenta a importância do conhecimento e preparo dos profissionais em pedagogia frente ao trabalho desenvolvido na Educação Infantil.

Durante muito tempo o desenvolvimento infantil ficou caracterizado em fases que estavam relacionadas à idade cronológica da criança, dividindo assim, o  desenvolvimento da criança em tempos como se o amadurecimento emocional e cognitivo fosse baseado em etapas cronológicas. Entretanto, ao igualar o desenvolvimento de uma criança de um meio culto com o desenvolvimento de uma criança nascida em uma tribo primitiva, esquece-se que os recursos são distintos, tornando o desenvolvimento de cada uma diferente em vários aspectos.  

Sendo assim é possível afirmar que não é a idade cronológica da criança que caracteriza a fase de desenvolvimento em que ela está inserida, mas o desenvolvimento infantil se dá por meio das atividades, motivações, cultura e presença de um adulto ou criança mais velha que ajude no processo de aprendizagem.

Por esse viés,  Vigotski, Leontiev e Elkonin apresentam a importância do acompanhamento de atividades livres na Educação Infantil, sem a preocupação com conteúdo em atividades desenvolvidas com objetivos pré-determinados. A criança necessita do acompanhamento do professor para direcionar e incentivar a aprendizagem de forma solta, livre com brincadeiras, pois a criança aprende brincando.

Para Vygotsky, o desenvolvimento da criança não está vinculado ao seu desenvolvimento biológico, antes o que define o amadurecimento é o meio social em que ela está inserida. O meio social interfere em todo o desenvolvimento da criança por meio da cultura e atenção recebida do meio. O desenvolvimento de cada criança é individual, mas a forma como o meio o conduz dará condições para que se desenvolva de forma ampla, visto que é o início de toda a aprendizagem e se estende por toda a infância sendo responsável pelas propriedades da personalidade. O desenvolvimento se divide em duas partes: o social e psicológico que formarão o desenvolvimento da atenção voluntária, da memória lógica, da formação de conceito e do desenvolvimento da vontade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com