TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PSICOPEDAGOGO COMO AGENTE MOTIVADOR E INTERVENTOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  1/6/2020  •  Artigo  •  3.868 Palavras (16 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 16

INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS - FACEL

NILZA CONCEIÇÃO ARAÚJO BRESCIA

A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NA PRÁTICA MOTIVACIONAL E INTERVENÇÃO DOS ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Belo Horizonte – MG

2018

IPEMIG - Instituto Pedagógico de Minas Gerais www.ipemig.com.br(31) 3484-4334 - (31) 8642-1801 "É mais que educação, é EVOLUÇÃO"

NILZA CONCEIÇÃO ARAÚJO BRESCIA

A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NA PRÁTICA MOTIVACIONAL E INTERVENÇÃO DOS ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto IPEMIG/FACEL como requisito para obtenção do título de especialista

em: Psicopedagogia Institucional

Belo Horizonte – MG

2018

BRESCIA, Nilza Conceição Araújo. Artigo Científico. Belo Horizonte: IPEMIG/FACEL,2018. Especialização em Psicopedagogia Institucional

RESUMO

No cenário educacional atual nos deparamos com desafios e dificuldades que muitas vezes nos levam a desacreditar no sonho de educar. A educação no Brasil se torna cada vez mais envolta em problemáticas de cunho físico, emocional, psicológico, pedagógico, social, cultural dentre outros, que interferem de forma significativa na maneira de elaboração de planejamentos adequados a uma nova era, ou seja, a um novo contexto de educação no sentido amplo da palavra. No Brasil a figura do psicopedagogo está voltada para a temática da aprendizagem, ou seja, do sujeito que aprende. O fator motivador surge como um dos fatores primordiais para se obter sucesso, isso se baseia no fato que cada indivíduo aprende de maneira diferente. As dificuldades de aprendizagem são causas do fracasso escolar e é nesse contexto que surge a prática do psicopedagogo que atua por meio de um olhar multidisciplinar valorizando as vivências e a individualidade de cada um.

PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogo; Aprendizagem; Motivador.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................................5

2 ASPECTOS DA TRAGET´TÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL        ....06

  1. O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO ESCOLAR        08

  2. O PSICOPEDAGOGO COMO AGENTE MOTIVADOR E INTERVENTOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM...............................................................................11

  3.         CONCLUSÃO.......................................................................................................13

  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

INTRODUÇÃO

          Este artigo tem como objetivo mostrar a importância do profissional de psicopedagogia frente ao desafio de resgatar a autonomia e a autoestima de educandos que não conseguem aprender no mesmo tempo nem da mesma maneira que a maioria dos demais de sua turma.

          Atentando à proposta de estudo apresentada neste artigo, relacionado à importância do psicopedagogo como motivador, é importante afirmar, que o processo primeiramente envolve todos os profissionais, pais e alunos, ali inseridos distinguido em um conjunto de ações que direcionam o comportamento desse profissional em relação ao ambiente de ensino.

          Percebe-se, facilmente, no interior das instituições educacionais a falta de suporte para lidar com alunos que precisam de atenção especial. Estudos apontam que 64% dos docentes sentem falta de apoio para dar algum tipo de atenção especial aos estudantes. Lidar com turmas heterogêneas implica muitas vezes na angústia e desestímulo do professor principalmente por se sentirem só, sem encontrar suporte para lidar com isso.

          Se faz relevante abordar a mediação, para a rotina educacional, tendo em vista que os profissionais necessitam estar bem para realizar seus trabalhos de forma mais produtiva. É aí que entra a figura do psicopedagogo como profissional de apoio, aquele que trabalha junto com a equipe traçando metas para que o trabalho do professor se desenvolva de maneira mais produtiva e amena possível.

          O presente artigo tem por finalidade ressaltar que é possível reinventar uma prática educativa abrangente e motivadora capaz de atingir o educando em sua totalidade levando em conta as suas particularidades e especificidades com o objetivo de torná-lo um cidadão crítico, participativo e capaz de interferir positivamente no ambiente ao qual está inserido.

          Sendo assim, caminha-se com o principal objetivo, visualizando sempre os aspectos positivos do indivíduo contribuindo para o seu desenvolvimento pleno levando em consideração que é através dos estímulos e da busca do equilíbrio que podemos levá-lo a construir sua verdadeira identidade.

ASPECTOS DA TRAGETÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL

          Por muito tempo o problema de aprendizagem tanto na Europa quanto na Argentina foi entendido como tendo sua origem em fatores orgânicos. Essa visão foi mantida até bem pouco tempo e foi consolidada como determinante na forma de tratamento do fracasso escolar.

          As dificuldades ou problemas de aprendizagem eram facilmente constatadas como distúrbios, que era uma causa atribuída a uma disfunção do sistema nervosa central.

           A psicopedagogia chegou ao Brasil, na década de 70, cujas dificuldades de   aprendizagem nesta época eram associadas a uma disfunção neurológica denominada de disfunção cerebral mínima (DCM) que virou moda neste período, servindo para camuflar problemas sócio pedagógicos (Id. Ibid., 2000, p. 48-49).

          Inicialmente, os problemas de aprendizagem foram estudados e tratados por médicos na Europa no século XIX e no Brasil percebemos, ainda hoje, que na maioria das vezes a primeira atitude dos familiares é levar seus filhos a uma consulta médica.

          Na prática do psicopedagogo, ainda hoje é comum receber no consultório crianças que já foram examinadas por um médico, por indicação da escola ou mesmo por iniciativa da família, devido aos problemas que está apresentando na escola (Id. Ibid., 2000, p. 50). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (248.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com