TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PSICOPEDAGOGO E O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Por:   •  6/11/2018  •  Artigo  •  3.343 Palavras (14 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 14

Grupo Rhema Educação

R Macucos N° 200, Arapongas – PR, Centro

Tel (43) - 3152-6464

[pic 1]

O PSICOPEDAGOGO E O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

PIRES, Edna Sales[1]

                SILVA, Danielle Ayres[2]

RESUMO: Psicopedagogo é um profissional indicado para assessorar e esclarecer a escola a respeito dos diversos aspectos do processo de ensino aprendizagem, em uma atuação preventiva. É função e dever da escola possibilitar uma melhor aprendizagem para as crianças, criando nelas uma mentalidade crítica, baseada nas reflexões sobre os assuntos que rodeiam a Educação.  A pesquisa desenvolvida tem como objetivo geral, relatar a importância da psicopedagogia e o lúdico em uma instituição escolar e o espaço que a mesma tem ocupado na sociedade atual. Acreditando ser a escola responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho do psicopedagogo na instituição escolar tem um caráter preventivo no sentido de procurar criar capacidades e habilidades para solução dos problemas. Na escola, o psicopedagogo poderá contribuir no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não tem como causa apenas deficiências do aluno, mas que são consequências de problemas escolares. Neste sentido, a psicopedagogia pode realizar um trabalho que congregue os muitos profissionais da educação e a família visando à descoberta e ao desenvolvimento das capacidades da criança. Com esta finalidade e em consequência do grande numero de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola, a intervenção psicopedagógica ganha, atualmente, maior espaço nas instituições de ensino.

Palavras-Chave: Pscopedagogia 1. Lúdico 2. Intervenção 3. Família 4.

SUMMARY: Psicopedagogo is a professional advised to advise and clarify the school about the various aspects of the teaching-learning process, in a preventive action. It is the function and duty of the school to enable better learning for the children, creating in them a critical mentality, based on the reflections on the subjects that surround Education. The research developed has as general objective, to report the importance of psychopedagogy and playfulness in a school institution and the space that it has occupied in the current society. Believing that the school is responsible for a great part of human formation, the work of the psychopedagogue in the school institution has a preventive character in the sense of seeking to create abilities and skills to solve problems. At school, the psychopedagogue can contribute to the clarification of learning difficulties that is not only caused by student's deficiencies but which are consequences of school problems. In this sense, psychopedagogy can perform a work that brings together the many education professionals and the family in order to discover and develop the child's abilities. To this end, and as a result of the large number of children with learning difficulties and other challenges that encompass the family and the school, psychopedagogical intervention is now gaining more space in educational institutions.

Keywords: Pscopedagogy 1. Playful 2. Intervention 3. Family 4.

1 INTRODUÇÃO

A Psicopedagogia se constitui na justaposição de dois saberes- Psicologia e Pedagogia que é muito mais do que a junção destas palavras. É uma ciência que estuda os processos de aprendizagem humana, sendo seu principal objetivo o processo de construção do conhecimento. Ao entrarmos no estudo da aprendizagem, podemos dizer que, começamos todo esse processo desde o ventre da progenitora através de estímulos auditivos e sensoriais que já são considerados como sendo processo de aprendizagem.

Pensando nisto, este artigo objetiva discutir a grande importância da atuação deste profissional nas instituições escolares. Desta forma, refletir sobre a relevância do psicopedagogo dentro de uma escola, nos desperta para a necessidade de se buscar uma educação de qualidade e consciente. O presente artigo vem relatar a importância do psicopedagogo dentro da escola, importância essa indispensável na contribuição do processo ensino aprendizagem. Com esta finalidade e em decorrência do grande número de crianças com déficit de aprendizagem e outros desafios que envolvem a família e escola, a intervenção psicopedagógica ganha mais espaço nas instituições de ensino. O psicopedagogo está inserido num contexto social, o qual não pode ser ignorado. Para que o trabalho psicopedagógico ocorra de forma efetiva, deve-se haver uma análise profunda da família desta criança. Neste sentido, é importante analisar o papel do psicopedagogo. O psicopedagogo se faz necessário na instituição escolar, por meio de uma atuação diferenciada e pautada, na formação do cidadão, buscando uma educação de qualidade, e desenvolver um trabalho diferenciado na unidade escolar.

2 FORMAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO

No Brasil, a formação do psicopedagogo vem ocorrendo em caráter regular e oficial desde a década de 70 em instituições universitárias de renome. Esta formação foi regulamentada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em cursos de pós- graduação e especialização, com carga horária mínima de 360h. O curso deve atender às exigências mínimas do Conselho Federal de Educação quanto à carga horária, critérios de avaliação, como docente e outras. Não há normas e critérios para a estrutura curricular, o que leva a uma grande diversificação na formação.

Os cursos de Psicopedagogia formam profissionais aptos a trabalhar na área clínica e institucional, que pode ser a escolar, a hospitalar e a empresarial. No Brasil, só poderão exercer a profissão de psicopedagogo os portadores de certificado de conclusão em curso de especialização em Psicopedagogia em nível de pós-graduação, expedido por instituições devidamente autorizadas ou credenciadas nos termos da lei vigente- Resolução 12/83, de 06/10/83- que forma os especialistas, no caso, os então chamados “especialista em psicopedagogia” ou psicopedagogos.

A lei que trata do reconhecimento da profissão de psicopedagogo está na câmara dos deputados federais. Psicopedagogos elaboraram vários documentos nos anos de 1995 e 1996, explicitando suas atribuições, seu campo de atuação, sua área científica e seus critérios de formação acadêmica, um trabalho que contou com a colaboração de muitos.

O psicopedagogo possui a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) como elo de interlocução. A ABPp iniciou com um grupo de estudos formado por profissionais preocupados com os problemas de aprendizagem, sendo que, atualmente, também busca o reconhecimento da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com