TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PSICOPEDAGOGO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E SUAS ATRIBUIÇOES

Por:   •  17/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.947 Palavras (16 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 16

FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

MARILEIDE RODRIGUES SIMÕES

O PSICOPEDAGOGO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E SUAS ATRIBUIÇOES

Lagoa Nova

2021

O PSICOPEDAGOGO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E SUAS ATRIBUIÇOES

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de violação aos direitos autorais.

RESUMO- O Psicopedagogo é de suma importância no contexto escolar, seu papel é fundamental na educação, pois ele não é apenas um solucionador de problemas dentro de uma instituição, mas um conhecedor da área onde envolve a atuação para identificar, diagnosticar e tratar problemas de aprendizagem, em diferentes sentidos sócio motores. O papel da psicopedagogia não pode ser esquecido deve-se investigar, diagnosticar e intervir mediante as dificuldades de aprendizagem, juntamente com as pessoas envolvidas com a prática educacional. A pesquisa com enfoque bibliográfica foi desenvolvida, com objetivo de mostrar a importância e o papel do psicopedagogo e suas atribuições no espaço escolar, onde alcança seus objetivos quando, aumentando a compreensão com relação às características e necessidades de aprendizagem de certo aluno, desata espaços para que a escola proporcione recursos para atender às necessidades de aprendizagem. A que, dentro de suas limitações e sua especialidade, podendo auxiliar a escola e afastar ou até mesmo remover obstáculos encontrados entre os sujeitos e o conhecimento. Este trabalho partiu do seguinte certame: Os conhecimentos da Psicopedagogia podem contribuir na prática pedagógica do professor especialista na área e atuação dos mesmos? Listo como objetivo geral: investigar a contribuição dos conhecimentos da Psicopedagogia para a prática pedagógica do professor especialista na área e atuante nos anos iniciais do Ensino

Fundamental das escolas públicas e particulares onde o mesmo estiver inserido. Com isso, criei os seguintes objetivos específicos: Conhecer como as professoras psicopedagogas lidam com as dificuldades de seus alunos em sala de aula; Identificar estratégias utilizadas pelo professor psicopedagogo diante das dificuldades de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Analisar os fatores que contribuíram para aperfeiçoar a prática pedagógica do professor

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Escola. Psicopedagogia.

INTRODUÇÃO

A necessidade de pesquisar as implicações da Psicopedagogia aliada para a atuação docente não surgiu de um momento isolado na trajetória de formação acadêmica, mas da conexão de várias vivências no decorrer dos estágios curriculares. É certo que dentro do contexto escolar, principalmente das séries iniciais do Ensino Fundamental, alguns professores terem dificuldade na escolha e no uso adequado de materiais pedagógicos, próprios para facilitar a aprendizagem dos alunos.

Aliados a este problema, estão ainda, os pais sem saber “os porquês” da dificuldade e ou da baixa autoestima do seu filho na escola. Logo, por conta desses aspectos observados na realidade educacional brasileira, Scoz (1994, p.12) sugestiona que “seria necessário que os educadores adquirissem conhecimentos que lhes possibilitasse compreender sua prática e os meios necessários para suscitar o progresso e sucesso dos alunos”. Nesse sentido, nas últimas décadas o aumento de profissionais da área da Psicopedagogia tanto nas clínicas, como em instituições escolares vem sendo crescente, devido apresentarem em suas ações de trabalho, forma de compreender as raízes e soluções para tais problemas.

Segundo Bossa (2007, p.23) “a Psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar levando em conta as realidades internas da aprendizagem, tomadas em conjunto”, ou seja, a atuação do psicopedagogo é de intervir diretamente para sanar os problemas de aprendizagem dos alunos. A

especialidade vem transformando-se em um campo de estudo dos mais relevantes fenômenos relativos às dificuldades do processo de aprendizagem do aluno, pois procura analisar as dificuldades e que podem surgir no decorrer da construção dos conhecimentos para garantir êxito na aprendizagem dos alunos.

O ideal seria que em todas as escolas brasileiras tivessem em seu quadro funcional um profissional destinado exclusivamente para atender as dificuldades de aprendizagem dos alunos e também auxiliar os professores com dificuldade no processo de ensino, que no caso seria o Psicopedagogo Institucional. No entanto, uma vez que ainda existem as dificuldades no funcionamento escolar.

Sobretudo a psicopedagogia, como, apoio podemos chamar deste forma essa disciplina que abrange de tantas outras formas, o avanço no processo de ensino-aprendizagem. Além de propiciar um maior conhecimento do papel do psicopedagogo e sua atuação, é de suma importância para o processo ensino e aprendizagem.

Os profissionais da educação encontram muitas dificuldades para lidar com os inúmeros problemas sócios-cognitivos que surgem“como por exemplo, na compreensão de novas habilidades”. Os educadores para solucionar ou minimizar essas situações resultam de forma reflexiva, sempre repensando a sua prática, conscientes de suas limitações e de seu poder transformador. Além disso faz-se necessária a participação da família, na escola, do aluno e de outros profissionais da educação ou de áreas afins.

Desta forma foi necessária, uma pesquisa bibliográfica afinco, com autores de concepções e ideais diferentes com intuito de encontrar respostas para a questão problema. Por isso os psicopedagogos unem-se em um só objetivo em prol de resolver ou reduzir as dificuldades encontradas no processo  de  ensino  aprendizagem.  Nesse  pressuposto  os  mesmos  lutam  em busca de se compreender o processo de absorção, de informações e construção de conhecimentos dos indivíduos em todas as fases da vida humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (194.3 Kb)   docx (57.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com