TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Pedagogo

Por:   •  30/10/2022  •  Dissertação  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

O papel do Pedagogo e suas diversas atuações

 Resumo

O texto consultado, aborda a função do pedagogo e as suas mais diversas atuações e campos. Pelo que se conhece da área, é difícil imaginar o amplo espaço e papel social do licenciado em pedagogia. É possível que esse profissional, atue em museus, hospitais, empresas, meios de comunicação e até em presídios, além da área habitual, que é o âmbito escolar.

Embora o curso de pedagogia apresente uma vasta gama de possibilidades de atuação, como visto acima, a função de pedagogo escolar, ainda é a de maior conhecimento e a que recebe mais egressos do curso de Pedagogia. É preciso o aprofundamento, até mesmo nos cursos de graduação, do papel do pedagogo em espaços não escolares, pois a educação está presente na vida do sujeito. Sendo assim, o profissional educador necessita desenvolver a atividade pedagógica múltipla no meio social.

A pedagogia é a área educativa que tem por finalidade, ensinar a teoria e a prática, estimular o aprimoramento do saber, ou seja, aplicar e disponibilizar para a sociedade o saber científico. O termo Pedagogia e o papel do educador surgiram na Grécia antiga e em Roma. Nesse período, seu papel era o de transmitir conhecimento; então, ao longo dos anos, sua função foi se aprimorando, chegando aos dias de hoje como especialista em conduzir conhecimentos e práticas educativas em contextos e ambientes variados.

Já no século XVI, a pedagogia é implementada pelos jesuítas de forma tradicional e conservadora (SAVIANE, 2008, p. 26). A partir do século XVIII iniciam-se as reformas educacionais, tanto nos ensinos primários quanto na formação de professores. Os jesuítas, questionados por seus métodos catequéticos são destituídos dos cargos de professores. Esse período é chamado de reforma pombalina, a qual substitui as ideias religiosas pelas ideias laicas e o Estado se torna detentor dos cuidados com a instrução escolar.

A partir da criação do Ministério da Educação, em 1930 e de um movimento denominado Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, acontece as regulamentações necessárias para Educação. Em 1930, é criado oficialmente o curso de Pedagogia, com intuito de uma educação para crianças nos anos iniciais. Já na década de 60, através do parecer CFE n.252/69, o curso é unificado, constituindo a Pedagogia como conhecemos atualmente, que tem duração de quatro anos e com as atividades práticas já inclusas no plano de formação. Após esse período, o egresso de Pedagogia, recebe o diploma de Licenciatura para o desempenho de atividades na escolarização dos anos iniciais e também disciplinas como matemática, geografia e estudos sociais no primeiro ciclo do ensino secundário.

Mas a Pedagogia não se atém apenas ao campo escolar, como mencionado acima. A Lei 5.540 de 1968, estabelece então, novos espaços de atuação, determinando que a formação desses profissionais, estão capacitados para exercer a docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas disciplinas de Pedagogia para a formação de professores, bem como no planejamento, na gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, assim como organização e desenvolvimento de programas não escolares (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005, p.5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com