TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do professor de crianças pequenas

Por:   •  25/4/2018  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Singularidades

Pós- Graduação: Investigação e Fazeres de crianças de 0 a 3 anos

Educando crianças de 0 a 3 anos – O papel do professor de crianças pequenas (Cisele Ortiz)

Neste módulo estudamos e conhecemos um pouco sobre o papel do educador desta faixa etária. Depois de ler o texto da revista Pátio pude refletir algumas coisas.

Hoje em dia quando falamos de crianças pequenas já associamos as creches, escolas e abrigos.  E logo discutimos como é desenvolvido este trabalho em relação aos cuidados e formação dos profissionais.

  Pois antigamente a única exigência era “gostar de criança” e que com o passar do tempo já começaram a ser exigidos outros atributos como: papel materno, o que em minha opinião está errado.

 E é um assunto discutido inúmeras vezes em diversas aulas e reuniões: “A escola tem o papel de ensinar e a família de educar.”

O que é ser um professor de criança pequena? Qual a sua importância? As crianças só brincam?  

É o que escutamos muitas vezes, mas os primeiros anos são os mais importantes para o desenvolvimento de uma criança, e o “brincar” é fundamental, brincar em todo canto e todo lugar, utilizar os espaços da escola com muita intimidade, aproveitando para desfrutar de todos os lugares que proporcionam um ambiente de brincadeira. E o papel do professor é observar, mediar, construir ambientes de brincadeiras, planejar ambiências e propostas desafiadoras a partir de suas observações, sempre levando em consideração que a repetição dos acontecimentos a que são habituados contribui para aumentar o sentimento de segurança.

Brincar é coisa séria, afinal, é nesse momento que a criança tem a oportunidade de se comunicar com o mundo, com o outro e também consigo mesma, estabelecendo relações e construindo conhecimento.

Nesta faixa etária a curiosidade e o encantamento são características que possibilitam o desenvolvimento dos bebês através dos sentidos. Devemos criar momentos e experiências que proporcionam novas e divertidas descobertas aos pequenos.

Pensar em propostas, que eles possam sentir as texturas, apertar, amassar, pisar.  Percebam sons e cores, ouçam histórias.

Desenvolvam os sentidos experimentando novos sabores, odores, pesos e formas. Criando espaços e desafios para se movimentar e conhecer o mundo.

O professor deve criar atividades e propostas que estimulem o desenvolvimento emocional, psicomotor e cognitivo da criança como por exemplo: a riqueza do ambiente, a diversidade de materiais, as preferencias e variadas possibilidades de experimentação.

Definitivamente, o importante é não ter limitações para explorar o mundo a sua volta.

Momentos de alimentação, higiene, cuidados e descanso também fazem parte da rotina dessas crianças e é assim que elas constroem e estreitam vínculos, durante estes cuidados o professor deve se aproximar com atenção e delicadeza principalmente nos primeiros meses de adaptação e acolhimento da criança e da família.

O acolhimento é feito o ano todo e a parceria com a familia é fundamental para o desenvolvimento e bem estar desta criança na escola ou creche.

É importante o acompanhamento desta família, anotar observações, se necessário uma educadora acompanha e a outra observa.

O acolher é entender a história desta família, suas necessidades e assim o vínculo acontece.

Aos poucos a rotina se estabelece, tendo como foco as necessidades e características da turma/famila/criança, sempre respeitando as particularidades de cada um, e cada dia constroem novas relações umas com as outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com