TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pedagogo Hospitalar

Por:   •  23/3/2022  •  Monografia  •  9.935 Palavras (40 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 40

[pic 1]

CENRO UNIVERSITÁRIO UNA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PEDAGOGIA

Joana D’arc da Silva

Yasmin Figueredo Xavier Carvalho

PEDAGOGIA HOSPITALAR:

A identidade do pedagogo em âmbito hospitalar

Betim

2019

Joana D’arc da Silva

Yasmin Figueredo Xavier Carvalho

PEDAGOGIA HOSPITALAR:

A identidade do pedagogo em âmbito hospitalar

Monografia apresentada à disciplina TCC Orientação I como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário UNA Betim.

Professor/a Orientador/a: Maria Graciela Procópio Lage Guerra

Betim

2019

AGRADECIMENTOS

"Até aqui o Senhor nos ajudou. ”

 

A caminho desta conquista vivemos muitas experiências, ampliamos nossa visão e conhecimento. Passamos por vários momentos que nos trouxeram até aqui, momentos que nos trouxe emoções lindas e assustadoras as vezes, proporcionando experiências singulares. O talento, a força de vontade e a persistência nos trouxe até aqui. Sabemos que daqui a diante haverá momentos nos quais as forças diminuirão, a energia faltará e que é peso será demais para nossos ombros, mas iremos suportar e vencer.

É maravilhoso olhar para trás e ver o caminho que trilhamos e até onde chegamos. Obrigada a todos que estiveram conosco nesse momento.

Agradeço a Deus, aos nossos pais e a todas a pessoas que fizeram parte desse momento.

É o início de uma longa jornada nos sentimos felizes por ter a companhia de vocês para todas as fases que ainda estão por vir! Espero fazer diferença na vida de outras pessoas assim como vocês fazem nas nossas.

RESUMO

A educação que se processa através do atendimento pedagógico hospitalar, difere do convencional, que ocorre no espaço escolar, e requer do pedagogo conhecimentos específicos devido as peculiaridades exigidas por seu oficio. Nesse sentido, levantou- se a seguinte problemática: Qual é a identidade do pedagogo atuante no ambiente hospitalar? Partindo dessa premissa foram estabelecidos os objetivos de pesquisa: Aprofundar os conceitos acerca do pedagogo hospitalar, como e quando surgiu esse profissional no Brasil; analisar o nível de escolarização que o pedagogo precisa ter para atuar na educação hospitalar e investigar como é realizado o atendimento pelo pedagogo hospitalar. Portanto, o presente estudo possui como foco analisar o papel do pedagogo e sua identidade como docente no ambiente hospitalar. Como metodologia foi realizado um levantamento bibliográfico ancorados nas teorias de Silva e Farago (2014), Matos, Mugiatti (2012), Amorim (2011), entre outros autores que explicam o fenômeno da pedagogia hospitalar, além disso, foi utilizado uma estratégia de cunho qualitativo, através de uma pesquisa exploratória em um hospital público localizado em Belo Horizonte – MG, onde foram coletadas as informações, por meio da observação durante a visita técnica, e uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos mostraram que, a identidade do educador hospitalar é construída tendo em vista sua formação inicial e continuada, além do exercício de seu ofício. Por assim ser, no hospital, o pedagogo cria sua identidade e toma ciência do seu papel, e de como ele é fundamental nesse espaço, pois somente esse profissional conseguirá realizar o acompanhamento pedagógico com maestria, uma vez que, esse docente possui conhecimentos específicos que o auxiliam no processo do desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos educandos enfermos, além de ajudá-los na recuperação do seu bem-estar mental, emocional, social e cognitivo, levando-o à superação de suas limitações e à descoberta de novos conhecimentos.

Palavras-chave: Pedagogia hospitalar; O papel do pedagogo hospitalar; Práticas pedagógicas; Formação do pedagogo; Identidade do pedagogo.        

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        6

2. A PEDAGOGIA HOSPITALAR NO BRASIL E A LEGISLAÇÃO        8

2.1. O PÚBLICO ALVO DA PEDAGOGIA HOSPITALAR        11

2.2. AS CLASSES HOSPITALARES E O ATENDIMENTO DOMICILIAR        11

3.  O PAPEL DO PEDAGOGO HOSPITALAR        15

3.1.  A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO HOSPITALAR        17

3.2. O PEDAGOGO HOSPITALAR E SUA FORMAÇÃO        19

4.        PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E ANÁLISE DE DADOS        22

4.1.        VISITA TÉCNICA        22

4.2.        COLETA DE DADOS        23

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        29



INTRODUÇÃO

O presente estudo faz uma análise do tema pedagogia hospitalar, considerando o fato de que essa modalidade vem ganhando espaço na sociedade, mostrou-se necessário aprofundar acerca desse tema, pois essa vertente assegura o direito à educação a crianças e adolescentes que em virtude de alguma enfermidade se vêm incapacitado de frequentar a escola regular.

Aprofundando um pouco acerca do eixo selecionado, visando entender o perfil do pedagogo que está atuando nessa área, analisando materiais referentes a essa profissão, buscando uma compreensão do assunto, por se tratar de uma área pouco conhecida e entender como se dá a formação desse profissional.

A pesquisa realizada parte dos seguintes objetivos: Analisar o papel do pedagogo e sua identidade como docente no ambiente hospitalar; aprofundar os conceitos acerca da pedagogia hospitalar, como e quando surgiu esse profissional no Brasil; analisar o nível de escolarização que o pedagogo precisa ter para atuar na educação hospitalar; investigar como é realizado o atendimento pelo pedagogo hospitalar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.2 Kb)   pdf (271.9 Kb)   docx (56.7 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com