TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA HOSPITALAR E A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Por:   •  25/10/2018  •  Abstract  •  4.815 Palavras (20 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS – FIP

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

ANDRÉ FARIAS SILVA

PEDAGOGIA HOSPITALAR E A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

PATOS – PB

2018.2

ANDRÉ FARIAS SILVA

PEDAGOGIA HOSPITALAR E A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

        

PATOS – PB

2018.2


ANDRÉ FARIAS SILVA

PEDAGOGIA HOSPITALAR E A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para obtenção do titulo de graduado em pedagogia pelas faculdades integradas de patos, FIP.

                                                Orientadora (a): Sara Lacerda Nobrega

PATOS – PB

2018.2

Em memoria de Aires Izidio de Sousa

Uma segunda mãe que a vida me deu, e me tirou antes de finalizar esse sonho, atribuo a ela grande parte desta conquista.

AGRADECIMENTOS

        Esta fase da minha vida é muito especial e não posso deixar de agradecer a Deus por toda força, ânimo e coragem que me ofereceu para ter alcançado minha meta, ele me cercou de pessoas iluminadas que me deram forças e apoio nos momentos mais difíceis desta caminhada.  

        À Universidade quero deixar uma palavra de gratidão por ter me recebido de braços abertos e com todas as condições que me proporcionaram dias de aprendizagem muito ricos.

        Aos professores reconheço um esforço gigante com muita paciência e sabedoria. Foram eles que me deram recursos e ferramentas para evoluir um pouco mais todos os dias em especial a professora Sineide Lacerda que plantou a ideia deste tema na minha cabeça ainda no 6° período do curso, um agradecimento enorme a professora Sara Lacerda Nobrega que abraçou o tema tão bem e sempre esteve a disposição para retirada de dúvida e orientação.

        A Murielly Alvez de Araujo, a pessoa mais querida que o curso me deu, uma amiga que tornou esse tempo na faculdade mais divertido e rápido, lhe desejo sucesso.

        É claro que não posso esquecer da minha família e amigos, porque foram eles que me incentivaram e inspiraram através de gestos e palavras a superar todas as dificuldades.

        A minha mãe que sempre lutou com a vida para me dar uma boa educação e bons conceitos éticos e respeito, todas as vezes que se sacrificou por mim não foi em vão, eu te amo mãe.

         Ao meu irmão que me apoiou e sempre esteve disposto a me ajudar quando pedi.

        A Jose Dariston Izidio de Souza que foi tantas coisas que não consigo descrever, sem ele esse caminho teria sido muito mais difícil, obrigado irmão de vida.

        A minha segunda mãe que não se faz mais presente nesse plano, sem ela esse caminho teria sido muito mais doloroso e difícil, a ela atribuo meu eterno carinho e afeto, obrigado mãe.

        A todas as pessoas que de uma alguma forma me ajudaram a acreditar em mim eu quero deixar um agradecimento eterno, porque sem elas não teria sido possível.

( em construção )

RESUMO

A presente monografia pretende mostrar a importância do trabalho do pedagogo n âmbito da pedagogia hospitalar, e a importância para as crianças em situação de internamento por motivos de saúde que se encontram impossibilitados de frequentar a sala de aula do ensino escolar. Este trabalho foi desenvolvido através de leituras de artigos e livros que ainda são é pouco escasso, então boa parte dele é baseado em relatos bibliográficos de autores envolvidos com a temática. Ainda foi necessário falar também da integração da equipe de trabalho da área da saúde com o pedagogo e a família para realização de uma educação humanizada. Utilizou-se da contribuição significativa de Libâneo, Kishimoto, Carvalho e da Constituição da República Federativa do Brasil para melhor compreensão da atuação pedagógica no ambiente hospitalar.

Palavras-chave: Pedagogia hospitalar. Classe hospitalar. Humanização. Educação.

ABSTRACT

The present monograph intends to show the importance of the work of the pedagogue in the field of hospital pedagogy, and the importance for the children in hospitalization due to health reasons that are unable to attend the school classroom. This work was developed through readings of articles and books that are still scarce, so much of it is based on bibliographical reports of authors involved with the subject. It was also necessary to talk about the integration of the health work team with the pedagogue and the family to carry out a humanized education. A significant contribution was made by Libâneo, Kishimoto, Carvalho and the Federal Republic of Brazil Constitution for a better understanding of the pedagogical performance in the hospital environment.

Keywords: Hospital pedagogy. Hospital class. Humanization. Education.

Sumário

1. INTRODUÇÃO        9

2. GENESE DA PEDAGOGIA        10

2.1 AS FACETAS DA PEDAGOGIA        10

2.1.1 PEDAGOGIA SOCIAL        12

2.1.2 PEDAGOGIA EMPRESARIAL        14

2.1.3 PEDGOGIA HOSPITALAR        15

3 BENEFICIOS DO LUDICO NA PEDAGOGIA HOSPITALAR        19

3.1 A CRIANÇA E A CULTURA LUDICA NO AMBIENTE HOSPTALAR        19

3.2 FORMAÇÃO LUDICA DO PEDAGOGO        20

3.2.1 ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA PROMOÇÃO Á SAÚDE        22

4 O BRINCAR E A BRINCADEIRA NO AMBIENTE HOSPITALAR        26

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (221.9 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com