TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Científico de Goethe

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.041 Palavras (29 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 29

O presente trabalho pretende apresentar o que é a Pedagogia Waldorf, concebida em 1919 e até hoje pouco conhecida no Brasil. A Pedagogia Waldorf foi apontada pela UNESCO como sendo o modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais. Além disso, atende plenamente ao objetivo do Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino do Ministério da Educação ao tratar a gestão democrática da escola, os materiais didático-pedagógicos e a formação do professor como fatores determinantes para a qualidade social da educação. Atualmente existem Escolas Waldorf espalhadas por todos os continentes, formando a rede educacional independente que mais cresce no mundo.

No Brasil as escolas waldorfs são representadas pela Federação das Escolas Waldorf no Brasil, fundada em 1998, com o objetivo de difundir e consolidar a Pedagogia Waldorf na sociedade brasileira.

As escolas, embora formem uma rede, são independentes entre si, cada uma é administrada pela sua comunidade de pais e professores,  visando formar futuros adultos livres, com pensamento critico e criativo, preparados para os desafios do seu tempo, ainda que seus pais e professores não saibam quais serão esses desafios a base na qual os alunos se desenvolvem pretende abarcar e dar ferramentas para que os egressos continuem aprendendo e principalmente inovando e criando novas realidades.

As escolas, pais e professores dessa Pedagogia enxergar nela uma possibilidade de formar seres humanos mais livres e felizes capazes de se realizarem na vida.

Introdução

Primeira Parte: Surgimento e bases filosóficas

Iniciaremos apresentando o criador do Pedagogia Waldorf, Rudolf Steiner e sua biografia depois iremos citar a influência do pensamento científico da Goethe no pensamento de Rudolf Steiner e consequentemente na Pedagogia Waldorf e por fim lançar o olhar sobre a base da Pedagogia Waldorf, a Antroposofia.

Segunda Parte:

Será feita uma apresentação dos princípios norteadores da Pedagogia Waldorf e a descrição de como tais princípios são realizados na prática de sala de aula.

Terceira Parte:

Observação de um jardim de infância waldorf.

  1. Breve Biografia de Rudolf Steiner 

Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro, do ano de mil oitocentos e sessenta e um, nasce em Kraljevec, Áutria/Hungria, Rudolf Steiner. Primeiro filho do ferroviário Joham, viveu nesta cidade até um ano e meio de idade. 
     Até os oito anos de idade, Steiner morou em Pottschach, Áustria. Uma cidade de natureza abundante. A família, de condições modestas, com mais um casal de filhos, morava no edifício da estação de trens, de onde Steiner convivia com a natureza e a tecnologia da época. 
     Seu pai, por força da profissão, foi transferido, novamente, para uma aldeia de Neudörfl, nos Alpes. O menino Rudolf Steiner desfrutava da natureza farta e da tranquilidade da infância. Nesta mesma cidade Steiner passou a freqüentar a escola, já que até esta idade seu pai se encarregou pessoalmente de sua educação devido uma briga com o professor. 
     Aos nove anos, quando entrou em contato com a geometria, Steiner ficou tão encantado, que dizia ter encontrado a felicidade pela primeira vez em sua vida.

A partir do décimo ano de vida, passou a freqüentar o Liceu em uma cidade próxima a de sua moradia chamada Wiener-Neustadt. No seu mundo matemático, em pouco tempo dominou sozinho cálculo integral, e por ser autodidata adquiriu outros conhecimentos na área da matemática como estatística e geometria descritiva, esta última a sua grande paixão. Reconhecido pelo Liceu por seus feitos como estudante, recebeu uma nota que jamais havia sido dada pela instituição. 

     Aproximadamente aos quatorze anos, passou a ler A Crítica da Razão Pura de Imanuel Kant durante as aulas que julgava entediantes, porém escondido do professor, claro. Estudou profundamente a filosofia kantiana, e continuou a desenvolver seus estudos pela matemática e ciências naturais. 

     Graduou-se no Liceu com uma nota exemplar, aos dezoito anos efetivou sua matricula na Escola Politécnica de Viena, aconselhado por seu pai.

Entre o término no Liceu e o começo dos estudos  na Escola Politécnica, Steiner prosseguiu estudando filosofia completando sua leitura sobre Kant e partindo para Fichte, Hegel e Schelling.

Por seu desempenho acadêmico, a partir de 1883 tornou-se responsável pela edição dos escritos científicos de Goethe na coleção Deutsche Nationalliteratur. Entre 1890 e 1897 trabalhou no Arquivo Schiller-Goethe na cidade de Weimar ficando responsável pela edição dos escritos científicos e pelo prólogo da primeira edição das Obras Científicas Completas de Johann Wolfgang von Goethe. Ali desenvolveu um grande interesse cognitivo e uma consequente atividade literário-filosófica.

Em 1894 Steiner lança sua obra A Filosofia da Liberdade na qual discorre sobre o homem, sua humanidade e a sua capacidade de pensamento.

             Após alguns anos, em Berlim, dedicou-se a atividade de conferencista e escritor com a finalidade de divulgar os resultados de sua pesquisa científico-espiritual, fazendo-as na Sociedade Teosófica e mais tarde na Sociedade Antroposófica (1913), esta última fundada por ele tendo como colaboradora Marie von Sievers, com quem se casaria em 1914, passando a se chamar Marie Steiner. 
     A partir desse momento Steiner passa escrever e a palestrar em vários países da Europa desenvolvendo novas áreas de atuação a medida que avança em seu trabalho e que lhe chegam perguntas e solicitações.

Em 30 de março de 1925, Rudolf Steiner, falece aos sessenta e quatro anos, em Dornach, Suíça, deixando extraordinárias contribuições em diversos campos da arte, medicina, farmacologia, agricultura, vida social, pedagogia, arquitetura e teologia, dentre outras.

2. Pensamento Científico de Goethe 


     Johann Wolfgang Goethe (1749-1832), tem uma obra literária de valor, tais como: O Sofrimento do Jovem Wether e Fausto, esta última que o consagrou como um dos maiores poetas e dramaturgos de todos os tempos. 
     Além de ser romancista e poeta, Goethe também foi um grande cientista e atuou em vários campos como a geologia, mineralogia, botânica e zoologia. Goethe via a natureza orgânica viva como uma totalidade e que estava diretamente ligada ao mundo espiritual não sendo apenas julgada como matéria em movimento. Seus estudos têm dois conceitos básicos: arquétipo e metamorfose. Os arquétipos são universais e ligados à natureza e a metamorfose desses princípios espirituais é que produzem as várias formas individuais encontradas no mundo. Ele utiliza esses conceitos como base para estabelecer a relação entre crânio e vértebras (o crânio como um desenvolvimento das vértebras):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (234.7 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com