TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Pedagógico

Por:   •  9/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 8

Pedagogia Inovadora

A pedagogia inovadora está relacionada com as práticas ou mudanças pedagógicas de acordo com o tempo e vários contextos com socioculturais, conjunturas económicas e politicas.

Quando falamos da inovação referimo-nos a renovação ou fazer de novo, mudar, introduzir uma novidade na legislação, nos costumes, na ciência ou na arte.

A inovação designa-se a mudança, novidade, renovação, dinamismo e é sustentado por Carbonell 2020. Hannan, Silver 2006. Neste contexto a inovação pedagógica é considerada como desenvolvimento de propostas pedagógicas que são demarcadas pelas novidades da sua constituição; tem relação com a construção de uma gestão inovadora na educação e com o compromisso da sociedade e das instituições educativas em desenvolver naturalmente propostas educativas, comprometidas com o processo de mudanças sociais, valorização de sujeito e das suas aprendizagens, e desenvolvimento do projeto educativo.

A conceção da inovação pedagógica deve ser considerada como necessidade iminente nos espaços educacionais, frente aos novos rumos da sociedade e educação (Zanchet e Cunha 2007).

Escola Nova (construtivismo)

A escola nova representava o mais rigoroso movimento da renovação da educação depois da criação da escola publica. A ideia de fundar o ato pedagógico na Acão, atividade da criança, já vinha se formando desde a escola alegre de Vitorino De feltre (1378-1446), seguindo pela pedagogia romântica e naturalista de Rousseau. Mas foi só no inicio do séc. XX que tomou forma concreta e teve consequências importantes sobre os sistemas educacionais e a mentalidade dos professores.

A teoria e a pratica escola nova se disseminaram em muitas partes do mundo, fruto certamente de uma renovação geral que valorizava a autoformação da atividade espontânea de criança. A teoria da escola nova propunha que a educação fosse ainda estimuladora da mudança social, e ao mesmo tempo, se transformasse porque a sociedade estava em mudança.

Adolpho Ferriere pioneiro da escola nova considerava que o impulso vital espiritual e a raiz da vida, fonte de toda atividade, e o dever da educação seria conservar e aumentar esse impulso de vida e também criticava a escola tradicional afirmando que ela avia substituído a alegria de viver pela inquietude, regozijo, pela gravidade, momento espontâneo pela imobilidade, arrizadas pelo silencio.

Segundo o norte-americano John Dewey (1859-1952) foi o primeiro a formular o novo ideal pedagógico afirmando que o ensino deveria dar-se pela ação (learning by doing) e não pela instrução. Para ele a educação continuamente reconstruia a experiencia concreta, ativa, produtiva de cada um.

Para Dewey a experiencia concreta da vida se apresenta sempre diante de problemas que a educação poderia ajudar a resolver. Segundo ele a uma escala do ato de pensar, que ocorrem diante de algum problema. Portanto o problema nos faria pensar.

  1ª). Uma necessidade sentida;

  2ª). A analise da dificuldade;

  3ª). As alternativas de solução de problema;

  4ª). A experimentação de varias soluções, até que o teste mental aprove uma delas

  5ª). A ação como a prova final para a solução proposta, que deve ser verificado de maneira cientifica.

Segundo ele a educação era essencialmente processo e não produto; um processo de reconstrução e reconstituição da experiencia, um processo de melhoria permanente da eficiência individual.

 O objetivo da educação encontra-se no próprio processo, o fim dela estaria nela mesma, não teria fim ulterior para ser atingido. A educação se confundiria com o próprio processo de viver.

E uma teoria da aprendizagem, também entendida como uma corrente pedagógica que tem como principal Foco o entendimento da obtenção da aprendizagem relacionado com a interação do individuo com o meio.

Segundo Piaget (1896-1940) Discípulo e colaborador de Claparéde, investigou sobre tudo a natureza do desenvolvimento da inteligência da criança.

Piaget propôs métodos da observação para educação da criança. Dai a necessidade de uma pedagogia experimental que colocasse claramente como a criança organiza o real. Criticou a escola tradicional que ensina a copiar e não a pensar. Para obter bons o professor devia respeitar as leis e as etapas do desenvolvimento da criança.

 O objetivo da educação não deveria se repetir ou conservar verdades acabadas mais, aprender por se próprio a conquista da verdade.

Maria Montessori (1870-1852) transpôs para as crianças normais seu método de recuperação de crianças deficientes. Para pré-escola, construiu uma enorme quantidade de jogos e materiais pedagógicos que, com algumas variações são ainda hoje utilizados.

 Pela primeira vez na Historia da educação construiu-se um ambiente escolar com objetos pequenos para que as crianças tivessem pleno domínio deles: Mesas, cadeiras, estantes etc…

 Com esses materiais concretos montessori conseguiu fazer com que as crianças pelo tattoo, pela pressão, pudessem distinguir as cores, as formas dos objetos, os espaços, os ruídos a solidez.

Montessori explorou técnicas completamente novas, como lição do silêncio, que ensina a dominar a fala, e a lição da obscuridade para educar as precessões auditivas.

 

Pensamentos Pedagógicos

Pensamento Pedagógicos Socialista

O Pensamento pedagógico socialista formou-se no seio do movimento popular pela democratização do ensino. A esse movimento se associaram alguns intelectuais comprometidos com essa causa popular e com a transformação social. A concepção socialista da educação se opõem a concepção burguesa. Ela propõe uma educação igual para todos.

Carl Marx

Os princípios de uma educação publica socialista foram enunciados por Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895) e desenvolvidos entre outros, por Vladimir Ilich Lênin (1870-1924) e E. Pistrak. Marx e Engels nunca realizaram uma analise sistemática da escola e da educação. Suas ideias a esse respeito encontram-se disseminadas ao longo de vários dos seus trabalhos.

Marx e Engels, em seu manifesto do partido comunista, escrito entre (1847-1848) defendem a educação publica e gratuita para todas as crianças, baseada nos seguintes princípios:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com