TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento da Prática Docente

Por:   •  28/5/2022  •  Bibliografia  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Disciplina: Ensino da Matemática I

Profª.: Claudianny Amorim Noronha / Monitora: Allana Tamires A. da Silva

Alunas (os):

Oficina “O SND e as operações com Números Naturais” (Até 4 alunos – 6 pts.)

Etapa I: Conhecendo um pouco dos antigos sistemas de numeração

Objetivo: analisar as características dos sistemas de numeração adotados por algumas civilizações antigas e comparar a relação destas com as características do SND ou Sistema de numeração indo-arábico.

1.1. Analise as características do Sistema de Numeração egípcio e informe qual número está representado a seguir

a) [pic 1]                c) [pic 2]

b) [pic 3]                d) [pic 4]

1.2. As anotações de um arqueólogo ficaram borradas por algumas gotas de água, após uma intensa chuva. Descubra os símbolos que estão borrados.

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

1.3. Quais as principais características do sistema de numeração egípcio? Quais das características do sistema de numeração egípcio se assemelham ao sistema de numeração indo-arábico?

Etapa II: Características do Sistema de Numeração Decimal (SND) ou indo-arábico

Objetivo: compreender as características no SND a partir do uso do ábaco.

Com base nas informações/orientações sobre o ábaco, seu uso e construção, construa (opcional) o seu próprio ábaco, considerando que:

  • O material pode ser construído com sucata e, portanto, você não precisa que a escola disponha de ábacos para utilizá-lo no ensino;
  • Os alunos podem colaborar com a construção, coletando o material (sucata) e levando para a construção do seu próprio ábaco;
  • Você pode construir o material mais adequado a sua necessidade, forma de manipulação (como demonstrativo para o professor, para manuseio em grupo, para uso individual do aluno em sua carteira escolar);
  • A manipulação de quantidades e representação no ábaco, em diferentes tipos de atividades, é importante para que o aluno possa ampliar seu conhecimento sobre número, compreender as características do SND e das operações aritméticas (adição, subtração, multiplicação e divisão) com números naturais e racionais.

2.1 Com o seu ábaco em mãos, represente as seguintes quantidades e depois informe a quantidade representada no ábaco desenhado ao lado:

a) 9   [pic 8]

b) Que modificação sofrerá o número 9 se acrescentarmos 1 unidade? Explique e represente no ábaco a seguir.

[pic 9]

c) Que modificação sofrerá o número se acrescentarmos 5 unidades a quantidade representada na questão “b”? Explique e represente no ábaco a seguir.

[pic 10]

d) Que modificação sofrerá o número se acrescentarmos 9 dezenas a quantidade representada na questão “c”? Explique e represente no ábaco a seguir.

[pic 11]

2.2. Adicione o número 1437 ao número representado no ábaco abaixo. Explique as trocas ocorridas entre as ordens numéricas (unidade, dezena, centena e unidade de milhar) e informe o resultado.

[pic 12]

UM    C    D     U

2.3. Observe o número registrado no ábaco:[pic 13]

                                                                

                                                                                  C      D      U

a) Agora distribua esta quantidade igualmente por três ábacos que, inicialmente, estão vazios. Explique as trocas ocorridas entre as ordens numéricas (unidade, dezena, centena e unidade de milhar) e represente o resultado nos ábacos a seguir.

[pic 14][pic 15][pic 16]

                   C      D      U                             C      D      U                        C      D      U

2.4. Adicione as parcelas a e b, representadas com o material dourado. Explique as trocas ocorridas entre as ordens numéricas (unidade, dezena, centena e unidade de milhar).

[pic 17]

a.

[pic 18]

                                                

b.

2.5. Conheça o Jogo “Nunca 10”.[pic 19]

a) Jogue num grupo de dois ou mais colegas e analise o processo de jogo. Caso tenha dúvidas, observe a experiência de uma professora dos anos iniciais no vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=uyD93xqdRl8. Explique quais características do SND podem ser observadas a partir do jogo.

b) Já existe uma versão diferenciada do jogo “Nunca Dez” que está disponível em http://www.educacaodinamica.com.br/ed/views/game_educativo.php?id=1. Indique outra versão do jogo para explorar conteúdos matemáticos.

Etapa III: Refletindo sobre o processo de ensino e aprendizagem

3.1. Observando a dificuldade de alguns alunos para compreender certos conceitos e/ou processos matemáticos, a professora procurou um Educador Matemático para detectar quais as dificuldades de seus alunos e decidir sobre quais procedimento ela deveria adotar para lidar com essas dificuldades. Então, alguns testes foram aplicados pelo pesquisador. Os testes e as respostas dadas pelos estudantes estão dispostos a seguir. Analise estas situações e indique, para cada uma delas, a dificuldade apresentada pelo aluno e sugestões procedimentais para a professora, visando a aprendizagem dos estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (370.7 Kb)   docx (200.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com