TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O planejamento da prática docente

Por:   •  28/6/2017  •  Resenha  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  1.150 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CCE

DEPARTAMENTO DE MET E TEC DE ENSINO/CCE

PROFESSORA: MARIA NORANEIDE RODRIGUES DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: DIDATICA

RESUMO CAPÍTULO QUATRO

ISABEL MARIANA BARBOSA MORAES

                                                       TERESINA

2017

O planejamento da prática docente

O texto aborda que a profissão de Educar envolve muita organização o planejamento que envolve a didática e a pedagogia. No decorrer do capítulo ele aborda principalmente essa questão da organização fazendo indagações sobre  , experiências ,planejamento e de como Isto é posto em prática no âmbito escolar e altura faz um parágrafo questionando todo o significado de organização e planejamento , e se existe algo relacionado aos mesmos. Então cita que os pontos principais dos planos de Ensino que  envolve objetivos ,conteúdos ,metodologia ,recursos e  que devem não ser praticados apenas em sala de aula mas também nos outros ambientes escolares. Em momento A autora cita que existe nas escolas as semanas pedagógicas que são a semana onde os professores fazem o planejamento do ano inteiro e organizam o assunto a ser ministrado porém de acordo com alguns relatos, os professores resistem em fazer esta “tarefa” pois muitas vezes esse planejamento é repetido e serve apenas para a escola tem uma base do que será ministrado pelo professor.  Um dos relatos cita também que os professores acham necessário este planejamento pois acreditam que tudo o que fazemos necessita de um.

Os professores brasileiros têm uma maior resistência em decorrência do tempo da ditadura militar onde o principal método de ensino era tecnicista que era um planejamento padronizado e que controlava o trabalho do professor, o que gerou práticas docentes individualistas fragmentadas e visadas a repetição.  com o passar dos anos a melhoria política favoreceu a volta da escola classicista que denunciava o caráter alienador da prática ditadora. Com passar dos  anos , a prática tecnicista foi reconfigurada com a ajuda da globalização e do neoliberalismo o  contribuiu também para a precarização do trabalho.

Autora retorna com o questionamento do significado de planejamento que ela  como uma ação reflexiva viva e contínua , que pode sofrer alterações para se adequar aos​ nossos objetivos e cita que o caráter participativo mobiliza toda a comunidade escolar, que é um dos pontos de planejamento que  com outras palavras é um  processo coletivo  de construção de ideias e práticas. Os professores se organizam de acordo com o tempo que eles tem disponível. Então , os planos de ensino são divididos em : objetivos, conteúdos , metodologias ,recursos didáticos e avaliação como já foi citado anteriormente , onde o objetivo diz respeito aos   propósitos da nossa ação. Já os conteúdos são considerados o alicerce e o fundamento que guia a prática pedagógica e a metodologia é como esse conteúdo seria ensinado. Já os recursos são os instrumentos utilizados na passagem do conteúdo de forma metódica. E por fim , a avaliação se faz necessário pois é um elemento construtivo plano do plano de ensino, Pois é nela que se verifica o êxito da aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com