TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfolio Corpo e Movimento

Por:   •  24/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Brincar é essencial na Infância onde a criança estabelece uma relação entre brincar e aprender, o que pode tornar o processo de aprendizagem muito prazeroso e muito enriquecedor. Através de jogos e brincadeiras , o aluno interage e socializa com outros alunos.

Para Kishimoto ( 2008, p 96 ) “ As crianças ficam mais motivadas a usar a inteligência , pois querem jogar bem ; sendo assim esforçam – se para superar obstáculos , tanto cognitivos quanto emocionais . Estando mais motivadas durante o jogo , ficam mais ativas mentalmente”.

De acordo com Piaget , citado por Kishimoto ( 2000) “ Os Jogos não são apenas uma forma de divertimento , mas são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual “.  A criança necessita brincar , criar , inventar e reinventar para se manter  conectada com o mundo em sua volta.

O Professor quando vai trabalhar com jogos e brincadeiras como recurso pedagógico deve planejar a sua aplicação , para poder desafiar seus alunos e abrir sua mente para descobertas , permitindo que o jogo não seja visto apenas como uma diversão , mas como algo que estimule o aprendizado . O papel  do educador é observar e coletar informações sobre as brincadeiras para que possa enriquer essas brincadeiras  em outras oportunidades . Teixeira , ( 2010 , p.66 ) ressalta que :

                                 A intervenção do educador durante as brincadeiras realizadas pelas crianças nas instituições escolares é de suma importância , mesmo que seja no brincar espontâneo. O professor deve oferecer materiais , espaços e tempos adequados para que a brincadeira ocorra em sua essência .

Os Professores não podem conduzir o processo de ensino e aprendizagem utilizando somente aulas tradicionais , mecânicas , pressas nos livros didáticos e na lousa. As aulas precisam ser dinâmicas de modo que estimule o interesse e a participação de seus alunos , dai a necessidade do professor estar em busca progressiva de sua formação , para ter acesso a novas informações adquirindo metodologias mais adequadas para aqueles alunos.

Paulo Freire alerta sobre os professores que não se formam continuamente .

O professor que não leve a sério sua formação , que não estude que não se esforce para estar á altura de sua tarefa não tem força moral para coordenar as atividades de sua classe. Isso não significa , porém que a opção e a prática democrática do professor sejam determinadas por sua competência científica . Há professores cientificamente preparados , mas autoritários a toda prova . O que quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor. (FREIRE , 2015 . p. 89 e 90 ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (23.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com