TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfolio professor Mediador

Por:   •  25/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  928 Visualizações

Página 1 de 3

Aspecto Socioemocional

         A aluna Yasmin, é uma criança que conversa pouco e costuma se isolar na presença de seus amigos de classe. Demonstra interesse em folear revistas e encartes que possuam produtos de beleza e cosméticos. Não desenvolveu hábitos e atitudes de socialização por vontade própria, mas costuma demonstrar afeto por pessoas próximas e que a façam se sentir segura e confortável.
        Buscando facilitar a socialização, introduzimos algumas atividades para que a Yasmin interaja com os demais colegas de classe, porém algumas tentativas despertaram um certo desconforto e agitação na mesma. Na sala regular, Yasmin costuma ser rotineira e demonstra insatisfação ao ser contrariada.
         Nas atividades individuais, a Yasmin apresentou um excelente desenvolvimento executando com habilidade e rapidez grande parte das atividades propostas.
        A aluna apresenta um bom hábito higiênico e consegue demonstrar suas necessidades, como por exemplo: ir ao banheiro, beber água, etc.
        Outro ponto observado: A aluna apresenta certa resistência a barulhos e ruídos, incluindo músicas infantis e didáticas. Costuma revidar quando é incomodada ou irritada. A aluna costuma agir de forma isolada durante os intervalos, correndo pela escola querendo que a Mediadora vá atrás.
         Não costumava apresentar dificuldades em ir para a sala de recursos, porém após a mudança da professora não teve uma boa adaptação, apresentando grande resistência em fazer seu atendimento, principalmente em executar as atividades propostas, reagindo sempre com gritos e choros.
        Quando levada à sala de aula em suas fugas, mostrava força e descontentamento em voltar à sala, mas em alguns minutos se acalmava e voltava com tranquilidade.

[pic 1]

Aspectos Psicomotores

         As funções motoras grossa e fina, são bem desenvolvidas, consegue segurar o lápis com firmeza na mão direita. Esquematiza formas e objetos de acordo com o tamanho, executa com grande precisão os traços durante as atividades, se locomove de forma ágil e sem apresentar dificuldades, tem equilíbrio e postura correta.
        Quando é proposta uma atividade de recorte e colagem, tem bom desempenho na colagem mas seu corte ainda não é perfeito, apresenta desempenho regular.  Encaixa peças de jogos, como quebra cabeça, jogo da memória, dominó, etc. Tem boa noção espacial, se reconhece através do espelho e consegue identificar partes do seu corpo.


Aspectos Cognitivos

         A aluna Yasmin, identifica todas as letras do alfabeto, inclusive as que compõe o seu nome, está num nível pré-silábico e faz associação de palavras à figuras. Consegue desenhar e pintar com autonomia, reconhecendo as cores primárias e secundárias.
Identifica os números de 1 a 10, associando alguns a sua quantidade. Identifica também figuras geométricas.
        Durante as aulas, busquei atividades que atraíssem a atenção da Yasmin, sempre usando materiais como: tintas, cola coloridas, papéis de diferentes cores e texturas, etc. As atividades eram direcionadas à caligrafia, reconhecimento e identificação do que estivesse sendo trabalhado pela professora da sala regular, visto que a Aluna não apresentava nenhum tipo de dificuldade na execução das tarefas sem necessidade de adaptação por parte do Mediador. Às vezes apresentava resistência e desinteresse nas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (326.9 Kb)   docx (302.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com