TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Corporeidade e Inclusão

Por:   •  17/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.802 Palavras (16 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Cláudia Maria Nunes Machado – RU 774322 – Turma 2012/05

                                                                                 

PORTFÓLIO – UTA CORPOREIDADE E INCLUSÃO.

MONTENEGRO

2013


CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Cláudia Maria Nunes Machado – RU 774322 – Turma 2012/05

PORTFÓLIO – UTA CORPOREIDADE E INCLUSÃO.

Trabalho apresentado a UTA: Corporeidade e Inclusão, no Curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutora: Elis Júlia Floss

Pólo de Apoio Presencial: Montenegro

MONTENEGRO

2013


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 A EDUCAÇÃO FÍSICA E O ESPORTE NA ESCOLA........................................... 04

3 LIBRAS.................................................................................................................. 05

4 FUNDAMENTOS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL ................................................06

5 PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO ESPECIAL ................ 09

5.1 ANÁLISES DOS DADOS COLETADOS.............................................................10

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 13

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 14

1. INTRODUÇÃO

Portfólio desenvolvido segundo a UTA Corporeidade e Inclusão. Serão abordadas neste trabalho as informações obtidas nas pesquisas referentes às disciplinas: A Educação Física e o Esporte na Escola de Silvia Christina Madrid Finck, Libras de Maria Auxiliadora Baggio e Maria da Graça Casa Nova, Fundamentos para Educação Especial de Sueli Fernandes e Pesquisa e Prática Profissional – Educação Especial de Regiane Banzzatto Bergamo.

 Sobre o livro A Educação Física e o Esporte na Escola, cotidiano, saberes e formação de Silvia Cristina Madrid Finck, abordarei a questão número dois (2), estabelecido pelo roteiro de pesquisa no qual foi realizada uma entrevista com professores e equipe pedagógica em uma escola para comparar as opiniões e contextualizar sobre a importância do esporte no ambiente escolar e sua influência na prática pedagógica.

 O livro Libras de Maria Auxiliadora Baggio foi esquematizado o conteúdo teórico do capítulo um (1), ressaltando o conceito-chave e fiz um breve comentário sobre alguns conceitos.

           Utilizando o livro Fundamentos para Educação Especial de Sueli Fernandes a questão da página 221 que foi mencionado sobre a realidade inclusiva da escola pesquisada, os recursos utilizados, o comprometimento dos professores mediante esta realidade e a relação entre a escola especial e a escola regular.

A Pesquisa e Prática Profissional – Educação Especial na qual entrevistei cinco professores sobre ensino e pesquisa, sua contribuição enquanto princípio educativo na prática pedagógica, suas concepções sobre a utilização de materiais didáticos em sala de aula, salientando a sua importância. Como esses materiais didáticos são usados em sala de aula, pesquisei uma instituição de ensino fundamental, analisei seus materiais da disciplina que são mais utilizados, sobre as necessidades de adaptações de materiais didáticos diante de necessidades educacionais especiais.

 O Objetivo do trabalho é que sirva para nós estudantes de pedagogia como fonte de pesquisa para desenvolvimento de trabalhos com os desafios que o professor enfrenta em sala de aula com as diferenças de aprendizado de cada aluno. 

         

2. A EDUCAÇÃO FÍSICA E O ESPORTE NA ESCOLA, cotidiano saberes e formação.
           Atividade Aplicada Prática: Questão dois (2) do roteiro de pesquisa.
          Faça uma entrevista com professores e equipe pedagógica, de uma escola de sua região, conforme o roteiro das perguntas a serem respondidas.  

 Para esses profissionais, quais são as possibilidades educacionais e pedagógicas aplicáveis na formação dos alunos de hoje.  

          Quais argumentos você apresenta a favor do esporte no desenvolvimento da criança/adolescente?
       Descreva como os meios de comunicação influenciam a prática do esporte.
      O professor tem por objetivo tornar o ensino - aprendizagem motivadora, dinâmica, interativa, potencializando as habilidades do aluno individuais do aluno dentro do currículo. Ele reconhece que o aluno de hoje traz expectativas e conhecimentos dentro de suas vivências, o currículo para o professor primeiramente a função de fazer esse aluno associar currículo x cotidiano, porém quando o mesmo apresenta dificuldades no processo de ensino – aprendizagem e o professor não conseguem estimulá-lo e alcançar resultados, ele precisa de um apoio profissional de outras áreas.

Na questão do esporte no ambiente escolar é estimulante, pois promove várias habilidades motoras trazendo como objetivo o equilíbrio e a saúde do corpo, a aptidão física para a ação e o desenvolvimento dos valores morais, sistematizando em se exercitar, treinar e aperfeiçoar, agindo com a intenção principal que anima as atividades físicas, ela se desdobra em exercícios educativos propriamente ditos.
          A mídia tem uma influência muito significativa em relação ao esporte, pois ela incentiva muito a prática da mesma mostrando competições estimulantes incentivando assim as crianças e os adolescentes a terem uma prática de esporte ativa, incluindo em seu cotidiano um esporte regularmente, fazendo com que melhore seu condicionamento físico, sua saúde e consequentemente ativa sua memória para um melhor aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com