TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador II

Por:   •  21/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.568 Palavras (11 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]


[pic 2]


SUMÁRIO

1. PRÉ-PROJETO        5

1.1 Identificação        5

1.2 Introdução        5

1.3Justificativa        6

1.4 Problema        8

1.5 Referências        9

2. ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA        11

1. PRÉ-PROJETO

1.1 Identificação

Liege De Souza Côrtes – 2373589406

Curso: Pedagogia

Polo: Belo Horizonte (MG)

Unidade: 2

1.2 Introdução

Uma das finalidades da escola é a garantia do acesso, permanência e uma educação de qualidade a todos os alunos. No entanto, o acesso à escola e à educação de qualidade bem como a permanência em uma instituição de ensino sem que haja nenhum tipo de discriminação ainda não faz parte da realidade de centenas de crianças e adolescentes brasileiros, principalmente, daqueles que apresentam alguma necessidade educacional especial, seja ela física ou mental.

Embora o direito à educação esteja assegurado no artigo 206 da Constituição da

República Federativa do Brasil de 1988, na Lei 9.394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), bem como na Lei 8.069/90 que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ele ainda não é plenamente exercido.

Assim, pode-se dizer que um dos maiores desafios da escola é uma educação de qualidade, levando em conta a participação e a democracia, pois é necessário promover uma mudança educacional e social que abandone práticas individualistas e estimule ações coletivas pautadas na legislação vigente, ou seja, garantido a educação de qualidade para todos.

Evidentemente, que o primeiro contato com uma criança portadora de Necessidades Educacionais Especiais – NEE, especialmente, a necessidade educacional especial intelectual, causa certo estranhamento ao professor, pois há um desconforto nessa chegada devido ao desconhecimento. Porém, quando o professor começa a conhecer e entender que ele tem possibilidades de apoio, como uma orientação pedagógica eficiente e eficaz, voltada para atividades práticas e lúdicas, os professores passam a encarar a situação com mais tranquilidade.

No que tange aos alunos portadores de necessidade educacional especial intelectual uma alternativa que poderá estimular a aprendizagem é a utilização de atividades lúdicas no desenvolvimento dos conteúdos curriculares.  

Neste contexto, o presente Projeto Integrador objetiva estimular a adoção de atividades práticas e lúdicas para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares nas salas de aula com alunos portadores de necessidade educacional especial intelectual, visando não somente facilitar a aprendizagem por parte do aluno com a necessidade mencionada, mas também motivar a todos os alunos, levando-os a uma aprendizagem significativa e prazerosa.

Com base nesse objetivo, o presente Projeto Integrador buscará, para a sua escrita, por fontes bibliográficas em banco de dados eletrônicos, além de pesquisas e livros que discorrem sobre a temática em questão.

1.3Justificativa

No que se refere à aprendizagem e integração à sociedade da criança com necessidade educacional especial intelectual, Falconi e Silva (2008) salientam que quanto mais cedo são identificadas essas necessidades mais fácil torna-se para a criança se integrar ao meio em que vive de maneira harmônica e saudável e isso “[...] requer um trabalho sistemático acima de diferentes estratégias e adequações de materiais” (FALCONI e SILVA, 2008, p.19).

Deste modo, apontam as seguintes estratégias que o professor poderá analisar em sua prática diária visando o desenvolvimento da aprendizagem significativa com aluno que apresenta necessidade educacional especial intelectual.

- Utilização de jogos, que segundo Vygotsky estimula a aprendizagem uma vez que interfere no desenvolvimento cognitivo que resulta da interação entre os envolvidos nos jogos. Neste sentido, Falconi e Silva (2008, p.19) reforçam que “o jogo e o brincar fazem parte do ser humano em toda e qualquer idade, são fundamentais para o desenvolvimento, pois estimulam construção de conhecimento através de aprendizagem significativa”.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (248.7 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com