TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Interdisciplinar

Por:   •  21/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

1. DADOS DO PROJETO

1.1 Nome do autor: Ariane Curvelo Herculano

1.2 Tema: Meio Ambiente

1.3 Título: Relação entre o ser humano e meio natural que o cerca

1.4 Público-alvo: Esse projeto será produzido juntamente com os alunos do 5º ano da Escola Estadual Profº Francisco Lourenço de Melo, localizada em um bairro na cidade de Rio Grande da Serra, esta escola têm crianças desde as que moram em regiões mais afastadas consideradas de baixa renda, até crianças consideradas de classe média, porém isso não possui muita influência no contexto escolar, nem na evolução deste projeto. A escola possui duas classes de 5º ano e ambas participarão na desse projeto.

1.4 Disciplinas e conteúdos envolvidos: As disciplinas integradas a realização deste projeto são: português, matemática, artes, história e ciências.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivos gerais

Proporcionar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental conscientização quanto ao meio ambiente que os cerca, desenvolvendo o conhecimento e reflexão sobre a destruição que tem ocorrido no meio ambiente, a preservação que podemos ter e o desenvolvimento sustentável como modelo a ser praticado.

2.2 Objetivos específicos

• Pesquisar a história do Meio ambiente (história)

• Pesquisar o crescimento do desmatamento e consequências para os seres vivos (história)

• Realizar gráficos e tabelas mostrando em números o desmatamento, reciclagem de lixos e reaproveitamento de materiais (matemática)

• Reconhecer atitudes inadequadas para o meio ambiente (ciências)

• Reconhecer os cuidados necessários com o meio ambiente para promover qualidade de vida (ciências)

• Sensibilizar de forma lúdica quanto ao uso sustentável dos recursos naturais e objetos recicláveis (artes)

• Conscientizar quanto ao uso adequado de matérias primas como a reciclagem (artes)

• Elaborar textos reflexivos quanto ao cuidado com o meio ambiente (português)

• Apresentar trabalhos sobre questões do meio ambiente para toda a escola (todas)

3. PRODUTO FINAL

Será feito uma exposição com os trabalhos realizados, para ser apresentado as demais classes da escola, chamada de “feira do meio ambiente”, para que as outras crianças possam ter contato com tudo que foi aprendido pelas classes de 5º ano. Esse trabalho será realizado no decorrer de todo o bimestre, sendo dedicado uma aula por semana de cada matéria participante para elaboração desse projeto, através de pesquisas em sites, livros e revistas, participação dos professores na exposição de conteúdo específico, elaborando trabalhos para serem apresentados a toda escola.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

Esse projeto tem como objetivo a integração de diferentes conhecimentos sobre o mesmo assunto para dar sentido amplo sobre os conceitos específicos, compartilhando ideias que façam os alunos pensar em uma interligação entre as disciplinas de conhecimento com assuntos relacionados ao seu cotidiano, como o meio ambiente. Para Japiassu, trabalhar a interdisciplinaridade não significa negar as especialidades e a objetividade de cada área do conhecimento, nem anular as disciplinas, a interdisciplinaridade se caracteriza “pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, no interior de um projeto específico de pesquisa” (JAPIASSU, 1976, P. 74)

Pode-se entender que a interdisciplinaridade se caracteriza pelo grau de interação das disciplinas dentro de um mesmo projeto, e como resultado o projeto será interativo e cada matéria será enriquecida, segundo Japiassu 1976, p. 74.

A colaboração entre as diversas disciplinas ou entre os setores heterogêneos de uma mesma ciência conduz a interações propriamente ditas, isto é, existe certa reciprocidade nos intercâmbios, de tal forma que, no final do processo interativo, cada disciplina saia enriquecida.

Pensando nisso, foi criado o Projeto “feira do Meio Ambiente”, onde é possível unir as especificidades de cada matéria em um único tema, a fim de produzir saberes, reflexões e aprendizado aos alunos de 5º do Ensino Fundamental de forma completa.

O tema proposto, meio ambiente, veio de encontro com o fato de ser um assunto atual, importante e necessário, pois o homem faz parte desse meio ambiente, por isso precisa cuidar e preservar para as próximas gerações, mas como cuidar sem conhecer corretamente os fatores que o cercam?

O objetivo principal é ampliar nos alunos percepções acerca da conservação do meio ambiente e promover experiencias relevantes para o desenvolvimento em diversas áreas do saber. Trabalhar com esse tema é uma forma de contribuir para a formação de crianças enquanto cidadãos conscientes, para que se tornem aptos a decidir e atuar gradativamente de modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade.

É importante fazer com que as crianças discutam os fenômenos que as cercam, levando-as a estruturar esses conhecimentos e a construir, com seu referencial lógico significados dessa parte da realidade. Por isso, devemos trabalhar com problemas físicos que os alunos possam discutir e propor soluções compatíveis com seu desenvolvimento e sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com