TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Leitura

Por:   •  17/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

TÍTULO DO PROJETO

NOME:   RA:

POLO

ANO

NOME: RA:

TÍTULO DO PROJETO

Trabalho de intervenção pedagógica, realizado da disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da Instituição Universidade Paulista – UNIP.

Polo

ANO

Sumário

  1. Tema
  2. Situação Problema
  3. Justificativa e Embasamento Teórico
  4. Público-Alvo
  5. Objetivos
  6. Percurso Metodológico
  7. Recursos
  8. Cronograma
  9. Avaliação e Produto Final
  10. Referências Bibliográficas

  1. Tema

  1. Situação Problema

A leitura na vida da criança tem o poder de desenvolver a inteligência humana, a capacidade crítica, portanto deve tornar-se parte da sua vida diária desenvolvendo assim a criatividade relacionada a ela, o próprio ambiente onde vive e o ambiente externo. Ler oferece a descoberta de um mundo novo e fascinante. Portanto deve-se mostrar as crianças a leitura de uma forma diferente e atraente para que possam ter uma visão agradável da leitura para que se torne um hábito que ela adicionará a sua vida sem ser considerado algo obrigatório e chato.

Percebemos que a realidade atual afasta nossas crianças cada vez mais do hábito de leitura. Principalmente com o avanço das tecnologias como: celulares, computadores, videogames, televisão e a falta de incentivo dos pais vem ocasionando pouco interesse das crianças pela leitura. Como resultado vemos as dificuldades que são obvias na escola: vocabulário instável, informal, erros ortográficos, pouca compreensão onde o conhecimento se limita ao que é estudado na escola.

A escola desempenha papel importante no processo de aprendizagem da leitura dos alunos e deve motivá-los a prática  da leitura oferecendo projetos de leitura que sejam satisfatórios relacionando a leitura com a escola e a vida social do aluno. Dessa forma o aluno vai ter um subsidio para que o seu desenvolvimento como leitor seja de qualidade.

Como parte básica da formação do aluno em leitura, a escola deve ter uma estrutura de qualidade, livros em bom estado que sejam atuais, contando com uma infraestrutura solida, um ambiente bem planejado e uma biblioteca conservada.

Além disso, o incentivo da família é imprescindível para que o habito da leitura seja praticado desde cedo, mesmo que a criança não saiba ler e podem contribuir  apresentando livros ilustrativos, contando histórias para dormir e cantando canções de ninar e etc.

  1. Justificativa e Embasamento Teórico

Percebendo que o hábito da leitura está sendo cada vez menos frequente e que este é de extrema importância para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças, faz-se necessário que o ato de ler seja inserido no cotidiano das crianças pois é nesse período que elas estão na fase das curiosidades e descobertas. Sendo assim, antes delas serem alfabetizadas e aprenderem a identificar as letras subtende-se  que já chegam na escola com uma leitura de mundo adquirida através da sua vivência de vida. Desse modo, este projeto tem como objetivo estimular a leitura de forma prazerosa e não obrigatória, a fim de estimular o imaginário, a criatividade, o senso crítico, ampliando o vocabulário e o conhecimento de mundo através do hábito ler. Assim, é importante que a escola juntamente com a família incentive o hábito de leitura desde os primeiros anos de vida. Segundo Paulo Freire (1921, p:9):

Citação: A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura

desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade

se prendem dinamicamente.

Segundo Delmanto (2009) a escola deve focar cada vez mais na formação de leitores trabalhando para que os alunos desenvolvam a capacidade de enfrentar os desafios da vida em comunidade. Como a leitura está conectada a escrita, a criança que saber ler consequentemente saberá escrever melhor, se relacionar, pesquisar, analisar e organizar as informações do mundo contemporâneo. Contando também com o incentivo do professor  como mediador da pratica diária da leitura em sala de aula, pois muitas vezes os alunos vão ter o seu contato com os livros somente na escola como afirma Martins (1984, p. 25):

Principalmente no contexto brasileiro, a escola é o lugar onde a maioria aprende a ler e escrever, e muitos têm talvez sua única oportunidade de contato com os livros, estes passam a ser identificados com os livros didáticos.

Para isso a escola deve contar com uma biblioteca ou um espaço que seja agradável e um acervo de livros que contenham diversos temas e que abordem temas atuais. Tendo a oportunidade de leitura e o acesso aos livros as crianças  vão  despertar o interesse pela leitura. O que se afirma nos PCN ( Parâmetros Curriculares Nacionais), Língua Portuguesa, p. 43:

Formar leitores é algo que requer portanto , condições favoráveis para a pratica da leitura que não se  restringem apenas aos recursos materiais disponíveis, pois na verdade, o uso que se faz dos livros e demais materiais impressos é o aspecto mais determinante para o desenvolvimento da pratica e do gosto pela leitura.

Portanto o professor deve inserir a leitura na vida das crianças, utilizando maneiras e métodos de forma lúdica, buscando outros recursos como jornais, revistas, internet, teatros e etc. Com isso estimulará a curiosidade, a criatividade e a dinâmica no momento da leitura, o que afirma Martins (1984, p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com