TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidisciplinar III

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

4 ° SEMESTRE

Etapa 2:passo 1,2,3,4

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Vídeos

Os vídeos representam as várias faces da infância, onde apresenta crianças vivendo num mundo de adulto, deixando muitas vezes de viver a infância, pois precisam trabalhar para ajudar no sustento de suas casas ou mesmo se ocupando em uma rotina estressante de atividades extras, como: judô, balé, natação, cursos sempre pensando num futuro melhor, mas que muitas vezes tomam todo o seu tempo livre. O adulto é sempre um exemplo aos olhos de uma criança, onde muitas vezes elas almejam e sonham em ser como eles, mas em outras sonham com uma vida melhor e bem diferente da que estão presenciando.  Não importa o mundo em que vivam, as crianças agem com o coração em busca de seus sonhos e fantasias e precisam ter e viver a infância para serem adultos melhores.

 A problemática que mais mobilizou a equipe é o fato de crianças tão pequenas com responsabilidades tão grandes, sendo transformadas em adultos em miniatura, deixando de viver a melhor fase da vida de um ser humano: “A Infância”.

PROJETO 

Tema: CRIANÇA NÃO TRABALHA

Público Alvo: 1º ano do Ensino Fundamental

Justificativa

A escolha do tema parte do princípio que mesmo com a existência da legislação que protege a criança e o adolescente do trabalho infantil, ainda existe um número muito grande de crianças e adolescentes que trabalham em nosso país, muitas vezes abandonando a escola para tanto. Diante desse contexto depende da conscientização da sociedade, para reverter esse quadro de injustiça. Sendo a melhor estratégia investir na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade. A escola, sendo um local de aprendizado e formação para a cidadania, se torna um espaço propicio para a reflexão sobre os direitos da criança. Devemos respeitar as crianças, para que construam sua própria autonomia, suas aptidões e suas responsabilidades, deixando que vivam a infância, sem sobre carrega- las com compromissos, atividades extracurriculares e nem tão pouco transforma- las em mini adultos com tantos deveres e responsabilidades.

Objetivos: Explorar leitura e escrita linguagem, desenvolver a capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização, Estimular os alunos a participarem de atividades onde precisam expor seus conhecimentos; desafiar os alunos a buscar conhecimento através de pesquisas

 Área de Conhecimento Conteúdos de Habilidades

Português: música Criança não trabalha de Arnaldo Antunes- Palavra Cantada. Leitura e roda de conversa sobre os direitos da criança. Análise, interpretação, atividade escrita e oral da letra da música.

Matemática: Quantidade, seriação, Cálculos matemáticos Resolução de problemas e jogos.

Ciências: Alimentação saudável (livros, fotos, pesquisa). Estações do ano, Cuidados com água e, Sustentabilidade, culinária Identificação e reconhecimento da importância de alimentos saudáveis e não saudáveis.

Geografia: Rodam de conversa e pesquisa sobre os rios existentes na cidade, Tipos de solo e a importância, Promoverem a interação.

 História: Resgate das Brincadeiras de quintal e das brincadeiras de roda e música folclore, Identificar vários tipos de profissões e os Desenvolvimentos.

Artes: Ouvir, cantar e apresentar a música: Criança não trabalha de Arnaldo Antunes. Oficinas de brinquedos, Pintura de desenhos Desenvolvimento de habilidades e da criatividade.

Música: Criança Não Trabalha (Arnaldo Antunes) Palavra Cantada 

Recursos Didáticos Produção de:

 Roda de canto Roda de conversa Pinturas Desenhos Recorte e colagem Leitura Brinquedos artesanal Atividade oral e escrita Cálculos e resolução de problemas Atividades ao ar livre (brincadeiras)

Apreciação de: Vídeo e música Fotos e gravuras Sites Livros e Revistas Jornais Jogos Brincadeiras Pratos culinários Leitura

Avaliação

 A avaliação do projeto será feita através da observação do envolvimento, comprometimento, desempenho e progresso dos alunos nas atividades propostas, com a montagem de um portfólio das mesmas. Avaliar não se restringe apenas em atribuir notas e sim verificar em que medida os alunos está alcançando os objetivos propostos para o processo de ensino-aprendizagem, refletindo as atitudes e a interação, motivação dos alunos com as pesquisar para maiores conhecimentos. Dessa forma, classifica-se a avaliação como sendo inclusiva, uma vez que os aspectos qualitativos permeiam todo o trabalho desenvolvido durante o projeto, e, mesmo após a culminância, são respeitadas as competências adquiridas pelos alunos, que continuarão a utilizá-las em outras situações. a avaliação deve fazer parte da rotina da sala de aula, participando ativamente do processo de ensino-aprendizagem, assumindo uma função diagnóstica e orientar. Portfólio é o registro das atividades realizadas, que tem o objetivo de acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. Podendo ser apreciado por pais e professores, para controle e verificação dos conhecimentos adquiridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com