TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidisciplinar III

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO UNIEDUCAÇÃO – 22498

Pedagogia- Licenciatura

Allyson Pablo de Jesus Moura RA: 379073

Atividades Práticas Supervisionadas - ATPS

5ª Série

Projeto Multidisciplinar III

 Profa: Gilse T. Lazzari Perosa

Tutora Presencial: Karla Sheyla Sousa Gomes

Uberlândia, 29 de Março de 2014.

SUMÁRIO

Resenha dos textos Uma nova Cultura de Aprendizagem, Integração das tecnologias na educação, Ministério da Educação, Aprendendo com projetos,  Projeto Pedagógico e Boletim Salto para o Futuro.......................................................4

Síntese da Resenha..........................................................................................................5

 O conceito de projeto educativo e sua relevância em educação...................................6

O tema será Pluralidade Cultural e o vídeo ‘‘Maré Capoeira’’............................6

Justificativa do tema escolhido............................................................................6

Objetivo Geral, Específico e sua respectiva justificativa.........................................7

Conteúdos: Matéria, Produção e Apreciação........................................................7

Desenvolvimento..................................................................................................8

Produto Final......................................................................................................9

Avaliação ...............................................................................................................9

Avaliação Pessoal.................................................................................................9

Referências..........................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Este é um Planejamento de um Projeto educativo, que utiliza recursos didáticos para a expressão, comunicação e formação no processo de ensino- aprendizagem, frisando a importância da diversidade cultural, do conhecer, respeitar e preservar a pluralidade de cultural, nos seus costumes, crenças, valores, com o objetivo maior de valorização da cultura brasileira, que será realizada e associada à realidade, contexto de vida e história dos alunos no dia-a-dia. Para isso foi integrada as disciplinas ao projeto assim unificando o processo de construção do conhecimento. Onde o aluno aprenderá com o levantamento de suas próprias dúvidas, fazendo pesquisas para assim compreender e reconstruir o conhecimento. É importante destacar que o professor intervirá com a mediação pedagógica para que o processo de ensino aprendizagem enfim aconteça satisfatoriamente.

Resenha dos textos Uma nova Cultura de Aprendizagem, Integração das tecnologias na educação, Ministério da Educação, Aprendendo com projetos , Projeto Pedagógico e Boletim Salto para o Futuro.

Essa aprendizagem se dá com os conhecimentos que o aluno possui na vida cotidiana cujo interesse e expectativas são estimuladas para a construção científica do aluno. O professor dita os conceitos implícitos no projeto e sua formalização de acordo com a dificuldade dos alunos e realidade escolar, respeitando os ritmos dos alunos escolha do tema e a problemática que pode ser investigada a partir das curiosidades e dúvidas, levando em conta as crenças, valores, interesses e experiências para o aprendizado de novos conhecimentos. Contudo o professor será sempre o mediador e facilitador do processo de desenvolvimento do aluno, podendo utilizar uma ferramenta inovadora que é a tecnologia, assim propiciando construção de conhecimento, autonomia, busca de informações para a resolução da situação problema.

Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas,

pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Para que o professor consiga acompanhar o processo de ensino aprendizagem é necessário entender o universo cognitivo, a cultura, contexto de vida e história do aluno. Intervindo pedagogicamente com clareza no processo de aprendizagem para que o conceito do projeto seja compreendido na integra pelos alunos. Para se trabalhar com projetos é importante e por isso se faz necessário que o mediador, considere as dinâmicas sociais do contexto em que atua as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, e as possibilidades de sua mediação pedagógica.

Por isso é bom frisar que a utilização de recursos tecnológicos como a televisão, vídeos, computadores, internet dentre outros ajuda na construção do desenvolvimento dos alunos, porém o professor deve estar preparado ou se capacitar para utilizar desses recursos. A pedagogia de projetos é um potencializador da interdisciplinaridade, pois não tem fronteiras disciplinares e favorece o conhecimento. O professor deve integrar as disciplinas ao projeto assim unifica o processo de construção do conhecimento.

A construção de conhecimento está relacionada com a interação isso significa que implantar mudanças na relação entre pessoas e na qualidade das interações que os alunos deverão ter com os objetos e atividades realizadas, farão com que a interação com o que está sendo feito, permita transformações dos esquemas mentais, como foi observado por Piaget.

A educação deve priorizar a compreensão com atividades e objetos estimulantes para que o aluno se envolva cada vez mais com o que faz. É interessante o professor desafiar o aluno para incrementar e estimular ainda mais o intelecto e pró-atividade do aluno.

A proposta da educação de projetos é a unificação da vida social com a vivência na escola. A construção do desenvolvimento do projeto pode se dar com os procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender.

Síntese da Resenha

O educador precisa saber explorar pedagogicamente as potencialidades que o desenvolvimento do projeto trás, precisa estar preparado e ter flexibilidade para recriar sua prática, articular diferentes interesses e necessidades dos alunos, no contexto, na realidade e na intencionalidade pedagógica que será aplicada e desenvolvida na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (237.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com