TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Social

Por:   •  13/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO: Aline Ribeiro de Oliveira – RA: 8083180

CURSO: Matemática - LICENCIATURA

PROJETO SOCIAL

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PROFESSORA: KELLY DOS REIS CANAVEZ

BRASÍLIA

2019

1 Nome do projeto

IFG PARLE FRANÇAIS: Língua e Cultura Francesa no Campus Águas Lindas de Goiás.

2 Introdução

A proposta de ação IFG Parle Français consistiu em projeto social, de 40 horas, a fim de possibilitar a aprendizagem da língua francesa, aspectos básicos da oralidade e da escrita, por meio de atividades de natureza comunicativa, bem como possibilitar o conhecimento de alguns aspectos da cultura e da civilização francesa e de outros países francófonos. O curso foi direcionado as comunidades interna e externa do Campus Águas Lindas/IFG: Estudantes do Campus Águas Lindas; Estudantes do Ensino Médio da Rede Pública do Município de Águas Lindas; Professores da Rede Pública do Município de Aguas Lindas e outras pessoas da comunidade que manifestarem interesse. O método obedeceu ao quadro comum de referência para línguas – DELF (Diplome D’etudes Em Langue Francaise): o/a cursista pôde entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas. Pôde apresentar e responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal, como por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui. Pôde ainda interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.

3 Objetivos Gerais (e específicos)

Objetivo geral:

Possibilitar a aprendizagem da língua francesa, aspectos básicos da oralidade e da escrita, por meio de atividades de natureza comunicativa e o conhecimento de alguns aspectos da cultura e da civilização francesa e de outros países francófonos.

Objetivos específicos:

  • Abordar aspectos de comunicação; gramaticais e lexicais:
  • Iniciar e terminar uma interação;
  • Apresentar-se;
  • Falar sobre os seus gostos;
  • Contar e comprar;
  • Localizar no espaço e falar sobre lugares urbanos;
  • Localizar no tempo e marcar horários;

4 Metas

O curso teve como metas possibilitar a compreensão oral e escrita, produção oral e escrita em língua francesa. Alguns aspectos gramaticais da língua francesa. Estudo da cultura de países francófonos. A proposta vislumbrou o alcance social, qual seja, a possibilidade de a comunidade interna e externa estabelecer contato com a língua e cultura francesa, importante no contexto profissional e acadêmico, que só seria possível em escolas particulares de idiomas.

5 Justificativa

O domínio de idiomas significa um grande diferencial nos dias de hoje, fator que demostra que a pessoa que tem domínio sobre uma língua estrangeira tem como foco seu desenvolvimento pessoal, profissional e cultural e está apto a participar de forma mais competitiva no mercado de trabalho. Consciente sobre a relevância do conhecimento de uma língua estrangeira nos dias de hoje, o IFG Campus Águas Lindas vislumbra a língua francesa como relevante ferramenta de formação acadêmica e profissional. O acesso a aprendizagem de Língua Francesa em Aguas Lindas se dá prioritariamente por meio de escolas de idiomas particulares. O Instituto Federal de Goiás, Campus Águas Lindas de Goiás, como única Instituição Pública Federal no município e imbuída de seu papel de articular ensino, pesquisa e extensão, não poderia se furtar a responsabilidade de oportunizar um ensino acessível aqueles que dele necessitam. Os estudos linguísticos e literários, além de se alimentarem mutuamente, tem conexão com outras ciências, tais como a Educação, a Filosofia, a História, a Antropologia, a Sociologia, entre outras, portanto, a interdisciplinaridade está também contemplada. A comunidade interna e externa ao Instituto terá acesso ao ensino de Francês, seja pelo desejo em aprender uma outra língua estrangeira que não o inglês ou espanhol (de mais fácil acesso); pela necessidade de acesso a bibliografias específicas; pela necessidade de prestarem um exame de proficiência para Mestrado ou Doutorado, pelo desejo de visitarem um país francófono, enfim, por motivos variados. Assim, esta proposta aqui apresentada constitui uma importante possibilidade para atender a essa expectativa da comunidade. Assim, o espaço do projeto social também constitui-se em oportunidade de prática, início de experiência cultural para muitos de nossos estudantes, além de propiciar o desenvolvimento de pesquisas na área de ensino de línguas estrangeiras, tanto para estudantes dos cursos técnicos quanto para os professores da rede pública do município e comunidade externa que almejam ingressar em cursos de pós-graduação lato sensu quanto stricto sensu. Além disso, há constantemente ofertas de vagas em universidades e postos de trabalho em empresas de países francófonos, por isso acreditamos na importância da mobilização no aprendizado do francês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (180.6 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com