TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto pedagógico não é uma peça burocrática

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES – ATIVIDADE 12

ACADEMICAS: Larissa Orzacg Bueno        R.A: 00165990

1) As atribuições do supervisor bastante relevantes na minha opinião são as de promover a participação de todos os membros da escola, lembrando também da comunidade local, pois é de suma importância para a construção do projeto politico pedagógico de cada escola. Também podemos citar a tarefa de promover reuniões com a comunidade escolar, onde todos os integrantes da escola têm participação e importância para construção desse projeto. Outra atribuição importante é de conhecer a realidade em que os alunos da escola vivem, buscando assim conhecer suas historias de vida e os seus sonhos para o futuro e então refletir sobre eles.            

2) É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo, que significa lançar para diante, o rumo, a direção. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

3) As imagens que me chamaram bastante atenção nos vídeos, foram as que mostram os participantes reunidos, visando assim que todos os membros da escola e da comunidade local devem estar envolvidos no processo de formação do P.P.P. Esse projeto tem que ter a cara da escola, fazendo assim que todos estejam envolvidos para dar um rumo, uma direção a instituição. Acredito que a musica tem algum significado ao vídeo sim, pois ao construir esse projeto pedagógico, é fundamental que se tenha mente a realidade que circunda a escola, no contexto da sociedade, falando também sobre o presente e o futuro no qual representa um laço no projeto pedagógico.

4) “O projeto pedagógico não é uma peça burocrática e sim um instrumento de gestão e de compromisso politico e pedagógico coletivo” FREITAS. É importante ressaltar que o projeto político pedagógico é inconcluso, visto que sua sistematização nunca é definitiva e deve ser produto de um processo de planejamento participativo.
“É politico no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade” ANDRE. Podemos pensar que a escola funciona como um processo de formação de cidadãos conscientes e responsáveis que atuarão na sociedade.
“O projeto representa o laço entre o presente e o futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro” ALVAREZ. Todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente.

5) Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. A construção do PPP de cada escola não é da responsabilidade apenas da direção ou da equipe técnica/pedagógica. Ele é de responsabilidade de todos os membros da escola, incluindo-se também, membros da comunidade. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha à força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com