TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUESTIONAMENTO SOCIOLÓGICO DA EDUCAÇÃO

Por:   •  18/8/2020  •  Artigo  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

Ensaio Acadêmico

A Importância da utilização da Tecnologia do processo de Ensino e Aprendizagem do Ensino Médio do IFMS.

Aluna: Laura do Nascimento Lopes                                                                                                                 Professora: Renata

O desafio do Campus Corumbá é trabalhar nessa perspectiva, e esta postura exige um novo posicionamento do professor para que vá além do que está descrito nos PCNS, nos manuais técnicos e outras ferramentas tradicionais de ensino, pois é necessário que  ele faça uso de metodologias didáticas adequadas para que essa perspectiva seja implantada, e que o professor lance mão, evidentemente, do uso das tecnologias.

Os avanços de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) na oferta educacional são incorporados por meio da busca pela melhoria dos processos educativos e a formação continuada dos docentes e técnico-administrativos.

Com a finalidade de propiciar qualidade no ensino e garantir a manutenção do processo de ensino e aprendizagem os professores do IFMS Campus Corumbá têm a possibilidade de desenvolver seu próprio material pedagógico. Tal ação é acompanhada pelo Núcleo de Gestão Administrativa e Educacional (NUGED) por meio da Supervisão Pedagógica e tal ação tem por objetivo o fortalecimento dos processos didáticos e metodológicos. Os docentes elaboram os materiais e disponibilizam através de meio impresso ou digital, facilitando o acesso dos estudantes aos conteúdos trabalhados em sala de aula. A elaboração de materiais pedagógicos ocorre também nos cursos ofertados por meio da Educação à Distância.

                E quando falamos em rede, isso não se limita á rede de computador, mas á rede de conexões de saberes e experiências que vem sendo estimulada pela acessibilidade e usabilidade dos recursos digitais de comunicação. Devido às tecnologias e as novas formas de organização da sociedade trouxeram mudanças para muitas profissões.

                Passamos muito rapidamente do livro para o acesso a televisão e vídeo e destes para o computador e a internet, sem aprendemos a explorar todas as possibilidades de cada meio. Com o uso da internet podemos descaracterizar mais facilidade a promoção de aprendizagem como forma de ensinar e aprender tanto nos cursos presenciais como nos anos à distância.

        O educador na tecnologia e as novas mídias na promoção de Aprendizagem tem uma visão pedagógica inovadora aberta que pressupõe a participação dos alunos, podendo utilizar algumas ferramentas simples da Internet para melhor a interação presencial-virtual entre todas. O educador também estará mais conectado em casa e na sala de aula e com recursos tecnológicos para exibição de materiais de apoio para motivar os alunos e ilustrar as suas ideias.

        O importante é que o educador e os alunos tenham um espaço além do presencial, de encontro e visibilidade virtual. E isso já é virtual colocar alunos e educadores juntos na internet e tem facilitado a aprendizagem de forma contínua de informação, comunicação e de pesquisa, em que vamos construindo o conhecimento equilibrando o individual e o grupal, entre o educador- coordenador- facilitador e os alunos participantes ativos.

        E ao educador cabe reconsiderar o trabalho docente, dominando as tecnologias e assumindo as necessidades de refletir acerca dos seus próprios paradigmas e do aluno, favorecendo a sua aprendizagem e novas descobertas e novas habilidades devem ser compreendidas como elementos mediadores para a construção de uma nova representação da sociedade. Um dos motivos que levam os professores a desenvolver e acumular competência de forma vitalícia é seu futuro.

         

                A educação para todos tem o desafio da promoção integral do desenvolvimento e da formação do aluno e a cidadania na sociedade informacional vai considerar como direito de todos os acessos aos recursos tecnológicos. Mostra-se propícia na realização e fortalece as ações inclusivas e de acessibilidade, que despachem ás diferenças individual e á diversidade cultural.

                A didática é uma das características mais valorizadas em um educador, propor atividades diversificadas, ou seja, ir além da aula expositiva, docentes que sabem estabelecer um diálogo harmonioso, respeitado.

FUNDAMENTAÇÃO    

         Na  promoção de Aprendizagem, as tecnologias são ferramentas que auxiliam essa medição, ao mesmo tempo em que possibilitam novas descobertas e novas habilidades social continuará dependendo de sua posição no sistema de produção. Em nenhuma comprovação cientifica a sociedade tecnológica terá procedência mais justa, mais prazerosa, mais democrática, mais igualitária.

        Pra tornara-os aptos para desenvolver de atividades integradas, o que os libertaria da rotina e da parcialização.

        Tendo em vista os constantes avanços tecnológicos e sua corporação imediata nas empresas em função da busca pela qualidade total, condição para se mantiver no mercado, esta formação ampla procuraria introjetar em cada trabalhador uma necessidade virtual e vital por auto formação continuada, condição para se mantiver no emprego.

        Diversos autores (Lyotard, 1989, Giddens, 1991, Harvey, 1993, entre muito outros) tem se debruçado sobre a chamada sociedade tecnológica, situando-a via de regra no contexto da sociedade pós-moderna. E acredita que nossa ciência e o nosso ensino, se erguem e se transformam por dissenso e não por consenso. E uma formação qualitativamente ampla. A tecnologia é o galardão do trabalho humano. É a tese de requalificação defendida por Naville (1.956; 1.972).

        E, tendo um vista a multiplicidade de informações que nos cercam, sejam por meio da mídia televisiva, seja da mídia impressa, seja de um programa de rádio, ou seja, de uma simples conversa entre vizinhos, reconhecemos que, a cada momento, estamos aprendendo, estamos nos modificando, porquanto, por mais que aprendemos, há sempre algo mais por aprender, como seres inacabados que somos.

        Sendo assim, a formação continuada é justificada, uma vez que as tecnologias da informação e comunicação avançam para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com