TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Quadro Síntese da História da Educação

Por:   •  15/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  1.865 Visualizações

Página 1 de 4

 

Quadro Síntese da História da Educação

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

PERÍODOS

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EUROPEIA

INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

IDADE MÉDIA

SÉCULOS 5 A 10

Alta idade média: A igreja tinha o papel de Estado na educação. Integrava resquícios da tradição educacional helenística sistematizada durante o império romano, como a manutenção do ensino trívio (trivium) composto por gramática, retórica e dialética, e do quadrívio (quadrivium) geometria, astronomia, aritmética e teoria musical. Ao mesmo tempo, restringia, cada vez mais, o acesso ao ensino, vinculando escolas às catedrais e ao clero, em um modelo conservador de educação, em que se reprime a originalidade. O ensino é voltado à nobreza, a alta aristocracia de origem romano-germânica.

O renascimento carolíngio por volta do século 8 promoveu uma grande mudançana educação medieval ao formalizar, nas estruturas das escolas, modelos de ensino que valorizavam a retórica, vinculando-a à aprendizagem da paideia cristã (formação nos ideais Cristãos). Neste período, a igreja passa a ser referência na tradição do saber e do domínio da escrita que eram restritos ao clero.

IDADE MÉDIA

SÉCULOS 11 A 15

Baixa idade média: Ascensão na burguesia; modelo de formação monástica (monastérios) já não condizia com as mudanças econômicas e sociais que requeriam da educação novos conteúdos de ensino.

O renascimento cultural ajudou a dar um novo impulso à educação medieval; multiplicação do interesse pela leitura dos autores antigos e desenvolvimento de outras estruturas de ensino como as universidades e as escolas de mestres autônomos, além da valorização das artes, da arquitetura e literatura. Os romances de cavalaria foram o principal exemplo de expansão dos espaços de educação, mesmo não formal, e a crescente desvinculação dos clérigos na posição de únicos transmissores do saber, trazendo assim questionamentos e posturas de protesto em relação à doutrina cristã.

IDADE MODERNA

SÉCULOS 16 A 18

Marcos como o desenvolvimento da cultura da cultura renascentista, a revolução francesa e a ascendência do Iluminismo resultaram em transformações significantes entre instrução laica e a religiosa. Passa-se a considerar o indivíduo como referência para o pensamento da época. A estrutura geral das instituições educacionais manteve os parâmetros medievais, sendo essa educação concluída em escolas religiosas; as academias de arte, por outro lado, destacam-se pelo humanismo, e de um ensino técnico laico menos hierarquizado e individualizado, principalmente na Itália.

A autoridade papal começa a ser questionada, levantando questionamentos sobre a doutrina católica e sua postura autoritária, ocorrendo assim, reformas como o calvinismo e o anglicanismo, e a protestante, iniciada por Martinho Lutero. Para Lutero, a educação deveria responder somente ao Estado para que fosse de acesso a todas as classes sociais, além de tornar a frequência à escola algo obrigatório, com o ensino de línguas Gregas, lógica e matemática, ciência, música e ginástica. O protestantismo, portanto, possuía doutrinas humanistas.

A reação da igreja católica resultou na Contrarreforma, como forma de atender os cristãos de uma forma diferente. Surge então a Companhia de Jesus, com um método de ensino mais moderno, mas ainda voltado para um ensino baseado na fé. A reforma e contrarreforma foram movimentos que sistematizaram o ensino, e que colaboraram para um ensino mais prático e de acesso à população.

Com a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, dá-se início ao processo de colonização e catequese dos nativos, feito pela Companhia de Jesus em sua primeira chegada em 1549, vindas do contexto da Reforma Protestante, que teve um impacto educacional no Brasil até 1759 quando os Padres Jesuítas foram expulsos de Portugal e também de suas colônias. A Evangelização dos índios trouxe mais adeptos ao catolicismo em um Brasil colonial. O ensino jesuíta tinha um plano de estudos, Ratio Studiorum, de forma elementar, como a leitura, escrita e cálculo para aqueles que respondessem à corte. Em massa, havia muitos iletrados. Assim, a educação na colônia respondia à Igreja Católica por meio da Companhia de Jesus. Nasce o conceito de escola tradicional, mais sistematizada no século XIX.

IDADE MODERNA

INÍCIO DO SÉCULO 19

Mudanças sociais, econômicas e políticas acarretaram em diversas ideias no âmbito pedagógico; a revolução industrial e o desenvolvimento econômico na Europa fez da educação um mecanismo de poder econômico e social. A separação da Igreja do Estado; a urbanização e o acesso à escola com intuito de formar cidadãos.  

A vinda da Família Real no Rio de Janeiro possibilitou relações de viagens e de visitantes estrangeiros na colônia, além do desembarque de pessoas e mercadorias. Os estrangeiros influenciaram no desenvolvimento de artes e ciências na capital do Império Português, trazendo cultura europeia ao Brasil. D. João VI abriu a academia Militar, Escolas de Medicina e a Biblioteca Real, focando em um ensino técnico, incentivando também o científico. A abertura de portos impactou no desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro, em seus costumes e no desenvolvimento da educação, trazendo professores estrangeiros a um ensino básico precário deixado pelo ensino que até então era vinculado à igreja, mas que permanecia em caráter secundário no desenvolvimento do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com