TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTÁGIO ANOS INICIAIS

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.389 Palavras (18 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 18

                                                  [pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

JULIANA PINHO DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I

ANOS INICIAIS- ENSINO FUNDAMENTAL

ILHÉUS- Ba.

2021.

JULIANA PINHO DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I

ANOS INICIAIS - ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental no curso de Pedagogia para obtenção parcial de crédito.

Tutora Presencial (Helena Maria Póvoas Campos)

ILHÉUS- Ba

2021.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................4-5

LEITURAS OBRIGATÓRIAS.....................................................................................6-7

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO (PPP)..............................................................8-9

PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC...........................................................................................................................9-10

ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA...................................................................11-12

CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS

DIGITAIS...................................................................................................................12-14

PLANOS DE AULA..................................................................................................15-18

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................19

REFERÊNCIAS..............................................................................................................20

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como propósito expor as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental anos iniciais, em uma instituição de ensino na cidade de Ilhéus- Ba, denominada Escola Bem Me Quer, localizada na Rua Lírio dos Vales. De fato, estamos iniciando mais um período importante do Curso de Pedagogia, na qual através da disciplina Estágio Obrigatório, teremos a oportunidade de integrar, todo o estudo fundamentado em referenciais teóricos vistos até aqui ao longo deste curso.

A partir das orientações em sala pode se entender que o estágio é o que Freire (1987) retrata quando faz menções em relacionar a teoria com a prática quando coloca que “Os homens são seres do que fazer é exatamente porque seu fazer é ação e reflexão. É práxis. É transformação do mundo” (Freire, 1987, p. 121) diante de tantos desafios que se encontra a educação atual é de extrema importância pensar numa formação voltada para a ousadia em transformar em querer mudar.

Analisar a importância do estágio para a atuação do profissional docente é de grande relevância para formação docente. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 1996, em seu 61º art. inciso II destaca que “a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados”, se faz necessário estudar a teoria e se faz mais necessário ainda colocarmos em prática tudo que em sala foi teoricamente estudado.

Desta forma, para o graduando do curso de Pedagogia o estágio supervisionado se trata de um momento que segundo Freire 1996 afirma que: “Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática, de ensinar aprender participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mão dadas com a decência e com a serenidade”.

A Disciplina de Estágio Curricular Obrigatório contempla atividades ligadas ao trabalho realizado em sala de aula, envolvendo os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A finalidade do estágio está em proporcionar ao acadêmico do Curso de Pedagogia em vivenciar um período de docência e também de observação em curto prazo, tempo este em que o estagiário busca caracterizar o atendimento dado aos alunos em diferentes turmas/ em sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental. No contexto o estágio

favorece a observação e diagnóstico da realidade, seguida de Planejamento e aplicação de proposta de intervenção docente.

Acredito que essa experiência permitiu uma visão mais ampla referente ao ambiente de atuação do professor à sua prática pedagógica. O estágio supervisionado na educação dos nãos iniciais do ensino fundamental consiste em um processo planejado, visando à integração entre conhecimentos práticos e teóricos que complementam a formação acadêmica do aluno, mais do que uma experiência prática vivida, é uma oportunidade para que o estagiário experimente a profissão na prática com o contato mais próximo que se tem com as crianças.

Sendo através do estágio em sala que foi descoberto se é realmente a profissão desejada, sendo que para o estagiário foi de extrema importância ter esse contato com as crianças, poder ensinar e a transmitir e receber conhecimentos.

        

        

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O texto sobre o papel do professor e do ensino na Educação infantil nas perspectivas de Vygotsky, Leontiev e Elkonin possibilitou uma compreensão sobre o professor como profissional que se educa e forma-se no decorrer de sua existência, por meio de um  processo de construção de si próprio como pessoa e na relação com os outros. Como sujeito histórico o professor tem a possibilidade de intervir, mediante seu trabalho, na transformação social, visto que sua profissão tem como objetivo a formação de outros seres humanos, uma atividade complexa para a qual se exige uma formação sólida e qualificada, não apenas inicial, mas contínua, que lhe dê condições de enfrentar os inúmeros desafios que o contexto educacional apresenta diariamente nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com