TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISONADO

Por:   •  14/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  7.831 Palavras (32 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

[pic 2]

FACULDADE SÃO GERALDO – MULTIVIX CARIACICA

CURSO DE PEDAGOGIA

ALUNO(S)

ALINE DOS SANTOS

KARLA QUIRINO

 6°/7º PERÍODO

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISONADO III

CARIACICA/ES

2018

ALUNO(S)

ALINE DOS SANTOS

KARLA QUIRINO

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISONADO III

[pic 3]

Cariacica/ES

2018

SUMARIO

1.        INTRODUÇÃO        .........4

1.1. OBJETIVO GERAL        4

1.2. OBJETIVOS ESPECFICOS        5

1.3. JUSTIFICATIVA        5

1.2. O PERFIL E APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        6

1.3. DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL DA INSTITUIÇÃO ONDE O ESTAGIO FOI REALIZADO        6

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        7

3. REFERENCIAL TEÓRICO         11

4. CONSIDERAÇÔES FINAIS        13

5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO / PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES.....................................................................................................14

1.INTRODUÇÃO

Para compreender melhor a importância do estágio curricular obrigatório na formação do professor, o presente trabalho tem por objetivo geral relatar as experiências vividas no contato com a sala de aula, promover reflexões sobre ensino-aprendizagem, procurando aliar sempre teoria e pratica, buscando conhecer métodos que ajude a motivar os alunos a uma aprendizagem significativa e não como mera decodificação. E também conhecer o projeto político pedagógico. Tudo isso é muito importante para a formação do educador, pois é no estágio supervisionado que os estudantes passam a ter contato com a grande diversidade no seu campo em que irá atuar, gerando assim um muito aprendizado para os alunos do curso de pedagogia.

Este relatório foi desenvolvido com base na experiência de observação e regência na EEEF Professor Augusto Luciano, localizada em Cariacica Sede.  Ele foi realizado no período de 07/05/2018 a 24/05/2018, no horário matutino.

1.1.OBJETIVO GERAL

Analisar a realidade educacional do Ensino Fundamental de (1º ao 5º ano) no contexto escolar a partir da observação e coleta de dados, proporcionando uma efetiva atuação na regência, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem e a formação profissional.

 1.2. OBJETIVOS ESPECFICOS

  • Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso.
  • Participar de projetos da escola e/ou da instituição campo de estágio;
  • Elaborar, desenvolver e avaliar projetos educativos, a partir do diagnóstico da realidade dos anos iniciais do ensino fundamental, construindo formas de atuação, com vistas à melhoria da educação de crianças, jovens e adultos.
  • Acompanhar a rotina do trabalho pedagógico durante um período contínuo e determinado;

1.3.JUSTIFICATIVA

O Estágio Supervisionado ás vezes é onde o estudante tem seu primeiro contato direto com a escola, é o momento que ele dispõe para refletir e intervir no seu campo de atuação profissional com a supervisão de outros profissionais já formados e com experiência suficiente para discussão e orientação.  O estágio é parte importante e imprescindível na formação do profissional, é nele que o estudante pode colocar em pratica todo conhecimento já adquirido durante sua graduação. Isso ajuda muito em sua formação, possibilitando conhecer e interagir em seu campo de trabalho.

2. O PERFIL E APRRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A escola escolhida para a elaboração do estagio em Gestão Educacional, foi a E.E.E.F. Professor Augusto Luciano, ela fica localizada na Praça Luiz Bezerra Sobrinho, em Cariacica Sede, Espírito Santo CEP 29156-970. É uma instituição estadual, email escolaaugusto@sedu.es.gov.br, telefone numero (27) 3254-1437. A escola funciona no turno Matutino, Vespertino e Noturno. No turno matutino atende alunos de 6 ° ano ao 9 ° ano , as aulas são de 07:00 ás 12:00, no turno vespertino atende os alunos de 2° ao 5° , as aulas são  de 13:00 ás 18:00, e o turno noturno atende ao EJA nas series inicias.  Em ambos turnos há Atendimento Educacional Especializado.Ela atende pessoas com a faixa etária entre 06 aos 30 anos, é uma escola muito procurada por ser a única estadual que atende ensino fundamental nas series inicias e por ter muitos bairros adjacentes como por exemplo : Alice Coutinho, Antonio Ferreira Borges , Prolar,  Vila Merlo, Santa Luzia, Porto de Cariacica.

A escola funciona em dois ambientes “diferentes”, logo na entrada onde antigamente era um pátio foram construídas mais salas de aulas, e nos fundos ficam a secretaria e as demais salas.

2.1. DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL DA INSTITUIÇÃO ONDE O ESTÁGIO FOI REALIZADO

A instituição possui uma boa estrutura, porem não é uma das melhores. Falta quadra, locais cobertos, sala de vídeo, biblioteca, não há sala de professores nem uma sala para a pedagoga. A sala de informática é pouco utilizada por não possuir professor, e também é o local que a pedagoga realiza suas funções e os professores estão sempre presentes também.  O único que possui uma sala para si é docente.

 Na hora do recreio as crianças possuem somente o refeitório onde há mesas para as refeições, o pátio que era o local onde era executada as aulas de educação física e também local que as crianças frequentavam na hora do recreio foi reduzido em 80% pois foram construídas salas de aulas.  Essas salas que foram construídas dependem do ambiente dos fundos da escola, pois ficam localizado os banheiros, bebedouros, refeitório.

Apesar de tudo isso, é uma escola muito organizada.  Os profissionais estão sempre buscando fazer o melhor para proporcionar a seus alunos um local agradável para que possam estudar e assim ter um bom aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.3 Kb)   pdf (312 Kb)   docx (310.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com