TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESUMO PSICOLOGIA

Por:   •  19/8/2015  •  Resenha  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 6

CAPÍTULO 09

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Segundo Ausubel, a aprendizagem é um processo que envolve a interação da nova informação abordada com a estrutura cognitiva do aluno. Dessa forma, sempre deve se considerar o conhecimento prévio que o indivíduo possui como ponto de partida para um novo conhecimento. A aprendizagem ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes, preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz, ou seja, quando este aluno encontra significado no que ouve. Assim, são necessários pontos de ancoragem, ou subsunçores de aprendizagem, que irão relacionar o novo com o que o aluno já sabe.

É necessário que o aluno encontre sentido no que está aprendendo, para que significativamente possa aprender. É necessário, em sala de aula, partir-se dos conceitos que o aluno já possui. O aluno deve relacionar entre si os conceitos aprendidos, o que torna significativa a sua aprendizagem. A definição de conteúdo deve ser feita por meio de uma série hierárquica, a partir de uma avaliação do que o aluno previamente já sabe. A teoria cognitiva de Ausubel Incentiva o uso de organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem.

Materiais introdutórios devem ser apresentados antes do próprio material a ser aprendido. “Pontes Cognitivas” são elos entre o que o aprendiz já sabe e o que ele deve aprender. Ausubel é um defensor do construtivismo, ou seja, o aluno é o principal agente construtor de sua aprendizagem. De acordo com a sua teoria, surgem conflitos cognitivos quando ocorrem contraposição de esquemas prévios e conceitos novos. Não somente a nova informação, mas também o antigo conceito acaba sofrendo modificações pela interação entre ambos. O ponto central de sua teoria é o termo SUBSUNÇOR, que pode ser entendido como o ponto cognitivo do aluno que dará sentido a um novo conhecimento.

JEAN PIAGET

Piaget produziu uma extensa obra entre 1918 e 1980, procurou explicar o aparecimento de inovações, mudanças e transformações no percurso do desenvolvimento intelectual, assim como os mecanismos responsáveis por essas transformações. Sua teoria foi classificada como construtivista .

A obra de Piaget tornou-se marcante a partir da década de 1970 , quando passou a trabalhar , exclusivamente, com investigações sobre os mecanismos de transição que explicam a evolução do desenvolvimento cognitivo. Para construção de suas ideias, Piaget utilizou o modelo biológico. O ser humano é guiado pela busca do equilíbrio entre as necessidades biológicas fundamentais de sobrevivência e as agressões ou restrições colocadas pelo meio para a satisfação dessas necessidades.

Piaget não desenvolveu uma teoria do processo de ensino aprendizagem, mas formulou referências claras que na década de 80 foram utilizadas por EMILIA FERREIRO na colaboração de sua teoria sobre a aprendizagem escrita. Piaget foi e é referência para muitos teóricos em psicologia .

EMILIA FERREIRO

Esta autora teve suas ideias publicadas a partir dos anos 1980. Argentina de nascimento, psicopedagoga de formação doutorou-se em Genebra, orientada por Jean Piaget. Seus trabalhos de pesquisas demonstraram uma preocupação em integrar os objetivos científicos a um compromisso com a realidade social e cultural da América Latina. Contribuiu significativamente para a compreensão do processo de aprendizagem, demonstrando a existência de mecanismos no sujeito que aprende, mecanismos que surgem da interação com a linguagem escrita e que emergem de forma particular em cada sujeito, além disso, entende que a aprendizagem escrita tem um caráter evolutivo .

Ferreiro valoriza, as histórias ouvidas e contadas pelas crianças ,bem como as tentativas de escrever seus nomes e bilhetes ,isso tem grande importância no processo de aprendizagem, seu objetivo é integrar o conhecimento espontâneo da criança ao ensino, dando-lhe maior significado.

Emilia Ferreiro trouxe grande contribuição ao processo de alfabetização, indicando a necessidade de conhecer o processo de aprendizagem em todas as formas evolutivas.

A CONTRIBUIÇÃO DE VYGOTSKY.

Para VYGOTSKY, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada pelo outro. Não há como aprender e apreender o mundo se não tivermos o outro, aquele que nos fornece os significados que permitem pensar o mundo em volta para ele o desenvolvimento é um processo que se dá de fora para dentro. É no processo ensino-aprendizagem que ocorre a apropriação da cultura, a objetivação do homem e o consequente desenvolvimento do indivíduo e a transformação permanente do mundo.

A aprendizagem da criança inicia-se muito antes de sua entrada na escola, é com a família que inicia seu primeiro aprendizado. A escola surgirá como lugar privilegiado para esse desenvolvimento ,pois é o espaço onde o contato com a cultura é feito de forma sistemática ,intencional e planejada .O contato e o aprendizado da escrita e das operações matemáticas fornecem a base para o desenvolvimento de processos internos altamente complexos no pensamento da criança .

VYGOTSKY construiu o conceito de zona de desenvolvimento proximal, referindo-se as potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático. Esse conceito é importante porque nos possibilita delinear o futuro imediato da criança e seu estudo dinâmico de desenvolvimento, também insistia na importância da educação pensar no desenvolvimento da criança de forma prospectiva, e não retrospectiva, como era feito. Para VYGOTSKY as relações entre aprendizagem e desenvolvimento são indissociáveis.

A partir dessas concepções, a escola tornou-se um novo lugar, um espaço que deve privilegiar o contato social entre seus membros, e torna-los mediadores da cultura. Alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com