TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório De Estagio Educação Infantil

Por:   •  21/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2];[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................6

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................7

3 CONCLUSÃO.......................................................................................................11

4 REFERÊNCIAS ...................................................................................................13                3        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        4        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        5        RELATO SOBRE LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECIFÍCOS PARA A ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        6        RELATO SOBRE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        7        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        8        RELATO PARA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        9        RELATO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS        

1 INTRODUÇÃO

Quando nos reportamos as nossas memórias da infância, no tocante ao aprendizado e fases escolares, rapidamente temos a sensação de sentir o cheiro dos livros da biblioteca que era comum frequentarmos, das carteiras enfileiradas na sala de aula, e daquele trabalho em grupo na casa de um amigo, com canetas, diversos livros e várias anotações. Nos últimos anos a tecnologia está presente em todos os ambientes educacionais, sendo o facilitador final da aprendizagem seja de forma remota ou híbrida.

Durante a Pandemia do Covid-19 que foi um vírus devastador para toda população mundial, os profissionais da Educação se depararam com a urgência na adaptação a um modelo de ensino onde, devido a impossibilidade de estar presente em uma sala de aula, muitos educadores se viram diante da necessidade de “aprender a ensinar”, de forma remota, pois essa era a única possibilidade de fazer com que os educandos tivessem a chance de aprender.

Nesse Estudo vamos falar sobre a Janaina, uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que apesar de jovem, não possuía muitas habilidades no uso das tecnologias.

No entanto Janaina recordou os momentos Pré Pandemia, que seus alunos, além de grande facilidade, possuíam grande interesse no uso de computadores, celulares e tablets. Frente a essa reflexão ela resolveu se aprofundar e estudar mais sobre a possibilidade de utilizar esses meios no processo de aprendizagem, de forma a estimular seus alunos.

Em sua busca, Janaina notou que é possível trabalhar essas tecnologias dentro da BNCC e descobriu inúmeras possibilidades de exercer com sucesso a missão de ensinar, mesmo diante do caos, devido a Pandemia.

                   

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

          A pandemia do COVID-19 está nos fazendo entender rapidamente por que a educação on-line se tornou extremamente importante no processo de ensino aprendizagem. Ao integrar a tecnologia aos currículos existentes, em vez de utilizá-la apenas nos momentos de crise, os professores poderão usar essa experiência como base para a verdadeira implementação do uso das tecnologias em sala de aula.

   O uso eficaz de ferramentas de aprendizado digital no ambiente escolar pode aumentar o engajamento dos alunos, ajudar os professores a melhorar seus planos de aula, bem como facilitar o aprendizado individual, de acordo com as necessidades e/ou habilidades de cada aluno e da forma que ele se relaciona com os demais.

Salas de aula virtuais, vídeos, realidade aumentada (AR), robôs e outras ferramentas tecnológicas podem não apenas tornar as aulas mais animadas como também criar ambientes de aprendizado mais inclusivos que promovam a colaboração e a curiosidade e permita que os professores coletem dados sobre o desempenho dos alunos. (PANTOJA 2018)

É importante perceber que a tecnologia também é uma ferramenta utilizada na educação e não o fim em si mesma. A promessa da tecnologia educacional está no que os educadores fazem com ela e como ela é usada para melhor atender as necessidades dos educandos. Se bem utilizada, pode auxiliar os professores a melhorara o desempenho dos alunos.

O uso da tecnologia, visa facilitar o acesso à informação, além de poder de forma divertida fazer com que o aluno pratique o que aprendeu.

Quando usada adequadamente, a tecnologia tem o potencial de ajudar os alunos de todas as idades a se desenvolver de forma plena no processo de aprendizagem.

Vale ressaltar, que a tecnologia usada em ambientes de aprendizagem de forma precoce, ou seja, na Educação Básica, deve ser pensada e integrada ao programa de aprendizagem, sendo usada em conjunto com outros materiais, como por exemplo, materiais de artes, escritas, jogos e livros.

Todavia, devemos pensar na introdução da tecnologia nos ambientes educacionais de forma que não prejudique as interações e convívio com os colegas e professores.

No período pandêmico, o uso da tecnologia se tornou a única possibilidade de convívio e aprendizado diante da necessidade de isolamento social.

Professores e alunos se adequaram rapidamente ao uso do ambiente virtual para o processo de ensino aprendizagem, os resultados foram extremamente significativos. As instituições, os professores, os alunos e seus familiares aprenderam a utilizar os meios tecnológicos acelerando a introdução de práticas inéditas no sistema educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (209.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com