TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório do Ensino Infantil Jocicleia

Por:   •  7/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

RELATÓRIO DA ENTREVISTA

Nome do aluno: Jocicleia Freitas Chaves     RA:       1872360            Polo: Parintins      

Entrevista realizada com um(a) professor(a) da: Educação Infantil

INFORMAÇÕES GERAIS:

Cidade onde o professor atua: Barreirinha

(x ) Escola Pública        (  ) Escola Particular

Modalidade: ( x ) Ensino Infantil

Turma na qual leciona: III Periodo da Educação Infantil

Idade do professor(a) entrevistado(a): 59

Tempo de atuação como professor: 30

Formação do professor: Normal Superior e Complementação na Pedagogia.

     

RELATÓRIO:

No dia 10 de novembro de 2021, realizei a entrevista com a professora Elizete de Souza da Silva que atua na Educação Infantil,em uma turma de III Periodo da Educação Infantil, turma 02 da Educação Infantil da Escola Municipal Jardim Primavera, no município de Barreirinha, Estado de Amazonas. Estando na área há 30 anos, sempre atuando na educação infantil e se identifica bastante no ensino infantil.

Formada em Normal Superio com complementação em Pedagogia, e se disponibilizou a compartilhar um pouco da sua rotina como professora nesse momento de pandemia, e sobre todas as dificuldades que tem enfrentado.

EIXO 1 – RETORNO AO ANO LETIVO EM 2021

A professora relatou, em sua entrevista que o retorno ao ano letivo foi bem trabalhoso, pois ansiava por um ano melhor, com vacinas, aulas presenciais retornando, porém com um ano letivo com novas realidades e expecitativas. Normalmente toda mudança gera desconforto e insegurança, mas vem acompanhada de muita aprendizagem e de novas possibilidades.

A profesora Elizete disse que na escola em que trabalha houve uma reuniao com a Coordenação Pedagogica  da Secretaria de Educação, junto aos funcionarios da escola e os pais  de alunos, para serem repassados os passos de como prosseguir nesse novo normal, e os assuntos como os planejamentos pedagogicos, o retorno as aulas e como prosseguir com as normas de segurança com as crianças a adaptação e que por apção de alguns pais, algumas crianças continuarao nas aulas remotas.ate que eles (os pais) se sintam seguros.

No entanto ela acredita que com o aumento de casos de Covid no municipio devido as aglomerações ocorridas em festas e torneios esportivos no municipio, a escola tera que rever algumas questoes relacionado ao planejamento pedagogico como retorno de todos os alunos para as aulas remotas. Mais isso é um caso a ser analisado ainda.

 Nós professores mais experientes, temos uma grande responsabilidade nesse momento, visto que temos uma grande experiencia nas aulas presenciais e agora com as remotas nos reinventamos e transitamos entre o ensino remoto e o ensino presencial com maior facilidade. Ja tinhamos contato com as tecnologias e tinhamos sempre em nossas atividades elas envolvidas, combinando tecnologias e metodologias ativas para que todos os alunos sejam acompanhados em suas demandas pedagógicas e emocionais.

“Compartilhamos conhecimentos com nossos colegas e fizemos varios grupos para dar suporte uns aos outros, e esses grupos permanecerão, visto que formando uma comunidade de aprendizagem disponível e motivada é importante para dar continuidade aos trabalhos visto que a pandemia ainda nao passou, onde trocar as boas práticas aprendidas e manter diálogos, tornou-se essencial para qualquer ação educativa, embora que tenhamos limitaçoes devido as crianças serem bem pequenas” disse a professora.

Para os pais, tambem foi uma tarefa desafiadora visto que lidar com os filhos todos os dias, ajudar nas atividades foi algo sempre muito mecanico , no sentido de eles fazerem apenas quando as crianças levavam para casa as atividades, mais agora eles tiveram essa tarefa diaria e as explicações tambem ficou por conta deles. Não foram todos os pais que estiveram participando da vida dos filhos e ajudaram, muitos respondiam as atividades por serem obrigados, nessa pandemia as crianças foram as que mais perderam.

Para receber os alunos a professora programou atividades com musicas e dança, para animar os alunos, historias e atividades que sejam possiveis ser realizadas com o distancimento como “jogo” para ilustrar o distanciamento  e assim tambem trabalhar as exigencias da vigilancia sanitaria.

EIXO 2 – PLANEJAMENTO ANO LETIVO 2021

O planejamento de volta às aulas começou há alguns meses. A coordenação pedagogica da secretaria de educação do Municipio firmou uma parceria com a secretaria de saúde e eles validaram todos os protocolos sanitários e orientações de saúde para o retorno às aulas presenciais, garantindo a segurança dos professores, colaboradores e, principalmente, dos nossos alunos. Além disso, todos os profissionais foram treinados para atuarem neste momento, as salas de aulas foram adaptadas para respeitarem o distanciamento e a limpeza de todos os ambientes tiveram suas rotinas intensificadas. Ao chegar na escola, os alunos recebem higienização nas mãos e nos pés, além de aferirmos a temperatura de todos.

A educadora narrou que com a pandemia as aulas presenciais foram suspensas, porém, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) criou um projeto educacional denominado “Aprendendo em Casa” que é composto por um grupo de professores que fizeram treinamento para ministrar aulas utilizando uma das rádios da cidade e, em consonância com as aulas via rádio, os apostilados com atividades específicas para cada modalidade de ensino, agora com o retorno ia ser trabalhado de maneira que pudesse aproveitar o maximo que os alunos haviam aprendido nesse periodo, como sao crianças muito pequenas, a dificuldade nesse sistema via radio foi bem complexo, mais estavamos sempre acompanhando os pais na dificuldade que eles tinham para ajudar os pequenos.

O planejamento escolar foi um aspecto de enorme importância para a concretização da proposta pedagógica da escola. Contudo, em meio à pandemia, somou-se a novos desafios, especialmente quanto a permanência e a duração das determinações legais. A fim de responder a esse cenário, centramos nossos esforços em uma comunicação transparente e ágil, bem como em uma proposta de trabalho mais flexível, combinando aulas síncronas e assíncronas, plano semanal de estudos para alunos e alunas, e orientação constante dos estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (221.7 Kb)   docx (163.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com