TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO SEMI-PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  18/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO SEMI-PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA. – 5º SEMESTRE

Egislaine Érica Oliveira

Semana cultural virtual

[pic 3]

OLIVEIRA

2021

Egislaine Érica Oliveira

Produção textual Interdiciplinar em grupo

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia Lic. da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Educação e artes, Aprendizagem língua portuguesa, Aprendizagem ciências naturais, literatura infanto juvenil, legislação educacional, aprendizagem geografia e história, praticas pedagógicas: políticas de alfabetização e letramento e educação ambiental.

                                                                        Professores:

Tatiane Mota Santos Jardim

Dayse de Souza Lourenco Simoes

Mirela Ramos moimaz Helbel

Andressa Aparecida Lopes

Vilze Vidotte Costa

Natalia Germano Gajão Diaz

Camila Aparecida Pio

Tutora a distância:

Ângela Maria Medeiros Ramos e Silva

 

[pic 4]

OLIVEIRA

2021

Sumário

1 Introdução....................................................................................4

2 Desenvolvimento.........................................................................5

3 Proposta de semana cultural.....................................................8

4 Considerações finais.................................................................10

5 Referencias.................................................................................11


1 Introdução

        

        O presente trabalho aborda as questões educacionais relacionadas ao novo método de ensino, o ensino remoto, que foi proposto devido a pandemia da COVID-19, que fez com que as aulas presenciais fossem suspensas em todo o mundo.

        A crise sanitária no Brasil teve início no primeiro trimestre de 2020 e se estende até os dias atuais, devido às restrições estabelecidas pelo ministério da saúde, os projetos escolares estão sendo reinventados.

        Este estudo traz uma proposta interdisciplinar que visa abordar a cultura de cada região do Brasil, tendo como proposito, tornar as aulas do ensino remoto mais atrativa, uma vez que sem o auxílio presencial dos professores os alunos estão deixando as aulas a mercê.

        A proposta interdisciplinar que será abordada neste estudo, é uma semana cultural que será realizada de forma remota, devido às restrições de segurança sanitária, proposta essa que foi dada a professora Gabriela para sua realização.

        Este estudo além de abordar as questões interdisciplinares e o ensino remoto, aborda também a discriminação regional do pais, tentando disseminar o preconceito entre as barreiras regionais.

        Como docentes temos que nos conscientizar que somos educadores da era digital, devemos buscar novas formações para estimular o processo de aprendizagem aos discentes, assim devemos potencializar os recursos tecnológicos nas salas de aulas.

2 Desenvolvimento

        A pandemia da COVID-19 que teve início no primeiro trimestre de 2020 em nosso pais, exigindo medidas de isolamento social e mudanças em todas as ações cotidianas, inclusive o uso de aulas remotas, colocando o ensino a distância em seu ápice.

        A educação básica passou por uma etapa muito importante onde a forma de se educar teve de ser reinventada, elevando o desafio dos docentes, com o ensino remoto surgiram diversos problemas, havendo uma falha prejudicial a educação, afinal os docentes não estavam preparados para esse novo cenário.

        Neste cenário de aulas remotas, além do desafio de não estarem preparados, os docentes e as instituições se depararam com a desigualdade social existente no pais, onde nem todos os alunos tem acesso a recursos digitais para acompanhar as aulas. Os educadores foram desafiados a educar nessa nova realidade, levando em consideração que a pandemia se estende até os dias atuais.

        Este processo de ensino, sem o contato professor-aluno pode tornar o estudo pouco atrativo e causando desmotivação dos educandos e até insegurança, pois no processo de aprendizado o contato com o docente se torna indispensável para estimular os educandos.

        Para os educadores no contexto do ensino remoto, tornar as aulas mais agradáveis e tranquilizar os pais e um grande desafio, o importante nesta temática e pensar em quais estratégias podem ser positivas para o perfil da turma.

        Segundo um levantamento feito pela UNESCO, voltado para a educação cerca de 1,5bilhoes de alunos ao redor do mundo chegaram a ter suas aulas suspensas ou interrompidas, por conta da crise sanitária, este contingente representa 90% de todos estudantes do planeta, levando essa questão em consideração as instituições de ensino precisam alterar sua forma de educar, considerando que isto e feito por várias mãos, gestores, professores, familiares e alunos.

        Professores tem se reinventado, trazendo em suas aulas diferentes linguagens para expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos. Como por exemplo por meio de aulas com músicas, exercícios físicos utilizando matérias do dia-a-dia, mapas mentais construídos durante a problematização e sistematização dos conteúdos do ensino fundamental.

        O uso de diversas plataformas digitais tem sido o caminho utilizado pelos professores e alunos para efetivar a transmissão de conhecimento no processo de ensino aprendizado, ou seja, professores e alunos trabalham juntos de forma remota pela internet, por meio de ambientes virtuais de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com