TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO PEDAGÓGICO DO SUPERVISOR NA ESCOLA

Por:   •  5/5/2020  •  Artigo  •  4.086 Palavras (17 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 17

REDE FUTURA DE ENSINO

MARCELINO VINHAIS ARAÚJO

O TRABALHO PEDAGÓGICO DO SUPERVISOR NA ESCOLA

POUSO ALEGRE – MG

2018

MARCELINO VINHAIS ARAÚJO

REDE FUTURA DE ENSINO

O TRABALHO PEDAGÓGICO DO SUPERVISOR NA ESCOLA

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico (Supervisão, Orientação, Inspeção e Administração) 620 horas.

Orientador (a):

POUSO ALEGRE – MG

2018

O TRABALHO PEDAGÓGICO DO SUPERVISOR NA ESCOLA

Marcelino Vinhais Araújo¹

Declaro que sou autor¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daquelas cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho. Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO – No ambiente escolar os profissionais estão sempre preparados para enfrentar as diversidades e desafios que surgem, no entanto, a eficácia do trabalho coletivo tem como ritmo modificar o cenário para beneficiar o processo de ensino-aprendizagem como o profissional da supervisão escolar que está sempre liderando e trabalhando em prol da qualidade do ensino. O objetivo do estudo foi mostrar a contribuição do Supervisor escolar com o trabalho pedagógico. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica com o método qualitativo que trouxe ideias e conceitos importantes para a abordagem desta temática. Considerou-se o estudo sobre o trabalho do supervisor escolar como relevante tanto na administração da gestão escolar, como no processo pedagógico, pois este profissional é um líder no espaço escolar trabalhando sempre com determinação e responsabilidade, sempre teve compromisso com a Educação de forma significativa para a formação e autonomia do educando.

Palavras-chave: Ambiente escolar. Liderança. Supervisor escolar. Trabalho Pedagógico.

ABSTRACT - In the school environment professionals are always prepared to face the diversities and challenges that arise, however, the effectiveness of collective work has as a rhythm to modify the scenario to benefit the teaching-learning process as the school supervision professional who is always leading and working for the quality of teaching. The objective of the study was to show the contribution of the School Supervisor to the pedagogical work. The methodology used was a bibliographical review with the qualitative method that brought important ideas and concepts to the approach of this theme. It was considered the study on the work of the school supervisor as relevant both in the administration of school management and in the pedagogical process, since this professional is a leader in the school space always working with determination and responsibility, always had a commitment to Education in a significant way for the formation and autonomy of the student.

Keywords: School environment. Leadership. School Supervisor. Pedagogical work.

1. INTRODUÇÃO

        O ambiente escolar tem sido modificado pelo trabalho e comprometimento e responsabilidade dos profissionais que estão inseridos neste ambiente, e todo o trabalho coletivo é parte essencial da qualidade educacional.

        O presente estudo teve como objetivo mostrar a contribuição do Supervisor escolar com o trabalho pedagógico.

        O Supervisor escolar tem uma vasta missão no espaço escolar, além de ser um líder para enfrentar desafios e conflitos no ambiente, sempre se apresenta com ideias inovadoras que propiciem ao cenário, projetos e oficinais que possam constituir-se no Projeto Político Pedagógico da escola.

        Em outras considerações, este profissional ainda tem a missão de contribuir com a gestão escolar num trabalho comprometido com a Educação, visto que suas ideias permitem estabelecer na escola melhorias contínuas e benéficas concretizadas para a formação do educando.

        No entanto, o Supervisor escolar é um dos profissionais que tem como função buscar novos conhecimentos, trazer ideias para o ambiente escolar, e propor projetos que possam inovar o ensino com dinâmicas, interatividade e ações pedagógicas importantes que estão integradas ao currículo escolar e as disciplinas.

        Estudos de Carlos e Lodi (2012, p.56) salientam “Repensar a ação da supervisão nas instituições escolares requer uma breve análise na linha do tempo, percorrendo fatos e conceitos da história da supervisão educacional, para entendê-la em suas origens e em seus avanços.”

        Diante disso, a supervisão escolar e seu profissional pensam no conhecimento e no rendimento escolar que se propõem a uma condição de trabalho interativa, com mais sociabilidade, dinâmica e perspicaz como descrito nos estudos essenciais de Souza et al (2017).

        Assim, a importância da temática teve como justificativa buscar conhecimentos sobre o líder da supervisão escolar, pois este profissional é dinâmico, tem como relevante o comprometimento trabalhar com o Projeto Político Pedagógico significativo no espaço escolar.

        Como este ambiente é composto por desafios, tendências inovadoras, sua interação é uma das práticas que contribuem diretamente com o ensino-aprendizagem, com a sala de aula, com as atividades aplicadas pelo docente como também é um mediador que vai interatuar junto a equipe pedagógica para desenvolver métodos que possam auxiliar o docente no seu cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (61 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com