TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRANSTORNO DO ESPECTRO ALTISTA

Por:   •  3/10/2021  •  Ensaio  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO SABER

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO: NEUROCIÊNCIA APLICADA

ROSEMARY CRISTINA PEREIRA

TRANSTORNOS DO ESPECTO AUTISTA

Brasília

2021

Rosemary Cristina Pereira

TRANSTORNOS DO ESPECTO AUTISTA

Resenha apresentada para a disciplina Transtorno do Espectro Altista, no curso de Pós Graduação em Neurociência aplicadas aos transtornos mentais, comportamentais e de aprendizagem, da Faculdade Instituto Saber. Professora: Margarete Simone Sodre de Lima

Brasília

2021

RESENHA

PEREIRA, Rosemary Cristina. TRANSTORNO DO ESPECTRO ALTISTA. Brasília: O cérebro Autista”, de Temple Grandin. 

        

        A história do livro: O Cérebro Autista, revela uma superação emocionante de uma mulher chamada ------, que era autista e diante de uma sociedade que conhecia pouco sobre esse mundo das pessoas neurotípicas, onde o objetivo era encaixá-los a força dentro de um padrão que as pessoas viviam e que acreditam ser o certo.

        O autista é um ser humano como todos os outros, porém possui uma sensibilidade alta e as suas emoções também são diferenciadas, assim o livro trabalha os detalhes desse momento para que as pessoas entendam e respeitem esse universo.

        No incio do diagnóstico foi complicado. O primeiro momento foi marcado por um contato com um neurologista que achava que a menina era estranha e após o exame para verificar se ela tinha epilepsia, foi contato que não. Chegou-se também a audição, não havia nenhum problema.  Por fim ele fez um diagnóstico de dano cerebral e encaminhou a garota para uma escola no porão de uma casa, onde a dona era uma fonoaudióloga que tinha outras crianças em tratamentos bem complexos.  Iniciando atividades parecidas com as de um terapeuta comportamental.

        A mãe da pequena ---- contratou também uma babá que iniciou várias atividades que ao serem comparadas com os dias atuais pode-se dizer que eram iguais aos terapeutas comportamentais dos dias atuais.

        Diante de tantas tentativas de saber o que realmente a garota tinha, o livro apresenta uma fala sobre o diagnóstico, pois o mesmo não é feito por exames laboratoriais, mas sim por observações e avaliações do comportamento, muitas vezes em diferentes graus, uns dos outros.

        Apresenta-se tambem nesse capítulo o relato do médico kanner, em 1943 que após receber uma carta de um pai desesperado com um filhos com várias características impressionantes, se depara com a montagem de um super artigo, onde haviam estudos e relatos de onze crianças que possuíam um conjunto de sintomas parecidos sobre as características dos autistas dando o nome para a sua publicação de: Distúrbios Autísticos do contato Afetivo, causando um alívio para diversas famílias que possuíam filhos ou parentes com essas características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com