TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE VIDEOAULAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.

Por:   •  4/3/2019  •  Ensaio  •  3.550 Palavras (15 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 15

O USO DE VIDEOAULAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.

  1. INTRODUÇÃO

A metodologia de ensino está sempre em constantes transformações, fazendo com que os profissionais da educação precisem estar atualizados com relação aos novos métodos de ensinar. O professor como mediador do ensino precisa buscar ferramentas que o auxilie e que facilite o processo de ensino-aprendizagem, trazendo ferramentas que possibilite aos alunos experiências diversificadas.

        No entanto, para tal, é necessário considerarmos que, ao iniciar sua vida escolar, a criança inicia o processo de alfabetização, não só em sua língua materna como também na linguagem Matemática, construindo o seu conhecimento segundo as diferentes etapas de desenvolvimento cognitivo; um bom ensino nesse nível é fundamental.

        Nesse sentido, entendemos que o ensino da matemática por parte da escola, e por que não dizer do professor, se torna muito mais abrangente do que a simples utilização de materiais convencionais para que o aluno assimile sistematicamente o conteúdo proposto em sala de aula, principalmente nas séries iniciais; pois do contrário, ao final do ciclo escolar, ocorrerá o que já tem se tornado clichê: “Alunos que não sabem efetuar nem mesmo as quatros operações básicas da matemática, que dirá problemas mais complexos”.

        Embora este estudo não esteja direcionado para as séries iniciais; é importante destacar que tal déficit, acaba prejudicando o desempenho do aluno nas séries posteriores, isto é, no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Porém, salientamos que a pesquisa não se detém a corrigir eventuais dificuldades do estudante oriundo do fundamental I, e sim colaborar para que o mesmo assimile os conteúdos propostos em sala de aula do nível ao qual pertence.  

Face a isso, a utilização de técnicas lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras direcionadas pedagogicamente em sala de aula podem estimular os alunos a construção do pensamento lógico-matemático de forma significativa e a convivência social, pois o aluno, ao atuar em equipe, supera, pelo menos em parte, seu egocentrismo natural. Os jogos pedagógicos, por exemplo, podem ser utilizados como estratégia didática antes da apresentação de um novo conteúdo matemático, com a finalidade de despertar o interesse da criança, ou no final, para reforçar a aprendizagem.

        Logo, podemos perceber o surgimento de um questionamento pertinente para validar o estudo apresentado nessa pesquisa; É possível a utilização de novas ferramentas no auxílio do professor no processo de ensino aprendizagem na disciplina de Matemática?

        Com uma sociedade cada vez mais globalizada e moderna, são evidentes as mudanças na humanidade quando comparadas á tempos atrás; as formas de ensinar também sofreram alterações, tanto professores, quanto alunos percebem que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas.

        Considerando que a comunidade escolar necessita acompanhar as alterações na sociedade à qual a mesma está inserida; uma ferramenta ganha bastante significância na contribuição do processo ensino-aprendizagem do aluno, nesse caso no ensino-aprendizagem de matemática. A videoaula apresenta-se como meio para tal objetivo, muito embora, a educação escolar não valorize o uso adequado de tal tecnologia, pois é necessário ainda a quebra de muitos paradigmas – estes não serão abordados neste estudo.

        Segundo Borba (2009), a tecnologia que nos rodeia tem um papel ativo no processo de conhecimento. Isso mostra que o ensino não envolve somente pessoas, mas sim pessoas e suas diversas tecnologias, sejam elas: computadores, tablets, celulares, etc.

        Portanto, esta pesquisa torna-se fundamental, visto o grande desafio do professor como mediador entre o aluno e a obtenção do conhecimento, considerando as constantes alterações tecnológicas e a utilização das mesmas no processo de ensino-aprendizagem, especificamente na utilização de videoaulas.

        Contudo, o estudo proposto tem como objetivo mostrar as possibilidades e a importância do uso das videoaulas para que estas se constituam numa ferramenta didática que venha a facilitar o desenvolvimento do aluno não como espectador coadjuvante, mas como personagem atuante em sala de aula na disciplina de matemática. Nesse sentido, Visando despertar seu interesse e prazer pela disciplina citada; inclusive colaborando para sua futura formação pessoal e profissional no que diz respeito a soluções de problemas.

        Entretanto, não podemos desconsiderar a complexidade que envolve o tema proposto desse estudo, pois várias questões, algumas até abstratas, surgem diante dessa abordagem, tais como: As videoaulas devem ser utilizadas em que nível de escolaridade? É possível mensurar a contribuição da utilização de tal ferramenta para o aprendizado da disciplina, no sentido de que o aluno irá realmente assimilar os conteúdos? Para sim, ou para não, seria possível utilizar para o ensino-aprendizagem de outras disciplinas? È necessário, capacitação dos docentes para usar a tecnologia como meio de ensino?

        Enfim, questões pertinentes, mas que o trabalho apresentado não se deterá em respondê-las como todas, e sim em buscar apresentar uma espécie de manual para a elaboração das videoaulas por parte dos professores de matemática, visto que, por ser um tema bastante atual, e não possuir nenhuma pesquisa relacionada ao tema faz-se necessário a criação de um manual como referência para a elaboração deste meio de ensino.

        

  1. PROBLEMÁTICA

  • Como auxiliar o professor de Matemática na criação e elaboração de Videoaulas como ferramenta de ensino?        

        

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Desenvolver os passos para a elaboração de videoaulas no ensino de matemática.

  1. Objetivos Específicos
  • Identificar as principais ferramentas de hardware.
  • Identificar as principais ferramentas de software.
  • Analisar os passos para elaboração de videoaulas no ensino de matemática
  • Criar os métodos para elaboração de videoaulas para a disciplina de matemática.
  1. METODOLOGIA

         Este trabalho possui caráter de natureza qualitativa, visto que, não serão analisados dados de característica numérica; dessa forma será necessário um levantamento bibliográfico e documental, além de uma exaustiva pesquisa em sites da internet, sendo os dados de fontes secundárias acerca do assunto abordado, utilizando-se livros, periódicos, artigos, e inclusive sites da Internet.

Para tal, é de fundamental importância: verificar outros estudos relacionados ao tema; analisar junto a sites de internet videoaulas de matemática; Pesquisar a respeito das principais ferramentas de TIC’s (Tecnologias da Informação) utilizadas para a realização de vídeos; além de verificar as principais dificuldades dos docentes ao utilizar tal recurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (200.9 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com