TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem

Por:   •  8/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 8

ÍNDICE

INTRODUÇÃO 4

CONTRADIÇÃO FUNDAMENTAL 5

PROBLEMA CIENTÍFICO 5

PERGUNTAS CIENTIFICAS 5

QUADRO CONCEITUAL 6

OBJECTO DE INVESTIGAÇÃO 7

CAMPO DE ACÇÃO 7

OBJECTIVOS DA INVESTIGAÇÃO 7

OBJECTIVO GERAL 7

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS 7

TIPO DE INVESTIGAÇÃO 8

TAREFAS DA INVESTIGAÇÃO 8

MÉTODOS DA INVESTIGAÇÃO 9

POPULAÇÃO E A AMOSTRA 10

RELEVÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO 11

CRONOGRAMA 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO

Um dos grandes desafios da educação em Angola é erradicar o analfabetismo e a família joga um papel proeminente no alcance deste desiderato.

O presente trabalho traduz-se num trabalho de fim de curso para a obtenção do grau de Licenciatura em Ciências da Educação, na Opção de Pedagogia, subordinado ao tema: O contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem, que será efectuado na Escola CBA nº 45 - Lubango.

As motivações para esta investigação, surgem para dar valor a temática em estudo bem como a actualidade do mesmo, o que dificulta o normal andamento do processo de aprendizagem.

Vivemos numa sociedade em constante mutações, e a educação é portanto uma das instâncias da sociedade que possui uma dimensão moral e tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade da autonomia das crianças e jovens com que se trabalha, nesta senda, é necessário salientar que o encarregado de educação constitui um elemento indispensável para esse desenvolvimento.

“É indispensável que a família e escola sejam parceiras, com os papéis bem definidos, onde não se prática a exigência e sim a proposta, o acordo. A família pode sugerir encontros para a escola, não ficando presos somente às reuniões formais, pois além de ser um bom momento para consolidar a confiança, podem discutir juntos acerca dos seus papéis. A escola pode estimular a participação dos pais, procurando conhecer o que pensam e fazem e obtendo informações sobre a criança. (LOPES, 200, p. 01).

Neste sentido, o trabalho que aqui se apresenta "O contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem" vai pós procurar analisar o vazio de alguns aspectos que caracterizam o sistema educativo Angolano, neste quadro.

CONTRADIÇÃO FUNDAMENTAL:

• Partindo das contradições acima citadas tem-se como contradição fundamental: actualmente "O contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem" tem concorrido para o sucesso escolar dos alunos, o que faz com que o processo de ensino-aprendizagem seja completo.

Em conformidade com a situação real, propõem-se realizar esta investigação, não como “panaceia”, mas como uma forma de melhorar a situação anormal ora detectada.

PROBLEMA CIENTÍFICO:

Qual é o contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem?

De que maneira os encarregados de educação podem contribuir na qualidade do processo de ensino e aprendizagem?

PERGUNTAS CIENTIFICAS

 Quais são os referentes teóricos e metodológicos que sustentam o contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem?

 Qual é o estado actual do contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem?

 Que estratégia pedagógica pode ajudar o contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem?

 Quais são os resultados obtidos com a aplicação da estratégia pedagógica que contribui para o contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem?

QUADRO CONCEITUAL:

É através da definição dos conceitos chaves que o leitor não só poderá saber com exactidão o significado das palavras, mas também perceber e discutir tudo com proveito e precisão.

Nessa ordem de ideia os conceitos a definir neste trabalho são: Encarregado de educação, valorização e Processo de ensino e aprendizagem.

Encarregados de educação:

O direito e o dever da educação dos filhos compreende a capacidade de intervenção dos Pais no exercício dos direitos e a responsabilidade no cumprimento dos deveres dos seus educandos na Escola e para com a comunidade educativa. (Regulamento interno das escolas).

O Encarregado de educação é o elemento que prima pelo acompanhamento no processo de ensino Aprendizagem.

Relança-se como agente de mudanças e do cumprimento das políticas educativas, para a dinamização da actividade pedagógica dos profissionais no processo de ensino e aprendizagem.

Valorização:

Atribuir valor a alguma coisa ou pessoa.

Processo de ensino e aprendizagem:

Nas palavras do educador Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Educar alguém é um processo dialógico, um intercâmbio constante. Nessa relação educador e educando trocam de papéis o tempo inteiro: o educando aprende ao passo que ensina seu educador e o educador ensina e aprende com seu estudante.

Ainda para Freire, no processo pedagógico, alunos e professores devem assumir seus papeis conscientemente – não são apenas sujeitos do “ensinar” e do “aprender”, e sim, seres humanos com histórias e trajectórias únicas. Para o educador, no processo de ensino-aprendizagem é preciso reconhecer o outro (professor e aluno) em toda sua complexidade, em suas esferas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com