TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento das estratégias de leitura através da ludicidade

Por:   •  20/10/2019  •  Dissertação  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

O desenvolvimento das estratégias de leitura através da ludicidade.

Estratégias de leitura são técnicas que utilizamos para facilitar a leitura e a compreensão de textos.

Compreender o que se lê, nem sempre é fácil. Nós, mesmo como leitores fluentes, muitas vezes, não fazemos uma leitura eficiente. Por isso, é muito importante utilizarmos o máximo de estratégias possíveis, afim de obter uma maior compreensão.

Com as crianças, os métodos não são muito diferentes. O inicio da alfabetização, se da muito cedo. Sem nos darmos conta, já iniciamos esse processo, ainda durante a gestação. Quando conversamos, cantamos, contamos histórias, já estamos apresentando a criança, ao universo da comunicação.

Ao ingressar na pré-escola, a criança, já leva com ela uma bagagem muito grande de conhecimentos. O professor, deve ter um olhar muito sensível para usar essa bagagem a favor do crescimento cognitivo da criança. O ideal é o professor proporcionar a eles situações desafiadoras, porém possíveis de serem solucionadas, para que assim eles cresçam e evoluam da aprendizagem.

Neste contexto, há vários métodos do professor colocar em prática essas habilidades utilizando-se da ludicidade. Jogos, brincadeiras, leituras, roda de conversas, músicas, listas, parlendas, são ótimos recursos que devem ser usados pelo professor afim de mostrar caminhos e estratégias para que o aluno seja capaz de construir seu próprio conhecimento. Um ambiente lúdico e acolhedor, é também de suma importância para que o aluno se sinta seguro para se expressar, criar, imaginar, expor suas emoções. Essa acolhida e essas ações, são muito importantes para o desenvolvimento integral da criança.

Durante o processo de desenvolvimento da leitura ,a criança coloca em prática várias estratégias, mesmo antes de se alfabetizar. É muito interessante perceber, que ao analisar um livro, ela consegue contar a história, mesmo sem saber ler. Para isso ela utiliza várias estratégias ao mesmo tempo, como por exemplo, a inferência, que é quando ela "lê", sem saber o que está escrito, fazendo adivinhações através das imagens. A antecipação pois ela prevê o que está por vim, analisando o livro, pela capa. Quando ela começa avançar nas etapas de alfabetização, ela começa a usar mais algumas técnicas, como a seleção, onde ela escolhe algum atributo para adivinhar o que está escrito, como por exemplo, a primeira e a última letra, após isso, ela começa a decodificar o que está escrito, fazendo uma leitura mecanizada. E assim ela vai construindo seu caminho, até adentrar no universo da leitura e da escrita.

Podemos concluir,que as estratégias de leitura, estão presente em nosso meio em muitas práticas. Porém cabe ao professor fazer as intervenções necessárias, nos momentos apropriados, para que os alunos, às aperfeiçoem cada vez mais e se tornem leitores eficientes e tenham como a leitura como uma função social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com