TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estágio na formação de professores: unidade teórica e pratica

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

ISABELA RENATA DE OLIVEIRA

5° Ped. Pedagogia

Prof. Dr.: Jairo Barduni Filho

PIMENTA S.G., 1943. O estágio na formação de professores: unidade teórica e pratica? – 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Texto opinativo – Práxis ou indissociabilidade entre teoria e pratica na atividade docente

Enquanto professor, a essência da pratica se realiza no ensino aprendizagem de forma a se colocar o conhecimento técnico e cientifico na pratica, na qual o ser docente é de forma sistemática e cientifica pela qual a didática é a aplicação desta ciência.

Na sociedade a educação está por toda parte, seu objetivo é a humanização dos homens, frutos da civilização, desta forma as relações sociais que não são unívocas operam um processo de confronto perante a educação. A pedagogia cabe conhecer e explicar as diferentes formas pela qual se dá a educação. A práxis advém da relação entre pedagogia e a didática.

1. Concepção Dialética de Educação

Entende-se educação como sendo desde os primórdios uma forma dialética de desenvolvimento, uma forma onde o ser constrói o conhecimento não de forma isolada mas na relação e dependência dos demais seres ao seu meio de convívio. Os agentes históricos ativos são uma construção na qual a sociedade se organiza entre classes e passa a educar-se por estas.

Nota-se as relações sócias entre a reprodução e a produção das relações e desta forma é possível compreender a educação de forma intencional, sistemática e de forma cientifica sendo possível o seu estudo. Neste caso, esta ciência que estuda a educação é a pedagogia.

2. Conceito de Práxis – Unidade entre Atividade Teórica e Atividade Prática

A práxis é uma atividade específica que busca resultados de mudança. Para der considerada uma práxis o sujeito ativo deve ser modificado do seu estado inicial. A práxis está ligada a atividade humana pois, a atividade promove a atitude que se dá através do interesse de mudança pela qual vai ser realizada. O resultado da atividade humana pode, muitas das vezes ser diferenciada, pois o conhecimento é individual, singular e subjetivo.

A necessidade da educação perpassa pela necessidade de transformar, melhorar segundo o seus ideais. Se a atividade humana não for repassada a objetivos, esta passa a ser uma atividade teórica na qual o ser não inteiramente modificado pela conhecimento que lhe passado, ou mediado. Esta conteúdo apenas lhe é passado como uma teoria desgarrada de seu meio.

No texto O estágio na formação de professores, Selma Garrido Pimenta, aborda o conceito criado por (VÁSQUES, 1968: 195) que segundo este, a práxis é subdividida em diferentes formas, entre estas, a produtiva, política e a criadora.

A produtiva advém sobre a ação do homem na natureza, ou seja uma forma pela qual o sujeito agente, estabelece, mediante seu trabalho sendo está uma práxis fundamental para o meio inserido em sociedade.

A práxis criadora parte pelo produto da práxis anterior, está na forma de como se aplica a teoria, como exemplo tem-se a educação, a arte.

A práxis política provem quando o sujeito age através do humano. Seu objeto de ação passa por ser o humano, a sociedade em questão. É desta forma o ápice da pratica pela qual se torna revolucionaria entre grupos ou classes sociais.

2.1 Ainda sobre a unidade teórica e prática – Qual a finalidade teórica?

Tendo em vista que a atividade teórica não é práxis e sim uma forma de conhecer e estabelecer finalidades, a atividade teórica permite conhecer a realidade e o caminho pelo qual deve-se passar para que tal forma de pensamento seja de fato realizada e transformada em práxis. Desta forma, se dá o conceito da realidade como ela é, seja qual for o objeto de estudo, sua importância é informar, conhecer, apreender sobre este modo de como deve ser realizado e transformado.

2.2 Teoria e prática – autonomia e dependência

Esta contraposição entre teoria e pratica dissocia da práxis na qual ambas não reconhecem a práxis como sendo enriquecedora, pois uma, muita das vezes esta desconectada da outra. A teoria com sua onipotência resguardada de que a pratica deveria ser com está embasada contudo passa a ser uma degradação destas. Desta forma a pratica proclama-se como verdade absoluta, a vida como ela é, as coisas como realmente são, sem dizeres pois a pratica mesmo de basta.

Contudo, para a o contexto da educação é fundamental a para que haja a práxis a interligação da atividade teórica e pratica. Ou seja a pedagogia é a ciência, teoria e pratica para uma práxis educacional.

2.3 A prática como critério de verdade

De forma a acrescentar o ideal de VÁSQUES, o texto aborda também o autor Álvaro Vieira Pinto (1969) o autor entende para que a dialética, a pratica deve ser um critério da verdade está é sempre de forma intencional, e intencionada por uma finalidade. Pois para o processo de estudo científico o sujeito age de forma intencional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com