TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estágio supervisionado na formação do aluno de pedagogia

Por:   •  30/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.941 Palavras (16 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 PROCESSO DE INCLUSÃO        6

2.1.Identificação da escola        7

2.2.Concepção pedagógica da escola......................................................................7 2.3.DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA ............................................................11

2.3.1. Caracterização dos espaços de observação:................................................11

2.3.2. Caracterização dos profissionais ..................................................................11

2.3.3 Atividades do pedagogo ................................................................................12

2.3.4Caracterização da turma estagiada e professor.............................................12

3 PLANO DE AULA................................................................................................13

4 CONSIDERAÇOES FINAIS.................................................................................17

REFERÊNCIAS......................................................................................................19

ANEXOS.................................................................................................................20

1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho foi abordado os objetivos do estágio supervisionado na formação do aluno de pedagogia, ao realizarmos o estágio supervisionado estamos em contato com a realidade em sala de aula no seu dia a dia, podemos observar as dificuldades dos alunos e também dos professores em sala de aula. Durante o estágio supervisionado percebemos a importância do mesmo, pois podemos analisar a metodologia utilizada pela professora para cativar os alunos, percebemos também o espaço onde estão inseridos os alunos sendo este fundamental para o aluno sentir-se bem e atraído a ir para a escola, evitando assim a evasão escolar que sabemos que ainda existe em grande número nas escolas.

Em primeiro momento este trabalho foi elaborado para promover uma reflexão sobre uma das questões básicas da nossa sociedade: a conscientização da importância da inclusão, na educação, são questionadas teorias e práticas que tem o foco o aluno ideal, chamando a responsabilidade os profissionais comprometidos com a educação de qualidade para todos e com todos, independentemente da natureza de suas diferenças individuais, além de oferecer respostas educativas adequadas as necessidades educacionais especiais dos alunos, extrapola a ação escolar e requer uma ampla discussão envolvendo pais, profissionais da educação, alunos, governos e outros segmentos da comunidade para a concretização da almejada inclusão social.

Em segundo momento as observações e prática de estágio, relatórios, nos proporcionou vivenciar as mais diversas situações, tanto social como institucional. Pois tive, a oportunidade de poder unificar, teoria e prática, através da observação e interação das crianças e atividades que foram desenvolvidas através do lúdico e jogos.

Observar a socialização dos alunos com a colega, perceber se a criança domina a coordenação motora, mas, é importante ressaltar que a criança com necessidades especiais tem um ritmo de desenvolvimento, crescimento e aprendizagem diferente, pois não há uma idade certa para isso acontecer, ela deve explorar o ambiente em que passa uma boa parte do dia para poder expressar suas emoções brincar com colegas participar das atividades aplicadas.

A experiência obtida no estágio supervisionado é muito importante na formação de futuros pedagogos para que coloque seus conhecimentos em prática e reflita sobre sua ação e desenvolvimento no ambiente escolar, após essa reflexão vai perceber se precisa modificar algo em sua prática como professor. Aperfeiçoando- melhor para no futuro tornar-se uma boa educadora, para conseguirmos suprir as necessidades de nossos educandos. Pois, o trabalho nos proporcionou uma pesquisa com a rotina da pedagoga da instituição, permitindo muitos conhecimentos, que ceram acrescentados para nossa formação.

2. PROCESSO DE INCLUSÃO

A superproteção é a maior barreira contra o desenvolvimento de uma criança

com síndrome de Down, isso faz com que os pais e a sociedade infantilizem o indivíduo, impedindo que ele vivencie diferentes etapas da vida, desde a infância, passando pela descoberta da sexualidade, até o completo amadurecimento. Inscrever a criança num grupo de atividade física ou estimular o aprendizado somente em escolas especiais, por exemplo, diminuem as chances de que ela conviva com a diferença e faça mais amigos, o momento ideal para se colocar uma criança com síndrome de Down na escola é o mesmo de qualquer criança: quando ela começa a falar. Ela vai aprender desde o básico, como avisar que está com fome ou que precisa ir ao banheiro, como elaborar formas mais complexas de comunicação, emitindo opiniões e criando novos relacionamentos, pois, a criança com Down deve manter vínculos com pessoas de diferentes lugares, mantendo o vínculo por causa de interesses comuns.

Para que a criança possa atingir uma determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada. A estimulação procura oferecer condições para que ela possa desenvolver suas capacidades desde o nascimento. Isto se aplica a todas as crianças, com ou sem síndrome de Down. Uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de vida pode ser determinante para o desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down em diversos aspectos, como desenvolvimento motor e comunicação, não existem brinquedos estimulantes, mas pessoas capazes de estimular o desenvolvimento de crianças por meio de brincadeiras. "Uma caixa de papelão pode ser um ótimo brinquedo, desde que o adulto saiba criar uma interação divertida com ela". Assim, os brinquedos mais indicados a crianças com síndrome de Down são aqueles que despertam a atenção e a curiosidade dela. Também vale prestar atenção na faixa etária recomendada de cada brinquedo, informação presente na embalagem.

2.1 Identificação da escola

       

2.2Concepção pedagógica da escola

        O centro municipal de Educação Infantil Criança Feliz busca a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e sócio- culturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional, em termos do Ensino Fundamental.

        Tem por objetivo assegurar à criança atividades curriculares estimuladoras proporcionando condições adequadas para promover o bem estar e o desenvolvimento da criança, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual, linguístico, moral e social, mediante a ampliação de suas experiências e o estimulo ao interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (179 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com